Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Lista de objetos para levar em uma viagem
#1
Companheiros... acabei de ler o livro do grande aventureiro de motos Miragaia Rene Argelino, o popular GAIA (http://www.miragaia.com.br/index.htm) , onde nas suas páginas iniciais relata a sua lista de objetos a serem incluídos na bagagem.

São informações úteis para quem pretende fazer pequenas, médias e grandes viagens pelo mundo afora...

Estarei mantendo esta lista atualizada nesta primeira mensagem (confira lá em baixo, no final da mensagem...), de maneira que, quando algum amigo saharento planejar a viagem para a casa de sua sogra ou mesmo a viagem "da sua vida", uma simples olhada neste tópico poupar-lhe-á tempo, dinheiro, ou mesmo a vida...

Naturalmente, a lista sugerida está a MAIS COMPLETA POSSÍVEL e portanto, muitos materiais NÃO serão úteis para o TEU caso e devem ser dispensados...


Espero colaborações dos amigos...





Capa do EXCELENTE livro do Gaia:

[Imagem: Gaia1.jpg]

Lista de viagem do GAIA:

[Imagem: Gaia2.jpg]
[Imagem: Gaia3.jpg]
[Imagem: Gaia4.jpg]

Placa na aduana argentina com a relação de documentos necessários para o ingresso naquele país:

[Imagem: Gaia5.jpg]



Assim, podemos organizar os objetos em diversas CATEGORIAS:


Documentos:

Passaporte (site da Policia Federal - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.dpf.gov.br/">http://www.dpf.gov.br/</a><!-- m -->)
Carteira de Identidade (RG)
Carteira de Habilitação Internacional
Documento da moto SEM alienação
Carta-Verde ou seguro internacional (qualquer seguradora faz)
Carteira de Vacinação Internacional (principalmente contra febre amarela - deve-se tomar a vacina em qualquer posto de saúde e com esta dirigir-se a polícia federal para retirar a carteira Internacional de Vacinação)
Cópia da legislação argentina comprovando a NÃO exigência do Mata-Fuego (Extintor) para motos. (http://www.cnrt.gov.ar/estructu/norma/ley_24449.htm)


Estojo de medicamentos com:

Esparadrapo
Gaze
Tesoura
Algodão
Mertiolate
Agua Oxigenada
Agulhas de injeção com ampola
Dramin (enjôo)
Dipirona 500 mg (Substitui a Aspirina, que é contra-indicada em casos de viroses hemorrágicas tipo dengue, febre amarela, etc)
Meloxican 15 mg (substitui o diclofenaco e agride menos o estômago)
Voltarem (dores e inflamações)
Heparema (fígado)
Hidrosteril ou Halozone (purificadores de água)
Colírio (para lubrificar o olho utilize Lacrima plus e se entrar cisco ou outro objeto que irrite utilize Dexafenicol. Ambos 3 x dia)
Carvão Ativado (para diarréia)

OBS.: É recomendável solicitar a um médico a receita timbrada para não ter problemas por transportá-los. Na Argentina, a fiscalização pelas aduanas fito-sanitárias (existentes sempre entre dois "estados") são MAIS rigorosas que as das fronteiras.


Roupas, calçados e acessórios de uso pessoal:

(Deve-se levar o mínimo possível de roupa, geralmente 2 ou 3 mudas completas de roupa, pois em viagens longas lavam-se as roupas, para não carregar muito a moto)

Roupas de chuva (calça, capa e polaina)
3 luvas (de couro, de lã e uma luva cirúrgica-borracha)
1 par de botas de viagem
Toalhas
Sandália (para usar no hotel ou pequenos deslocamentos)
Escova de dente e de cabelo, pasta dental, fio dental, aparelho e creme de barba.
Desodorante Anti-transpirante e perfumes.
Papel higiênico (nunca se sabe...)
Cortador de unhas
Chiclete (para mascar quando ficar com sono)



Peças para a moto:

Espelhos retrovisores
Manetes de freio e embreagem
Cabo de acelerador e embreagem
Filtro de ar
Filtro de óleo
Óleo para o motor
Lubrificador de corrente (o spray é muito prático) + pincel (após trechos de barro)
Câmaras de pneu (dianteiro e traseiro)
Reparador instantâneo de pneu.
Vela de motor
Cintas plásticas (abraçadeiras)
Fita isolante
Arame (pequenos reparos)
Parafusos (de diversos tamanhos)
"Safa Onça" (é uma pequena peça tipo um terminal com parafuso, onde se prende o cabo de aço. É usado em reparos ou emendas nos cabos)
Kit Coroa/Corrente/Pinhão e um pedaço da corrente/emenda + trava sobressalente


