Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas gerais de iniciante
#1
Olá maníacos!!!
Pois é pessoal, sou um principiante em assuntos motociclísticos.
Desde que vi a Sahara pela primeira vez, há 14 anos atrás, me apaixonei pela moto...os anos se passaram e criei coragem para ter a minha!!!
Em junho de 2005, comprei minha "Sarinha", ano 97 com 43 Mil Km rodados. Como não tenho experiência com motos anteriores, as dúvidas começaram a surgir. Tenho acompanhado aprendido muito com as dicas do pessoal do fórum...agora chegou a hora de torrar a paciência dos colegas experientes com minhas questões básicas...ok vamos a elas então Wink

Gasolina:
O manual diz pra usar gasolina aditivada, o mecânico diz pra usar gasolina comum. Qual gasolina usar???

Temperatura:
Notei que o motor da mocinha esquenta bastante...isso é normal???

Troca do óleo:
O manual diz pra trocar a cada 3 mil Km, o mecânico a cada 2 mil Km, o proprietário anterior trocava a cada mil Km...quem tem razão???

Pressão dos pneus:
Manual diz 25/25 para piloto e passageiro, o mecânico diz pra usar 28/32 para asfalto e 20/25 para estrada de terra...mais uma vez, quem tem razão???

Filtro de ar:
Costumo usar a moto em estradas de terra com frequência. Esquecendo a recomendação de troca a cada 9 mil Km contida no manual, como ver no "olho" se é necessária a troca do filtro de ar???

Então pessoal...essas são minhas dúvidas básicas!!!
Agora...um comentário...achei que a autonomia da Sahara é bem baixa. Segundo o manual, cabem 14 litros de combustível mas com o tanque vazio, não foi possível colocar mais do que 12 litros, sendo que quando bate 200 km rodados, ela entra na reserva... :roll:
Se alguém puder me dar um "help" em relação a minhas dúvidas ficarei profundamente agradecido...
Um forte abraço a todos...
Agora um sem Sahara...
Responder
#2
Seja Bem Vindo colega do nome complicado Big Grin !
Quanto as dúvidas:
1 Gasolina - eu uso aditivada sempre, umas duas vezes usei comum! uso a adit. por manter o carburador limpo mais tempo.
2 Motor Quente - sim é bemmquente mesmo...
3 óleo - troco a cada 3 mil mesmo, conforme o manual, inclusive o mec disse pre trocar a cada 1000, mas nunca fiz isso, e minha moto ta com 97000 e sempre troquei com 3000 e filtro a cada 6000.
4 use 25/25 mesmo, lembre-se que quando o pneu esta em movimento ele esquenta, logo o ar dentro dele também o que acarreta um aumento de pressão no pneu. Esquece o que o mec. disse... Big Grin
5 filtro mantenha pelo menos sempre limpo, eu uso um de espuma e troco ele a cada 6000, no problem... o original e Kro pora kct!!!

realmente até hoje só coube 12 lt no meu tanque. 200 km de autonomia e pouco mas se parar a cada 1:30 de viagem pra descansar aproveita e abastece!!!

Bom cara não sei se ajudei, mas estas são minhas experiencias com a sara, aconselho voce a ir sentindo bem a moto, acostumar-se com suas caracteristicas e fazer um otimo proveito.
Um Abraço 8)
Responder
#3
nzanchet,

Tenho a minha Sahara desde Março deste ano,

Faço o seguinte nas suas perguntas:

1- Gasolina, uso a comum(Aditivada é muito cara e não faz muito efeito em nehuma moto);
2- O motor é quente mesmo;
3- Troca de óleo, eu tento trocar a casa 1500km, para evitar que o óleo queime muito (a moto fica mais confiável) mas não tem problema trocar com km mais alto;
4- Pressão do pneu, uso 25/28, acho o suficiente e a moto fica bem econômica nesta faixa;
5- Sempre mando minha moto na revisão e até agora não troquei o filtro de ar (Foi bom vc ter tocado neste assunto vou verificar na próxima revisão);
6- A minha moto nunca deixei acabar a gasolina, mas acho que deve caber de 13-14 litros de gas nela enchendo o tanque até a boca, e ela dá de 210-230 km até entrar na reserva, com exatos 10 litros de gasolna (quando a gasolina entrar na reserva, não vire a válvula com a moto em movimento e com o motor rodando pode causar a quebra do motor, quando a moto perder o desempenho por falta de gas, segure a embreagem deixe o motor morrer pare a moto gire o válvula e ligue a moto novamente, quando giramos a válvula com o motor ligado e a moto em movimento ele solta um ar dentro do motor que pode virar uma Bomba lá dentro podendo quebrar vérias peças do motor e as peças do motor não são baratas);

