Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tanque de combustível com maior capacidade!!!
#1
Galera a parada é a seguinte:
Estava eu viajando com minha Sasa e mais dois amigos, cada um em uma Tenéré, e ocorria que pra cada vez que eles paravam para abastecer eu tinha que parar duas vezes, então pensei..."porque não um tanque maior para sahara"...afinal espaço não falta dentro da carenagem.
Eu sabia que existia um fabricante que produzia um modelo de tanque plástico maior para a XT600, então resolvi entrar em contato com ele e perguntar sobre a possibilidade de produção de um para as nossas máquinas.
A resposta dele foi a seguinte:

-"Como a moto já saiu de linha, fica inviavel desenvolver um tanque para essa moto. A menos que pelo menos 50 pessoas interessadas, se comprometessem a comprar."

Tarefa POSSÍVEL para os Saharamaníacos!!!

Então como um bom saharamaníaco fiz as seguintes perguntas a ele:

-"Qual a capacidade que se pode obter?, Qual seria o valor? e Quanto tempo para entrega?"

A resposta dele foi a seguinte:

-"A capacidade exata, só quando o tanque estiver concluido. Alguns fatores pesam, utilizar a carenagem original atrapalha pra aumentar muito a capacidade.
Faze-lo muito grande pode descaracterizar a moto ou mesmo, necessitar de bomba para elevar o combustivel.
Mas tudo isso são possibilidades, só com a moto, poderiamos fazer um
levantamento exato.
O ideal seria disponibilizar uma moto, com algum sócio da região de
Sorocaba/SP, que pudesse dispor, por uns 10 dias na fase de levantamento e mais umas duas vezes de 2 dias nas fases de confirmação e finalização.
O preço ficaria em torno de R$380 a 420,00 com tampa comum.
Minha sugestão é que se crie um topico de destaque no site, consultando
os usuarios da moto sobre o interesse e indagando sobre quem se
comprometeria com pagamento de sinal, para que pudessemos iniciar esse trabalho.
O prazo após iniciados os trabalhos seria de 90/ 120 dias uteis.
Inclusive, se houver algum Amigo do clube que quisesse sugerir modelos
de design para esse tanque e expormos alguns demais sócios do clube, seria uma otima maneira de convencer mais pessoas a aderir a essa ideia."


Então galera que tal a idéia?
Alguma sugestão?
Tem alguém de Sorocaba que pode se dispor?

Quem quizer dar uma olhada o site é o seguinte <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.gilimoto.com.br">www.gilimoto.com.br</a><!-- w --> .

Abraços...Miguelangelo!!!
Responder
#2
Confusedhock: A IDÉIA É BACANA E SE NÃO ME ENGANO JÁ ROLOU UM TÓPICO A RESPEITO DE TANQUE COM MAIOR CAPACIDADE AQUI NO FORUM,SÓ NÃO SEI QUE FIM LEVOU :!: Confusedhock:MAIS PESSOALMENTE ACHEI O CUSTO UM POUCO ALTO PARA UM TANQUE DE PLÁSTICO :!: Confusedhock: MAIS NÃO TENHO NOÇÃO DO PREÇO DE SIMILARES :!: BEM SE ALGUÉM SE DISPOR A FICAR SEM A SASÁ POR DEZ DIAS,PODEMOS PENSAR NO CASO :!: Confusedhock: Big Grin VALEU PELA POSTAGEM E INTERECE DE SUA PARTE.UM ABRAÇO.... Big Grin
Responder
#3
PERAÍ :!: Confusedhock: NINGUEM VIU O HIPER-TANQUE DO MARTINEZ :?: ACHO QUE O CAMINHO É POR ALI...

OLHEM O TOPICO DA CONSTRUÇÃO DO TANQUE DO MARTINEZ-AMINISTRADOR-PIRACICABA,,,,,,ELE POSTOU O RELATO COMPLETO DA TRANSFORMAÇÃO DA SUA SASSA. EU GOSTEI, POIS APROVEITOU PARTE DA CARENAGEM,,,,VOCES SABEM QUE NA MOTO-MÃE (AFRICA TWIN) A "CARENAGEM" NA VERDADE É UM GRANDE TANQUE NA MAIOR PARTE.
@ Machu-Picchu 2003 @ Atacama 2006 @ do Pantanal ao Pacifico, cruzando a Cordilheira dos Andes. Tudo na valente Sahara 97.
[Imagem: medalharo8.gif]
Responder
#4
O MARTINA usa tankão de XT600, só não imito ele discaradamente pq depois que eu li o topico dele explicando, fiquei cansado só de ler... ao final da leitura meus braços estavam doendo só de pensar naquela sacrificio todo... mais se eu tiver a oportunidade de fazer ou ter um tanque maior ia querer aquele do martinez... ficou massa de mais!!!
Responder
#5
Pessoal, no clube da XT esse assunto de tanque maior já foi EXTENSAMENTE discutido e vou passar algumas dicas para que os maníacos não incorram nos mesmo erros...