Material de acampamento e Extras:

Barraca ou rede
Colchão inflável
Inflador elétrico 12 V
Cobertores (os mais leves possíveis)
Lona pequena (para forrar o terreno sob a barraca)
Isqueiro
Máquina fotográfica
Pen-drive
Super-bonder, Durepox ou semelhante
Fita Silver-tape ou semelhante
Saco plástico grande
Lanterna
Pilhas sobressalentes
Bússola
Binóculo
Chaves sobressalentes da moto e do cadeado (pode-se perder as originais)
Corda com 10 m
Mangueira de 2 m para gasolina (se possível com bomba manual) ou galão de gasolina para viagens em locais sem postos de combustíveis.
Adesivos do MG
Papel e caneta para anotações diárias
Cartões de apresentação pessoal ou adesivo do seu Moto-Clube
Repelente de insetos
Martelo (para fixar as estacas da barraca em terrenos pedregosos)
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#2
Muito bom, mas me diga, o que é ivanhoés? Big Grin
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#3
Martinez Escreveu:Muito bom, mas me diga, o que é ivanhoés? Big Grin

Martina... pesquisei as 30 primeiras páginas do tio Google e não achei o significado de Ivanhoé... mas me lembro muito vagamente que minha vó falava no OBJETO ivanhoé... parece ser uma peça do vestuário infantil ou algo parecido... as luluzinhas do Rio de Janeiro devem saber...

Não creio ser obrigado a ligar para minha mãe só para perguntar o que é isso... hehehehe

Quem conseguirá decifrar o MISTÉRIO ????
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#4
Grande XUXU !
Nem imagina o tamanho de minha felicidade ao ver tópicos como este
de sua autoria,tenho orgulho de ser SaharaManiaco por pessoas como
você,e principalmente por estar com a gente com todo o gás.
Abraços Saudosos de um Gaucho inundado de sentimentos
Responder
#5
Martinez Escreveu:Muito bom, mas me diga, o que é ivanhoés? Big Grin
Olá Titio saharentos

"ivanhoé" é um tipo de capuz, é tambem um peça de vestimenta de segurança.
Gostei muito da dica de bagagem.
abreijus saharentos
Responder
#6
É ISSO MESMO, YARA Big Grin IVANHOE É O CAPUZ DE ALPINISTA, O BALACLAVA OU MESMO O DE TERRORISTA Confusedhock: MUITO USADO NO PERU PELO SENDERO LUMINOSO :? JÁ SACAROM QUAL É? PARECE QUE O NOME PROVEM DO PERSONAGEM DE LIVRO DE WALTER SCOTT, O HEROI DO LIVRO SE CHAMA IVANHOE, UM CAVALEIRO DA IDADE MEDIA.
O LIVRO FOI LEVADO ÀS TELAS DO CINEMA, ONDE O IVANHOE USA UM CAPUZ DO TIPO "SÓ OS OLHOS APARECEM" . NÃO LEMBRO SE ERA MESMO UM CAPUZ OU AQUELES CAPACETES MEDIEVAIS. NA DECADA DE 60 VIROU SERIE DE TV.

ACONTECE QUE GAIA USA O TERMO IVANHOE, POR SER DESSA GERAÇÃO. O LIVRO "MINHA MOTO,EU E A AMERICA" É "ANTIGO" TAMBEM, PRECISSANDO MESMO DUMA REVISÃO. EU O COMPREI ACHO QUE EM 95 (NUMA LIVRARIA DE BOTUCATU) E JÁ PRECISSAVA CORREÇOES TANTO NOS DADOS GEOGRAFICO-CULTURAIS, ASSIM COMO, NOS TERMOS USADOS.

CONHECI GAIA PESSOALMENTE NUM DOS PRIMEIROS "SALAO DAS DUAS RODAS" NO ANHEMBI. ELE ESTAVA AUTOGRAFANDO OUTRO LIVRO, O "A ULTIMA FRONTEIRA" DE SUA VIAGEM AO ALASCA. ESTAVA SOZINHO NUMA ESPECIE DE PULPITO (NUM TEMPO EM QUE FAZER ESSAS VIAGENS AINDA ERA PARA POUCOS LOUCOS NO BRASIL) COM SEUS LIVROS. UMA FIGURA ENIGMATICA, ME DEIXOU UMA BOA IMPRESSAO, ME FEZ LEMBRAR ( PELOS VIAGENS E PELA FIGURA ) AO "FIDALGO SONHADOR" DOM QUIXOTE DE LA MANCHA. GOSTARIA DE ENCONTRA-LO NOVAMENTE Idea
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#7
Big Grin
O nome vem do capuz da cota de malha de a'co que era usada sob as pe'cas maci'cas de metal.Esse capuz so deixava os olhos e nariz de fora.Eu,que sou da 'epoca do filme,me lembro muito bem dos belos olhos azuis do Robert Taylor vestindo tal capuz.Um desbunde!

