Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca dos Rolamentos da Caixa de Direção
#11
Os rolamentos 32005 estao na faixa de 30 reais cada um, vou ver se realmente cabem...

Pra quem for do RJ, ali na rua ceará tem uma lojinha de peças de motos que vende os rolamentos da coluna de direção por 25 reais os 2 (paralelo).


No meu entender, acho que o maior intuito de se ter um site como Saharamaníacos, ou Clube XT600, ou da Falcon e etc, é a troca de informações sobre as respectivas motos... dessa forma credito estar colaborando ao compartilhar minhas experiencias. SDS
Responder
#12
multi Escreveu:Os rolamentos 32005 estao na faixa de 30 reais cada um, vou ver se realmente cabem...

Pra quem for do RJ, ali na rua ceará tem uma lojinha de peças de motos que vende os rolamentos da coluna de direção por 25 reais os 2 (paralelo).


No meu entender, acho que o maior intuito de se ter um site como Saharamaníacos, ou Clube XT600, ou da Falcon e etc, é a troca de informações sobre as respectivas motos... dessa forma credito estar colaborando ao compartilhar minhas experiencias. SDS


Mult tenho usado esse rolamentos conicos, porém de uma qualidade e valor maior os dois da marca SKF ou NSK ambos são iguais e muito duraveis com a manunteçãodivida. Porém tem uma pequeno detalhe que dificulta bastante a colocação.

Quando se muta para esse tipo de rolamento tem que retira também a paista de rodagem (local onde as esferas trabalhão) do chassi, como as peças tem que ser bastante justas é bastante dificil tirar e com isso acontecem muitos acidentes.

Primeiro ponto. Você tem que ter um mecanico de sua confiança e acontanhar o trabalho pois ele tera que usar um cano de diametro um pou menor do que o tubo do chassi para que ele consiga descolar a peça sendo que ele tem que bater em cantos alternados pois se ele bater somentede um lado ira danificar a parte de dentro do chassi.

Segundo ponto. Como são dois rolamentos cada uma em uma extremidade fica mais complicado retirar o de cima pois ele terar que retirar o de cima batendo de baixo para cima, e com a moto ainda montada ele terá um pouco mais de trabalho.

Terceiro ponto. Quando for colocar as pistas de rodagen do rolamento conico de boa qualidade ele terá que bater pela por igual, paisso deve ser utilizado um causo de madeira até entra em todo chassi, porém a pista tem ir para bem mais dentro e ser batudo de maneira uniforme, para isso aconselho que passe a pista velha do rolamento em um esmeril para diminuir um pouco o diamentro, pois ele servira como causo para que as batidas não afete a peça nova. Ele irá bater até apeças fixa naturalmente ele irá perceber quando as batidas mudarem de som emitindo um som mais seco.

Quarto ponto. Após colocar as pistas vem a parte mais delicada onde os roalmentos devem entrar com muito cuidado pois podem amassar, existem tbm uma técnica para lubrificar onde pegasse um pouco de graxa e bater até sair do outro lado do rolamento, para bater aconcelho um soque de chave de caixa de diamentro compativel.

Se tiver uma dúvida entre em contato!
Mas emfim vale a pena troca-los

Vc esta certo sobre os pricipios do moto grupo, em que eu puder ajudar serei útil.
Responder
#13
Salve, Sergio, valeu pela sua resposta... pena que eu vim a descobrir que existem essas pistas do rolamento que ficam encrustadas no quadro meio tarde demais... e o pior é que nao fica nem uma brechinha pra se bater e retirar os malditos, e também nao tenho como montar a moto ou leva-la pruma oficina (até porque quase nehum mecanico tem o tal do saca-polia, eles só tiram desse jeito aí que vc falou)

O que vou tentar fazer hj será pegar um esmeril bem pequeno e dar uma cavada no quadro, por dentro, uma de cada lado das pistas, e aumentar essa brecha pra poder bater e retira-los... vou ter de ser muito cuidadoso

valeu e abs

PRA QUEM FOR SE AVENTURAR NESSA PARTE DA MOTO, O ROLAMENTO TEM DE TER 26 MM DE DIAMETRO INTERNO (PELO MENOS NA SAHARA 97)... eu tinha comprado 2 de 25mm
Responder
#14
multi Escreveu:Salve, Sergio, valeu pela sua resposta... pena que eu vim a descobrir que existem essas pistas do rolamento que ficam encrustadas no quadro meio tarde demais... e o pior é que não fica nem uma brechinha pra se bater e retirar os malditos, e também não tenho como montar a moto ou leva-la pruma oficina (até porque quase nehum mecanico tem o tal do saca-polia, eles só tiram desse jeito aí que você falou)

O que vou tentar fazer hj será pegar um esmeril bem pequeno e dar uma cavada no quadro, por dentro, uma de cada lado das pistas, e aumentar essa brecha pra poder bater e retira-los... vou ter de ser muito cuidadoso

valeu e abs

PRA QUEM FOR SE AVENTURAR NESSA PARTE DA MOTO, O ROLAMENTO TEM DE TER 26 MM DE DIAMETRO INTERNO (PELO MENOS NA SAHARA 97)... eu tinha comprado 2 de 25mm


