Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo 2t na Sahara
#1
O óleo ajuda a lubrificar internamente o tanque, o carburador, torneirinha, pistonetes, glicleurs, partes altas do motor, curvas de escape e ponteira.

Essa quantidade 20ml para um tanque não põe em risco em nada o motor da moto. Não carboniza, não afeta rendiemento......é uma MARAVILHA.

Quem me disse essa dica, foi um mecanico da YAMAHA (MADIA INDAIATUBA), quando levei uma vez a potranca com o pistonete enrroscando..... Depois disso, nunca mais deu problema....

procurem usar um óleo 2 tempos BOM, tipo SINTETICO , mas de marcas boas...

O oleo 2 tempos misturado a gasolina passa pelas partes que geralmente não são lubrificadas da moto. Carburador, pistonetes, agulha do afogador, canos de descarga e ponteira.
O oleo 2 tempos como qualquer outro oleo tem o função de lubrificar, e em contato com as partes metalicas acima citadas cria essa lubrificação, fazendo sim alguama diferença.
Esse oleo tem a mesma função da graxa ou oleo na corrente, simplesmente lubrificar.
É um principio simples, tal quando colocamos WD40 nos cabos de embreagem ou acelerador. SIMPLESMENTE LUBRIFICAÇÃO....

Agora, se alguem achar que colocando 2T na gasolina a moto vai ficar envenenada, ou mais potente, fazer melhor curvas, frear melhor, ou até deixar de furar o pneu......É loucura....
Acho que é a mesma coisa que colocar um adesivo TURBO no carro e esperar que ele ande mais.....

A UNICA função do oleo 2 tempos nas XT são para LUBRIFICAÇÃO interna do TANQUE, CARBURADOR, CANOS DE ESCAPE e PONTEIRA.

Extraido do Forum XT-600
Responder
#2
Aprendi esse macete com o pessoal velho de moto(Salvatori Ferri,RIO),mecânicos,quando eu tinha uma "bicheira"(moto velha),a minha CB 350,na qual rodei 80000 KM,depois dos 27 com os quai a comprei(1978).Só que usava mais oleo:100 ml para cada tanque alternado,se enchido.se só completado,não.Continuei fazendo isso com minhas CB400(81 e 83),sem problemas,obtendo com isso a maios durabilidade das descargas,que nao enferrujavam e do tanque,cujo revestimento nao descascava.As partes móveis do trajeto da gasolina ficavam lubrificadas e o alcool da gasolina nao formava depósito no carburador(goma)Depois do advento da gasolina aditivada,que já contém detergentes e outros compostos,nao foi mais preciso fazer isso:de vez em quando,geralmente quando vou viajar,e vou gastar a gasolina toda do tanque,encho o tanque com a gasolina aditivada.Aliás,o mesmo me foi recomendado em oficina de carro(autorizada),para limpar os bicos injetores.E sempre o tenho feito,com bom resultado.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#3
Oi Iaci, belezinha? Isso que é bagagem heín? Kct... Big Grin

Olha, esse tema é polêmico.
Sou meio daqueles que gostam de testar, já até usei no passado.
Mas hoje, conversando com um bocado de gente, achei mais motociclistas dizendo pra não usar do que pra usar.
Eu só usaria se tivesse provas concretas de que funciona, pois qualquer manual de mecânica, todos os professores e profissionais da área com quem conversei foram categóricos e disseram: NÃO USE, SUA MOTO NÃO É DOIS TEMPOS, NÃO FAZ SENTIDO.
A gasolina aditivada já fez esse serviço, mesmo a comum tém lubrificantes, não tem porque utilizar o óleo 2T.

Vou usar as palavras do meu amigo Hamilton, professor de mecânica a mais de 16 anos.
Ele disse... "Você já teve moto 2T? Eu já tive. Já desmontei vários motores 2T. Sabes com quanto em quanto tempo você tem de descarbonizar um motor 2T? Coisa de 4.000 km..."

