Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
10 Coisas que voce precisa saber sobre a TV Digital
#1
A TV digital chegou dia 02 em dezembro a São Paulo sem um dos seus principais atrativos: a interatividade. Sem a definição dos padrões do equipamento e do sistema operacional da televisão digital, a tendência é que a indústria lance apenas um conversor simples até o fim do ano.

Mas muita gente que ainda não sabe o que é a TV Digital. Veja abaixo 10 coisas que você precisa saber sobre antes de aderir ao novo sistema.

1.Afinal, o que é TV digital?

A TV digital proporciona imagem com maior definição (a resolução média da TV analógica é de 480 linhas, enquanto na digital é de 1.080 linhas) e cores mais vivas, além de som mais rico (a transmissão suporta até seis canais de som - Dolby Digital -, enquanto a analógica suporta somente dois - mono e estéreo). O formato da imagem no sistema digital é widescreen (16:9), como a tela de cinema, diferente do padrão analógico (4:3). Enquanto no sistema analógico a emissora pode enviar apenas um programa por vez, no digital é possível enviar até seis programas simultaneamente, permitindo variar a programação ou oferecer uma experiência mais rica, como assistir um jogo a partir de câmeras diferentes. Além disso, é possível receber informações junto com a programação, como detalhes do que aconteceu no último capítulo da novela, dados estatísticos em um jogo de futebol ou a sinopse de um filme. Por fim, é possível interagir com a programação, votando no time mais cotado para ganhar uma partida pelo controle remoto, por exemplo.

2. Eu vou ter de trocar a minha TV por uma nova?

Não. Você poderá adquirir um adaptador, conhecido como set-top box, que permitirá que a TV que você tem em casa receba o sinal digital. Qualquer televisor será compatível com o aparelho, desde que tenha entrada para DVD ou aparelho de videocassete. Porém, se você quiser assistir à TV digital em alta definição, que exige mais linhas de resolução, terá que adquirir um novo aparelho compatível com HDTV (High Definition Television).

3. Minha antena de TV vai para o lixo?

Não, o sistema brasileiro foi desenvolvido de forma a aproveitar as antenas externas e internas para a recepção do sinal, tanto as que recebem sinal em UHF, quanto as parabólicas, que operam na banda C.

4. Quando vai custar o set-top box?

O preço do set-top box para o consumidor hoje, segundo estimativa do LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), seria de cerca de 500 reais, com recursos de interatividade, compatibilidade com alta definição e suporte ao formato MPEG-4. Já segundo dados do CPqD, o custo médio de um conversor no Brasil hoje seria de 400 a 800 reais de acordo com os recursos disponíveis em cada modelo, mas poderia chegar a uma faixa de 300 a 700 até a data de início do funcionamento da TV digital no País.

5. Qual é a diferença entre uma TV digital ou outra TV HDTV com adaptador para TV digital?

Nenhuma, a qualidade de imagem é a mesma.A única diferença é que a TV digital traz o adaptador embutido.

6. Acabei de comprar um TV de plasma ou uma TV LCD. Elas estão prontas para a TV digital?

Não necessariamente. As TVs de LCD e plasma, em geral, possuem a definição mais adequada para a TV digital, o que significa que a imagem será melhor. Mas para receber o sinal digital será preciso adquirir o conversor ou set-top box. Além disso, para receber conteúdo em alta definição, o aparelho deve ser compatível com HDTV (High Definition Television), ou seja, trazer 1.080 linhas de resolução.

7. Vou poder assistir à TV digital no meu computador?

Sim, já está sendo desenvolvendo um chip que poderá ser acoplado ao desktop ou ao notebook para receber o sinal digital, com custo médio de 50 dólares (130 reais).

8. Vou poder assistir à TV digital no meu celular? Vai ser paga?

Tecnicamente sim e sem nenhum custo (pois a TV aberta é gratuita), mas o modelo de negócio ainda precisa ser definido e isso vai depender de decisões regulatórias do governo e do diálogo entre as indústrias de radiodifusão e telecomunicações.

9. Todos os canais disponíveis na TV aberta hoje vão estar disponíveis de imediato em sinal digital?

Não necessariamente. Para migrar para o sistema digital, as emissoras terão que investir na troca de equipamentos, portanto provavelmente as empresas com mais recursos migrarão primeiro.

10. Se eu não comprar o conversor, não vou mais poder assistir a TV aberta?

Você poderá assistir normalmente a programação aberta na sua TV atual, pois a previsão de tempo para migração do sistema analógico para o digital é de 10 anos. Até lá, as emissoras são obrigadas a manter a transmissão analógica. Fonte: IdgNow
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#2
Por isso é que eu amo esse MOTOGRUPO.
Xuxu,Valeu pelas informações.
EdMacabu 8)
Responder
#3
E Quice a TV Digital, por esse preço tô fora e a minha pobre TV com receptor ficará com a mesma resolução. Smile

Valeu Xuxu pela informação! Smile
Grande abraço
Vitor.

