Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Regras de o uso do capacete em vigor a partir 01/01/2008
#1
As novas regras para o uso de capacete começam a vigorar a partir de 1º de janeiro em todo território nacional.
Agora é pra valer! No dia 1 de janeiro entra em vigor a Resolução 203 do Conselho Nacional de Transito (Contran) que estabelece as novas normas para o uso de capacete(nacional ou importado). O item de segurança obrigatório dever ter selo de certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia,Normalização e Qualidade Industrial) e elementos refletivos nas partes laterais e traseira do capacete, com uma superfície de pelo menos 18 cm?. Além disso, também fica proibida a fixação de película escura na viseira. Durante deslocamentos noturnos obrigatório que a viseira seja do padrão cristal. Para os capacetes que não tenham viseira a utilização de óculos de proteção especial (muito utilizado em competições off-road)é recomendada pela lei. Segundo a resolução, que é um complemento ao Código Brasileiro de Transito (CBT), os óculos corretivos ou de sol não substituem os óculos de proteção, porém podem ser usados simultaneamente.

Cuidados Básicos - Segundo Orlando Moreira da Silva, da Coordenação-Geral de Infra-Estrutura de Trânsito (CGIT), nos capacetes antigos, nacionais e importados,em bom estado de conservação e certificados pelo Inmetro terão de receber adesivos retro-refletivos com pelo menos 18 cm??.

Mas muito cuidado na aquisição de kits de refletivos. Há no mercado adesivos de vários tamanhos e formas, ou seja, muitos deles completamente fora da resolução do Contran. Na dúvida, consulte o fabricante ou o importador de seu capacete.

Penalidades - O Inmetro certificar? produtos e fiscalizar? as lojas. Já as autoridades de trânsito devem observar a inserção dos adesivos refletivos de segurança e o selo do Inmetro. O policiamento dever? autuar e punir os infratores que não estiverem com capacetes dentro dos padrões da lei.

De acordo com a Resolução 257, publicada no dia 6 de dezembro, pilotar ou conduzir passageiro sem o uso do capacete ou fora das especificações implicar? nas sanções da lei, previstas nos incisos I e II do Art. 244 do CTB, que estabelece multa de R$127,69, cinco pontos na Carteira de Habilita??o (CNH) e retenção do veículo para regularização.

Tipos de Capacetes Aprovados
* Capacete integral (fechado) com viseira;
* Capacete integral sem viseira e com pala (uso obrigatório do óculos proteção especial);
* Capacete integral com viseira e pala;
* Capacete modular;
* Capacete misto com queixeira removível com para e sem viseira (uso obrigatório do óculos proteção especial);
* Capacete aberto (jet) sem viseira (com ou sem pala) (uso obrigatório do óculos proteção especial);
* Capacete aberto (jet) com viseira (com ou sem pala)


Comunicação retirada do Site, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.tricustom.com.br">www.tricustom.com.br</a><!-- w -->
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#2
Adriano parabéns pela dica...grande dica...
Um grande abraço!!!
Responder
#3
Confusedhock: VALEU ADRIANO É SEMPRE BOM LER ESTAS NOVAS LEIS,POIS ASSIM NÃO FICAMOS LEIGOS A COLOCAÇÕES DAS AUTORIDADES :!: Confusedhock: MUITO OBRIGADO E FELIZ 2008.... Big Grin
Responder
#4
Martins neste país a gente tem que ficar atento!!!!!!!!!!!!!! Um Grande Abraço e um super 2008 com muitas realizações!!!!!!! Big Grin Big Grin Big Grin
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#5
Valeu Adriano ... tb tava querendo saber sobre isso ... bom tb fiquei na dúvida sobre esse tamanho de 18cm ? .. é que deverá ser de no mínimo 18cm² de área ! .... daí beleza .. só fazer as contas .. por exemplo ... uma faixa de 1cm X 18cm .. dá pra colocar em toda a volta e na parte de baixo do capacete ! .... não vai ficar bonito .. mas ...
Responder
#6
OLá maníacos,

Só ando em estrada de asfalto, mas costumo rodar por volta das 06:00 da manhã. Imaginem neste frio. Gostaria de saber se alguém sabe um bom capacete que vede bem a entrada de ar gelado entre a viseira. Na maioria das vezes com meu capacete bato o queixo de frio.

Aceito sugestões para maníaco com grana um pouco curta, valeu!
Responder
#7
Israel Escreveu:Valeu Adriano ... também tava querendo saber sobre isso ... bom também fiquei na dúvida sobre esse tamanho de 18cm ? .. é que deverá ser de no mínimo 18cm² de área ! .... daí beleza .. só fazer as contas .. por exemplo ... uma faixa de 1cm X 18cm .. dá pra colocar em toda a volta e na parte de baixo do capacete ! .... não vai ficar bonito .. mas ...

Tem medidas mínimas para a altura e largura, se não me engano. Deve ser 6x3 (tem muito tempo que li essa resolução)...

Guifarma

Sugiro o Mach 5, da Peels. Dos mais baratinhos, é relativamente bom, aqui por BH vale uns 130 dinheiros.
Ele tem duas aletas dobráveis para desviar o vento. Uma para desembaçar a viseira, outra para não pegar vento no pescoço (na verdade, entre o pescoço e a blusa).

Uso um a 2 anos, diariamente, e ainda está com a viseira original em bom estado. Só vou aposentá-lo por que já tá ficando velho, e capacete tem validade.

Abraço a todos.
Responder
#8
Guifarma,
porque não experimente uma bala clava?
Tem umas mais grossinhas... esquentam bem.
"Good girls go to heaven, biker girls go anywhere."

"Meu caminho é cada manhã
Não procure saber onde vou
Meu destino não é de ninguém
Eu não deixo meus passos no chão..."
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)