Primeiro: o fabricante é a GILI e mais informações podem ser obtidas aqui:

http://www.forumxt600.com.br/forum/ftopic22324.html

Segundo: o tanque é de PLÁSTICO e o acabamento é péssimo, pois é igual àqueles tanques de plástico de motos de trilha...

Terceiro: para a XT o valor do tanque é de R$ 420,00 com tampa simples e R$ 450,00 com tampa com chave...

Quarto: Um detalhe MUUIITO importante... não adianta o tanque ser de 22,5 litros (caso da XT) se 2,5 litros (caso da XT) ficam ABAIXO da linha da bomba de combustível... no final das contas tu pagou 450 paus pra aumentar apenas 100 Km na autonomia (caso da XT)... alguns malucos sugerem que, ao acabar a gasolina, é só dar uma " empinadinha" na moto que a gasolina desce para a bomba... heheheheh (claro que poucos podem usufruir de tal recurso...)

Quinto: a grande discussão é: tu pretendes fazer viagens e andar por 300 Km sem sair de cima da gorda? (to falando da moto... rsrsrsrsrs). Não podemos esquecer que as motos não tem autonomia tão grande exatamente para permitir que o piloto faça uma pausa (altamente recomendável) a cada 200 Km para recircular o sangue e descanso geral, uma vez que a condução de uma moto é muito mais ATIVA, DINÂMICA e PERIGOSA que um carro, e exige um condutor mais INTEIRO!!!

Sexto: Conversei com vários motociclistas experientes, falei com fabricantes, li e reli vários relatos de viajantes de grandes distâncias, que me informaram que, em trechos longos SEM postos de combustível (fato raríssimo e que somente ocorre nos desertos da Patagônia) simplesmente se leva uma ou duas garrafas PET dentro dos alforges para reabastecer... solução simples e barata... ou seja... pra que pagar 450 contos num tanque se eu RARAMENTE vou precisar REALMENTE dele????

RESUMINDO a história... eu também pensava em comprar um tanque destes, mas hoje a minha opinião é que, salvo vc ser um M-A-N-Í-A-C-O como o Martinez,

NÃO VALE A PENA!!!
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#6
Acho que seria interessante um tanque com mais capacidade! apesar de concordar com o Xuxu, na parte que acho mais critica da experiência discutida e posta por ele acima, onde se refere a autonomia de 200 kms. parar e descansar, se esticar, ir ao banheiro, etc. mas poderia ser interessante podermos fazer isso com uma quantidade de gasolina satisfatória no tanque Big Grin
digo isso pq passei um apuro na viagem que fiz pra Vera Cruz próximo a Marília, onde em determinado trecho eu não encontrava um posto se quer, rodei mais de 190 km, comecei a ficar apavorado, pois dificilmente alguém pararia pra me ajudar caso acabasse meu combustível!
No entanto gastar ai 400 pilas pra se ter um tanque deste porte, ainda mais que a necessidade real de utilização seria rara, acredito pelo menos pra mim não ser muito viável, será que não existiria a possibilidade de se adaptar um reservatório paralelo ao tanque com uns 3 ou 4 litros, que daria uma autonomia de uns 64 kms. apenas pra uma emergência?

Abraços...
Responder
#7
BJ Escreveu:Acho que seria interessante um tanque com mais capacidade! apesar de concordar com o Xuxu, na parte que acho mais critica da experiência discutida e posta por ele acima, onde se refere a autonomia de 200 kms. parar e descansar, se esticar, ir ao banheiro, etc. mas poderia ser interessante podermos fazer isso com uma quantidade de gasolina satisfatória no tanque Big Grin
digo isso porque passei um apuro na viagem que fiz pra Vera Cruz próximo a Marília, onde em determinado trecho eu não encontrava um posto se quer, rodei mais de 190 km, comecei a ficar apavorado, pois dificilmente alguém pararia pra me ajudar caso acabasse meu combustível!
No entanto gastar ai 400 pilas pra se ter um tanque deste porte, ainda mais que a necessidade real de utilização seria rara, acredito pelo menos pra mim não ser muito viável, será que não existiria a possibilidade de se adaptar um reservatório paralelo ao tanque com uns 3 ou 4 litros, que daria uma autonomia de uns 64 kms. apenas pra uma emergência?