[Imagem: bg_02.jpg][Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#4
Edmacabu Escreveu:Por isso é que eu amo esse MOTOGRUPO.
Xuxu,Valeu pelas informações.
EdMacabu 8)

Ed... fazemos o que podemos... eu também tinha muitas dúvidas sobre TV digital que foram esclarecidas com este texto...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#5
Quando chegar aqui, já estou sabendo de tudo graças ao XUXA.
Mas quando será?????


Abraço.
Responder
#6
Giovani José Gava Grillo Escreveu:Quando chegar aqui, já estou sabendo de tudo graças ao XUXA.
Mas quando será?????


Abraço.

Olha....

A princípio só temos a transmissão para São Paulo....
Posteriormente, a idéia é ampliar a transmissão para outras "capitais"...
Mas..... isso leva tempo.... Cry Cry

"Em Pernambuco e boa parte do País, o padrão digital só deverá mesmo chegar às casas dos telespectadores no início de 2009, quando o sistema já deverá ter passado por uma série de testes e ajustes e os conversores, pequenas caixinhas que serão conectadas às TVs para receber o novo sinal, alcançado um valor próximo da realidade econômica brasileira."
"A previsão é que o padrão cubra todo o País em 2012", afirma Fernando Andrade. Até lá, haverá tempo de sobra para que o novo modelo consiga revolucionar a forma como a TV ainda é feita e vista no Brasil."

(JC Online)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://jc.uol.com.br/2007/12/01/not_155446.php">http://jc.uol.com.br/2007/12/01/not_155446.php</a><!-- m -->

Então, quem é do interior, pode aguardar sentado, porque ainda vai demorar muuuuiiiiittttoooo para a TV DIGITAL chegar à sua casa! Cry Cry Cry Cry

Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#7
É isso ai XUXUZENTO, muito boa a informação, já sabía de algumas coisas mas outras não tinha ideia...

Mas agora uma pergunta... economicamente falando:
Que compensa mais esperar até que os preços baixem um pouco e comprar uma TV já pronta ou comprar o BOX e colocar numa TV nova com bom preço???

Quanto custa um TV digital já pronta???

será que não copensa pagar barato numa tev de plasma o LCD sem a tecnología que teoricamente esta ultrapassada e comprar o BOX???


E que aconetecerá com a TV a Cabo???? vai ter mais concorrencia e de graça ou não???

Deixo isso ai pra discutir e ter mais opiniões.... eu já tenho a minha!!!!


Abração
Responder
#8
Parabéns pelo texto, muitas duvidas foram esclarecidas, mais ainda restou uma, será q alguém tem a resposta ?

Se por um gasoduto passa gás e um oleoduto passa óleo, o que passa por um viaduto?
:? :? :? :? :? :? :? :?
Grato.... abraços a todos.
Responder
#9
MarcoK Escreveu:Parabéns pelo texto, muitas duvidas foram esclarecidas, mais ainda restou uma, será que alguém tem a resposta ?

Se por um gasoduto passa gás e um oleoduto passa óleo, o que passa por um viaduto?
:? :? :? :? :? :? :? :?
Grato.... abraços a todos.

Uiiii...... :? :? :?

Essa tu pergunta pro XUXU! ! ! ! Big Grin Big Grin Big Grin
Acho que ele também sabe a resposta prá essa tua pergunta..... :roll: :roll:
kkkkkkkkkkkkkkkkkk..........

té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#10
Raul Martinez Escreveu:Mas agora uma pergunta... economicamente falando: Que compensa mais esperar até que os preços baixem um pouco e comprar uma TV já pronta ou comprar o BOX e colocar numa TV nova com bom preço???

Depende... Se tu já comprou uma TV há pouco tempo, especialmente as de PLASMA ou LCD, compensa comprar um Set Top box... mas se está pensando em comprar uma TV nos próximos meses, compensa esperar mais alguns para baixar o preço da TVs digitais com o Set top box EMBUTIDO...

Raul Martinez Escreveu:Quanto custa um TV digital já pronta???

Os preço estão PROIBITIVOS... A Samsung está vendendo o seu modelo mais barato por R$ 9.000,00, mas vai baixar rapidinho...


Raul Martinez Escreveu:Será que não compensa pagar barato numa TV de plasma o LCD sem a tecnología que teoricamente esta ultrapassada e comprar o BOX???

Aí VAREIA....(hehehehe) Eu sempre prefiro gastar meu suado dindin em algo tecnologicamente moderno... se não corre-se o risco de investir R$ 3.000 em uma TV de PLASMA (SEM o BOX) e se arrepender alguns meses depois...


Raul Martinez Escreveu:E que aconetecerá com a TV a Cabo???? vai ter mais concorrencia e de graça ou não???

A TV a cabo vai permanecer normalmente no mercado, pois o que muda é apenas o SISTEMA de transmissão... as programações das TVs mudarão pouco e APENAS para se adaptar ao novo sistema, como por exemplo, para mostrar DETALHES dos cenários que antes não apareciam por causa da baixa qualidade das imagens...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)