Assim,Ivanhoeh,gorro ninja,balaclava eh tudo a mesma coisa.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#8
Legal esse tópico Xuxu....

Realmente, há que se analisar detalhadamente o que levar numa grande viagem, pois muitos imprevistos podem acontecer!"

Acho que poderia incluir na lista:

Cortador de unhas (nunca se sabe quando uma unha vai incomodar..);
Pen Drive (hj em dia, com as máquinas digitais, é bom ter um Pen Drive para pode descarregar as fotos da máquina e continuar fotografando, quando não for possível gravar um CD ou DVD, ou até mesmo passar as fotos para um disco virtual, o que toma muito tempo);
Cintas plásticas/abraçadeiras (aquelas de nylon);
Alguns parafusos (para um possível reparo em alguma peça solta da moto);
"Safa Onça" (é uma pequena peça tipo um terminal com parafuso, onde se prende o cabo de aço. É usado em reparos ou emendas nos cabos);
Pedaço da corrente/emenda + trava sobressalente;

E como todo bom Mac Gyver, um chiclé de bola!
Não entendeu???????
Explico:

Alguém aí já ficou com sono durante uma viagem e não podia parar???
Uma boa dica e funcional é mascar chicle de bola!!!!!
O movimento do maxilar fará com que você fique alerta, não deixando que "caia no sono".

Mas cuidado:!
Use esta técnica somente quando o sono for LEVE!
Se já estiver "pregadão" de sono, o melhor mesmo é parar!

Eu sempre tenho chiclé de bola junto comigo.
E de preferência, bem macio, tipo "Bubaloo" ou "Freshen-Up"!


Abraços e té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#9
Big Grin
Nooossaaa!!!
Comprei muito Bubbaloo,FreshenUp e,antes disso,um chiclete de bola retangular,que tinha de hortela~ ou tutti fruti.Meus bolsos do casaco sempre tinham chiclete,o carro tamb'em,principalmente voltando do plantao de 24 hs em Angra.

Al'em de nao deixar dormir,aliviavam a tensao numa situac,ao de stress.Mastiguei muito.E,um dia,ao fazer uma bola,esta grudou dentro do capacete,na frente,e foi um problema tira'-lo.rsrsrs

Outra coisa que sempre levava era uma escovinha de unhas,para limpa'-las apos fazer reparos ou manutenc,ao na moto.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder
#10
Confusedhock: VALEU XUXU E CIA,BOAS DICAS :!: Big Grin FAZER CHECKIN-LIST COM ANTECEDENCIA,SEMPRE AJUDA A NÃO ESQUECER NADA :!: LÍ TUDO E NÃO VÍ TOALHA DE BANHO :!: Confusedhock: SERÁ QUE NESTAS VIAGENS NÃO SE USA TOMAR UM BOM BANHO PARA RELAXAR :!: :twisted: KKKKKKKKK Big Grin SÓ DUAS COÉCAS :!: Confusedhock: ETA HOMENZINHO PORCO ESSE EM :!: :twisted: KKKKKKKK Big Grin PORQUE DE UM DIA PARA O OUTRO DEPENDENDO NÃO DÁ TEMPO DE SECAR,AÍ SÓ PENDURANDO NO RETROVISOR :!: :twisted: KKKKKKKK Big Grin DE QUALQUER FORMA VOU TER QUE ME ADAPTAR A LEVAR POUCA ROUPA,POIS REALMENTE TERMINA-SE NÃO SE USANDO E VOLTA TUDO EMBOLADO OCUPANDO O LUGAR DAS PEQUENAS LEMBRANÇAS DE VIAGEM QUE ACABAMOS COMPRANDO PARA A FAMILIA :!: Big Grin

XUXU PENA QUE VOCÊ NÃO SE EMPOLGOU COM A AVENTURA PARA A CHAPADA DIAMANTINA,SERIA MUITO BOM TER A SUA COMPANHIA NESTA VIAGEM.... :!: Big Grin UM GRANDE ABRAÇO MEU AMIGO LEGUMINOSO.. Big Grin
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)