Abraços...

BJ... até daria, mas continuaríamos com o problema do nível do NOVO reservatório estar ABAIXO da bomba de gasolina e, portanto, não poder ser utilizada...

Sem contar a legislação, que não permite qualquer alteração na moto pra a tanques extras ou algo parecido...

Se a polícia pegar... é apreensão na certa...

A solução não é tão simples assim...
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder
#8
Amigos, se esqueceram que o Brasil é uma bosta, que o código de trânsito
brasileiro é uma bosta, que nele não diz nada sobre aumento da capacidade
volumétrica do tanque de combustível?

Você vai em um advogado e ele diz - "se não está na lei, não pode proibir".
Voce vai no detram ele diz - "Se não está na lei, não posso permitir".

Moral da história, eu gastei R$ 750,00 no meu tanque de 22 litros e se um
dia por pego a minha moto vai pro pátio e só sai dando tchau ao tancão.
A sim, tem um tal aro 19 na frente que também é proibido por lei.
Engraçado que a bros saiu com aro 19 na dianteira, mesmo sendo uma
moto off-road. A versão 2008 da Transalp vem com aro 19 na dianteira,
primeira vez em quase 15 anos de lançamento da moto que isso acontece,
Tudo porque com aro 19 a estabilidade é melhor no asfalto. Portanto,
vai entender o Brasil, ou melhor, esqueça de querer entender Lizarb.

Sobre esse papo de bomba de combustível, conversa, a sahara não tem
bomba de combustível e o carburador fica abaixo do ponto mais baixo do
tanque. As considereções acima feitas com relação a esse assunto não procedem.

Finalmente, a gili teria que quebrar bem a cabeça para aumentar a capacidade
do tanque sem mudar o banco e sem cortar a carenagem, duas coisas que
eu fiz. Entretanto, é perfeitamente possível aumentar a capacidade em 5 litros,
não precisa mais do que isso, sem descaracterizar a moto, espaço tem.
O problema é o acabamento do tanque deles, é péssimo, já vi alguns.

Por fim, sobre o tanque de uma moto fazer somente 200 km, pra mim é uma vergonha.
O Brasil não se resume ao eixo Rio/São Paulo/Curitiba/Florianópolis/Porto Alegre.
Enfia a cara Mato Grosso adentro, vai fazer uma longa aventura que tu vai
se deparar com cada "posto" que a moto até grita quando vê. Pra achar um
posto decente tem que rodar muito amigo... Eu rodei 450 km pra encontrar
um posto BR entre Barra do Garça e Primavera do Leste, e ai meu tanque de 22
litros fez toda a diferença entre botar uma água amarelada ou gasolina.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
O Martinez está coberto de razão...
No Sul/Sudeste você tem postos de gasolina a cada 50 km. Aí fica fácil abastecer, podendo até escolher a marca. No Nordeste também não é difícil... agora faça uma viagem para o Centro Oeste ou para o Norte para você ver!
Inventei uma viagemzinha de 450 km, até a fronteira com a Bolívia, para uma cidade chamada Costa Marques. Sorte minha é que completei o tanque em uma cidade a 360 km do destino e ainda coloquei 5 litros em um galão dentro da mochila, senão teria que pegar carona por 80 km e depois voltar para buscar a moto.
E só para informar: se alguém for para a Venezuela, de Manaus a Boa Vista, próximo à usina de Balbina, a estrada atravessa uma reserva indígena por 320 km. Neste trecho não se pode parar, tem que ser numa tocada só... Como? Abastecendo a moto em cima de uma das balsas... Dá para vocês ou ainda vão falar que um tanque um pouco maior não é interessante?
O problema não é a existência de postos de gasolina, mas a confiabilidade do combustível. E, como o próprio Martinez provou no Iron Butt, gasolina ruim é o "ó" do "ó" numa viagem.
Um tanque com 4 litros a mais resolve qualquer problema... o duro é o preço!
Responder
#10
Smile
O tanque da Sahara pode ser expandido lateralmente para dentro da carenagem,pois há espaço,como no tanque da Suzuki DRE.Tenho umas fotos de uma 94 que estava lá em Angra,só que estão no PC que deu pau.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)