Cara bate com um cano de diametro um pouco menor que o tudo do chassi que vai sair, da uma pancada de um lado e outro de outro lado!
Responder
#15
Po, eu nao consegui arrumar um cano um pouco menor, acabei fazendo com o esmeril mesmo. Dei 2 cavadinhas de leve no chassi logo acima das pistas dos rolamentos, só pra ter aquele ponto de apoio pra dar as pancadas... e funcionou que foi uma beleza, com certeza nao prejudicou a estrutura, nada perto disso.

fica aí mais uma dica

paguei 15 reais num jogo de esmeris pequenos

abs
Responder
#16
Outra dica para quem tem solda elétrica...corta um ferrinho na medida e solda
na capa do rolamento...então bate com outro ferro de cima para baixo e pronto...mole mole... Wink
Responder
#17
Caro amigo,gostaria de saber ,se estes rolamentos quando estão ruins a frente da sahara fica fica vibrando. Pois mandei desempenar o aro e descobrir que a direção estava com calo e desse dia em diante a coisa foi piorando.Agora parece que a frente esta solta.
Um grande abraço.


Paulinho Escreveu:Outra dica para quem tem solda elétrica...corta um ferrinho na medida e solda
na capa do rolamento...então bate com outro ferro de cima para baixo e pronto...mole mole... Wink
O pó da estrada,sob a minha roupa, o cheiro forte da poeira levantada e quando a gente sempre mais a frente nada mais urgente ,que o pó da estrada .....que o pó da estrada.  

Responder
#18
tony Escreveu:Caro amigo,gostaria de saber ,se estes rolamentos quando estão ruins a frente da sahara fica fica vibrando. Pois mandei desempenar o aro e descobrir que a direção estava com calo e desse dia em diante a coisa foi piorando.Agora parece que a frente esta solta.
Um grande abraço.


Paulinho Escreveu:Outra dica para quem tem solda elétrica...corta um ferrinho na medida e solda
na capa do rolamento...então bate com outro ferro de cima para baixo e pronto...mole mole... Wink

Então Tony...não tem mistério...alinhou, pista do rolamento com calinhos...vira a direção tremendo, certo?
Troca os danados e tudo fica novo dji novo... Wink
Responder
#19
Valeu amigão,vou fazer essa troca sim
Obrigado e um grande abraço.





uote
="Paulinho"]
tony Escreveu:Caro amigo,gostaria de saber ,se estes rolamentos quando estão ruins a frente da sahara fica fica vibrando. Pois mandei desempenar o aro e descobrir que a direção estava com calo e desse dia em diante a coisa foi piorando.Agora parece que a frente esta solta.
Um grande abraço.


Paulinho Escreveu:Outra dica para quem tem solda elétrica...corta um ferrinho na medida e solda
na capa do rolamento...então bate com outro ferro de cima para baixo e pronto...mole mole... Wink

Então Tony...não tem mistério...alinhou, pista do rolamento com calinhos...vira a direção tremendo, certo?
Troca os danados e tudo fica novo dji novo... Wink
[/quote]
O pó da estrada,sob a minha roupa, o cheiro forte da poeira levantada e quando a gente sempre mais a frente nada mais urgente ,que o pó da estrada .....que o pó da estrada.  

Responder
#20
tony Escreveu:Valeu amigão,vou fazer essa troca sim
Obrigado e um grande abraço.





uote
="Paulinho"]
tony Escreveu:Caro amigo,gostaria de saber ,se estes rolamentos quando estão ruins a frente da sahara fica fica vibrando. Pois mandei desempenar o aro e descobrir que a direção estava com calo e desse dia em diante a coisa foi piorando.Agora parece que a frente esta solta.
Um grande abraço.


Paulinho Escreveu:Outra dica para quem tem solda elétrica...corta um ferrinho na medida e solda
na capa do rolamento...então bate com outro ferro de cima para baixo e pronto...mole mole... Wink

Então Tony...não tem mistério...alinhou, pista do rolamento com calinhos...vira a direção tremendo, certo?
Troca os danados e tudo fica novo dji novo... Wink
[/quote]


Olha ai se o rolamentos são de esfera Originais, caso sejam verifique o aperto, geralmente ela vibra por esta um pouco frouxo.

Existe um teste bem simples:
Se vc puder erguer a roda dianteira da moto de forma que fique segura. Em seguida alinhe a roda em linha reta e empurre para frente e para trásse existir folga vc irá perceber, caso não perceba nada vire a roda para direita e para esquerda levemente, se voce notar que ha uma certe resistência em um determinado ponto significa que foi dado aperto demais, se fizer pouco tempo talvés ternha tempo de salvar os rolamentos afroxando um pouco, mas se fizer muito tempo vc terá que trocar os rolamentos.

Sim isso serve para os rolamentos de agulha tbm.
Bjim!
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)