Falei amigo
Até...
Responder
#4
Peste009 Escreveu:nzanchet,

Tenho a minha Sahara desde Março deste ano,

Faço o seguinte nas suas perguntas:

1- Gasolina, uso a comum(Aditivada é muito cara e não faz muito efeito em nehuma moto);
2- O motor é quente mesmo;
3- Troca de óleo, eu tento trocar a casa 1500km, para evitar que o óleo queime muito (a moto fica mais confiável) mas não tem problema trocar com km mais alto;
4- Pressão do pneu, uso 25/28, acho o suficiente e a moto fica bem econômica nesta faixa;
5- Sempre mando minha moto na revisão e até agora não troquei o filtro de ar (Foi bom vc ter tocado neste assunto vou verificar na próxima revisão);
6- A minha moto nunca deixei acabar a gasolina, mas acho que deve caber de 13-14 litros de gas nela enchendo o tanque até a boca, e ela dá de 210-230 km até entrar na reserva, com exatos 10 litros de gasolna (quando a gasolina entrar na reserva, não vire a válvula com a moto em movimento e com o motor rodando pode causar a quebra do motor, quando a moto perder o desempenho por falta de gas, segure a embreagem deixe o motor morrer pare a moto gire o válvula e ligue a moto novamente, quando giramos a válvula com o motor ligado e a moto em movimento ele solta um ar dentro do motor que pode virar uma Bomba lá dentro podendo quebrar vérias peças do motor e as peças do motor não são baratas);
Falei amigo
Até...

Peste009 é a primeira vez na vida que escuto essa informação!!! inclusive o manual nos orienta ter certa habilidade para fazer esta alternância entre ON e RES sem precisar parar a moto!
Pare para analisar:
O motor ta girando, acaba o gas, é so parar de acelerar e alternar para a res, quando a moto voltar a ter aceleração e so seguir caminho.
não vejo nada que possa danificar o motor, seria a mesma coisa que descer uma ladeira utilizando o freio motor ( sem acelerar) a diferença é que não tem gas sendo aspirado pelo motor!!!

Sempre fiz isto e nunca tive problema scom as motos que tive!!
Falow meu....
Responder
#5
É, não tem problema algum, no carburador existe um pequeno reservatório chamado cuba aonde é feita o nivelamento automático da gasolina por intermédio do conjunto bóia/agulha. Das questões levantadas, realmente na dúvida o melhor negócio é seguir o manual mas realmente a troca de óleo antecipado lá pelos 2000 acho negócio, este motor tem uma temperatura de trabalho realmente alta. Tenho uma autonomia por volta de 220/230 km para entrar na reserva, mas uma coisa te digo, dependendo da gasolina que vc coloca dá diferença na autonomia, não sinto no pilotar, mas não consigo passar dos 210/220 com algumas da região que moro. Bem é isso aí, bem vindo.
Responder
#6
Seja bem vindo amigo...

1. Eu uso sempre aditivada para manter motor e carburador mais limpos. Já faz quase 1 ano que não abro o carburador e continua bem regulado.

2. O motor esquenta mesmo.

3. Eu troco o óleo e filtro a cada 1500km...

4. Uso 25/25 nos pneus mesmo andando bastante com garupa.

5. Acredito que você pode ver se o filtro já era olhando a parte de dentro dele, se estiver mais escuro por causa da sujeira...

6. A minha também chega a uns 200-210km até entrar na reserva... mas nunca deixai passar de 260 para abastecer, portanto também não sei a autonomia total.
Nunca ouvi esse negócio de parar a moto para colocar na reserva, não vejo sentido nenhum nisso...