Então, a informação de que o óleo 2T evita carbonização, borra, goma, etc. o resultado dessas conversas todas que tive, é controversa, uns dizem que ajuda a retirar (mecânicos e usuários comuns), outros tantos dizem que só faz aumentar (profissionais da área, na sua grande maioria).
Eu tenho dúvidas, na dúvida, não uso. Acho que ao invéz de ajudar, só complica ainda mais a vida do motor. Ainda tem o problema de se o cara errar na quantidade, ou usar um óleo de péssima qualidade (comum no Brasil), vai melar a vela, num vai mais dar faísca e a moto num vai mais pegar, podendo ainda, se persistir no erro, acumular tanto carvão que pode causar combustão espontânea da gasolina ao ser injetada, podendo em casos mais graves até furar o pistão, riscar a camisa, essas coisas, que uma retífica sai caro pra kct.

Essa é minha opinião pessoal por equanto, com os conhecimentos atuais que tenho, pode ser que isso se modifique com o aprendizado com os companheiros.

Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#4
Concordo com o martinez!!! meu mecânico disse que você perde muito e nãio copmpensa colocar óleo 2t na gasol. carboniza cilindro e valvulas, encharca a vela de óleo alem de criar borras no carburador!!!óleo, só no carter e 4t!!!
Responder
#5
:!: Depois do advento da gasolina aditivada,sim :!:
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#6
Me lembrei agora de uma "recomendação" que recebi de um amigo para colocar naftalina no tanque do meu carro para melhorar o rendimento. Antes de colocar fui perguntar ao meu professor de mecãnica o que ele achava.........e a resposta foi ótima:
Se tiver baratas no tanque pode colocar que deve resolver.....
Depois veio o sermão é claro.........se fosse bom seria recomendado pelo fabricante do veículo.

Um abraço
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#7
Esse conto da naftalina, na minha opinião, foi o mais ousado e criativo marketing que uma empresa já fez, neste caso algum fabricante dessas bolinhas brancas. Big Grin
Roberto
DagoMBB
Sahara97
Responder
#8
A naftalina aumenta a octanagem da gasolina, isso é fato, o problema é que as bolinhas deixam resíduos insolúveis no tanque e acabamentupindo o sistema. Por isso não é recomendado o uso
Responder
#9
Vou transcrever o texto de uma matéria da revista Duas Rodas Número 366 de Março de 2006.

"Muitas décadas atrás acreditava-se que colocar bolinhas de naftalina no tanque aumentava a octanagem da gasolina. Depois de muitos defensores e opositores dessa teoria, um programa americano chamado de "caçadores de mitos" decidiu verificar em laboratório. O resultado foi surpreendente, porque melhorou sim, mas para obter essa melhora foi preciso colocar tantas bolinhas de naftalina que quase não soobrou espaço para a gasolina!"

Mais uma desta mesma revista na mesma página!!

" A lenda mais horrível que se espalhou foi a do óleo 2T no tanque das motos com motor 4T. Tudo começou porque algumas motos estavam com um defeito comum: o pistonete do carburador estava travando. Então, um mecânico totalmente desprovido de cérebro sugeriu colocar um pouco de óleo 2T na gasolina como forma de "lubrificar" o pistonete. É o maior Joselito da Internet! O travamento do pistonete ocorre por causa da gasolina "batizada" com solventes que ressecam o corpo do carburador. A melhor forma de resolver é, primeiro escolher um bom fornecedor de gasolina; depois basta retirar o pistonete (operação simples que não necesita ferramenta) e polir a peça com cera líquida (tipo Kaol). O polimento é suficiente para retirar as crostas de meleca que prendem o pistonete. Óleo 2T em motores 4T provocam a carbonização excessiva, detona a vela e ainda aumenta drasticamente a emissão de poluentes.

Textos na integra extraídos da matéria "Interloucuras"

Essa matéria citou mitos e também realidades. Coisas que funcionam e não funcionam. no caso da naftalina e do óleo 2T, não vale a pena!!

Abraços e reitero, os textos foram extraídos na integra!!
Responder
#10
A quem interessar possa:
Uso oleo 2T em motos á + de 20 anos,na minha 91-49.000km c/motor ainda lacrado,toda vez que completo o tanque coloco uma tampa.
Meu tanque não tem ferrugem,na ultima revisão de carburação verifiquei agulha e sede e continuam mesmo que novas,meu escapamento ainda eh original apesar da moto ter 15 anos e ter ficado um bom tempo parada.
O unico incoveniente eh que minha peneira superior da torneira entope + rápido,devido ao agrupamento de metais ferrosos.
Em resumo sou um soldado do oleo 2T no tanque
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)