Um abraço e bons passeios com a Sahara...
Responder
#7
Bem, já não me sinto tão perdido como estava!!!
Já foi possível ter uma idéia de como tratar a mocinha Wink ... como não sei exatamente quando foram feitas as devidas manutenções, irei tomar algumas providências e a primeira vai ser a troca do filtro de ar...vou me aventurar fazendo um como postado pelo nosso amigo Manguaça!!!
Com relação a autonomia da moto, o que está me fazendo refletir sobre isso é o fato de estar planejando para 2007 uma viagem pela América do Sul...como é possível que passe por regiões pouco habitadas como o deserto do Atacama, essa é uma questão que me fará planejar bastante ainda.
Ah...mais uma coisa que me veio a mente nesse instante...com relação ao giro do motor...tenho feito a troca de marchas em torno dos 5.500 / 6.000 giros e mantendo entre 4.000 e 5.500 no trânsito...alguma observação dos colegas em relação a isso????
Abraço a todos e obrigado pelas dicas...tenham certeza que estão me ajudando um monte Wink
Agora um sem Sahara...
Responder
#8

Gasolina, dentro da cidade onde ando na boa, sem forçar uso comum, quando pego estrada gosto de usar aditivada pois o rendimento é melhor.

Temperatura, normalmente sobe bastante, o lance é em viagens longas dar umas alternadas no giro de vez em quando, castiga menos o motor, ou seja, não ficar a 7500 giros por 2 horas seguidas, sacou? Dê umas maneradas de vez em quando, coisa de 5 minutos é o suficiente.

Óleo, troco a cada 1000 1500 km. Motivo, o óleo é bem mais barato que qualquer peça do motor. Uso mobil.

Pressão dos peneus, 25 no dianteiro e 28 no traseiro, quando com garupa, quando sozinho (isso pra viagens) uso 24 e 26.

Filtro de ar, minha motoca estava com 45 mil km e nunca tinha sido trocado o filtro de ar, troquei e coloquei original (R$ 135,00 - uma facada) não pretendo trocá-lo tão cedo ... hehehe.

Vc esqueceu do filtro de óleo, que eu troco a 4 ou 5 trocas de óleo e uso o original (R$ 32,00)

A cada 12.000 km faço uma revisão completa (não se trata daquela normal a cada 3.000 km, é a completa mesmo - óleo da bengala, desmontagem da suspensão traseira, limpesa de carburador, etc etc...)

acho que é só.

Boa sorte com a motoca,
putz, queria ir nessa viagem com você...
abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#9
Saudações,

Bem...
Acho que todos os amigos já lhe deram dados suficientes para uso e manutenção da moto - Certo !?
Mas, aproveito e coloco aqui algumas mais - a saber:

Na cidade, só uso gasolina comum. Na estrada (qdo faço viagens longas) costumo usar aditivada - e, nota-se um rendimento bem melhor.
Sendo uma característica da Sahara, temos uma temperatura bastante elevada no motor - com isto, recomendo em viagens dar uma aliviada no giro de tempos em tempos; para não castigar o motor nem suas pernas...rs rs rs.

O óleo do motor... só uso o original (Mobil Supermoto 4T SAE 20W-50 API-SF) e faço a troca a cada 1500 km. para cada 4-5 trocas de óleo, troco sempre o filtro do óleo.

O filtro de ar troco a cada 10000km (sei que o recomendado é de 9000, mas por onde ando não há tanto poeira).

Nos pneus, uso a pressão de 25/25 para o dia-a-dia (sozinho).
Quando viajo (com garupa) uso 25/28..

Recomendo antes de viajar dar uma revisada completa na moto - segue aí a parte elétrica, suspensão, relação, velas, rodas (aro, raiação, alinhamento), etc e tal.

Não esquecendo de levar sempre ferramentas, velas, fusíveis, cabos (acelerador, embreagem), graxa, lubrificantes, etc.

Abraços e bons KMs para você
Responder
#10
Pessoal, sei que no manual não fala nada sobre virar a chave da gasolina, mas um amigo meu quebrou o motor desse jeito, mito ou verdade não sei, mas prefiro evitar.

Beleza galera...

Aquele velho ditado, melhor previnir doque remediar...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)