Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Vamos brincar com relés?
#1
Muita gente ja ouviu falar em relés, e eles existem em varios modelos, para atender à diferentes necessidades...

Vou começar falando de um relé muito versátil e pequeno, o METALTEX 12V
[Imagem: metaltex.JPG]

Ele tem um funcionamento simples, apesar de possuir 5 terminais. Olhando-o por "baixo" veremos o seguinte:
[Imagem: reles.JPG]

Agora, para entender como ele funciona, e depois perceber o quanto que ele pode nos ser útil, vamos acompanhar o raciocínio:

A) entrada ou saída de corrente alta.
B) entrada ou saída de corrente alta.
C) entrada ou saída de corrente alta.
D) positivo ou negativo 12V.
E) positivo ou negativo 12V.

Antes que a pergunta surja, vou explicar, vc pode usar esses 3 terminais (A, B, C) de N maneiras, por ex.:

se puxarmos um fio do positivo da bateria da moto e ligarmos no terminal A, imediatamente, teremos positivo no terminal B e nada no C.
[Imagem: reles1.JPG]

Ao alimentar os terminais D e E com 12V (positivo e negativo), o terminal B torna-se nulo, e o terminal C passa a ter o positivo.
[Imagem: reles2.JPG]

Claro que vc pode inverter o sentido da coisa, e colocar (por ex.) o positivo de uma bateria no terminal C e o de outra no terminal B, desta forma, vc poderia alternar entre duas fontes de energia para um unico dispositivo.

Mas de cara, ja da pra perceber que podemos usar esse rele, para alternar o alto e o baixo de uma lampada de 90/100 W, se nao usarmos um rele para uma lampdada dessas, provavelmente teremos problemas no interruptor, que nao aguentará a corrente que tal lampada demanda. Já o relezinho... ele aguenta muito mais que isso!

Continua...
Responder
#2
Fala Indomado!

Desistiu de continuar falando sobre relé?

Aguardo o novo capítulo!


Abraço

Alexandre
Responder
#3
Continua Tio !!!!!!!!!!!!!

essa Video aula ta boa !!!! rsrsrsrs


Abraços !!!
Responder
#4
caracas, santa desenterrada batman, Big Grin postei isso ano passado, nem teve repercursão, por isso nao continuei, mas agora com folego renovado, estou preparando a parte 2.

agradeço o estimulo dos amigos lazas e ngbl. Big Grin
Responder
#5
O Indomado Escreveu:caracas, santa desenterrada batman, Big Grin postei isso ano passado, nem teve repercursão, por isso não continuei, mas agora com folego renovado, estou preparando a parte 2.

agradeço o estimulo dos amigos lazas e ngbl. Big Grin

Indomado estou tendo dificuldades com os reles de seta tem queimado constantemente, será que este da para subistituir?!
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#6
Adriano Escreveu:
O Indomado Escreveu:caracas, santa desenterrada batman, Big Grin postei isso ano passado, nem teve repercursão, por isso não continuei, mas agora com folego renovado, estou preparando a parte 2.

agradeço o estimulo dos amigos lazas e ngbl. Big Grin

Indomado estou tendo dificuldades com os reles de seta tem queimado constantemente, será que este da para subistituir?!

num dá nao, pq este modelo é de funcionamento constante, em vez do intermitente, que é o usado nas setas.

de repente, adaptar um rele de pisca automotivo resolve, se for só o problema de estar usando reles paralelos.

mas se estao queimando reles de qualidade, fica de olho no retificador, ele pode estar sobrecarregando seu sistema eletrico.
Responder
#7
Excelente tópico.
Vou somar passando uma sugestão.

Pois bem. Alguns aqui sabem que eu tenho acesso simples a distribuidores de componentes eletrônicos, e o relé mais usado entre carros e o motos é o "relé auxiliar de 5 terminais (30A e 40A)".
Esse relé custa nas lojas entre R$ 15,00 e R$ 20,00, mas eu consigo ele por R$ 1,90.
A compra mínima é de 20 unidades, o que totaliza 38,00 (menos que 3 peças no varejo).

Caso vcs venham a precisar, se unam e me avisem.

Consigo tbm com preço de atacado:

relé (igual ao postado pelo Indomado) a R$ 0,60
lampadas 12V 4W (auxiliar)
lampadas 12V 10W (auxiliar)
lampadas 12V 1,2W (painel)
lampadas 12V 21W (setas)
lampadas 12V 21/5W (freio/lanterna)
lampada halogena H1 12V 55W (azul)
lampada halogena H3 12V 55W (branca)
lampada halogena H4 P43T 60/55W (farol)
terminais faston (para adaptar bat nobreak)
Leds alto brilho brancos (para subst. lampada do painel)

os ítens sem preço nunca foram cotados, mas asseguro que consigo com preço bem abaixo do varejo.
Os Leds eu sei que não cstam dem 0,10 cada, mas a qtde é muito alta . Se nào me engano entre 1.000 e 5.000 leds pra compra mínima...

Se alguém tiver interesse me avise. Eu faço a cotaçào e me informo sobre a qtde mínima de cada ítem.
Digo não à peças roubadas!
Responder
#8
Valeu Destro... muito legal vc fazer isso pelo pessoal.

Abração Wink
[Imagem: ZX2wgtg.jpg][Imagem: RSyQlcl.jpg] [Imagem: 36JJt6z.jpg] [Imagem: cehfaUi.jpg]
Responder
#9
O Indomado Escreveu:caracas, santa desenterrada batman

Santa paciência Batman...rs
Isso sim é paciência de monge... a galerinha esperou por 10 longos meses e como perceberam que não ia rolar mais nada resolveram cobrar...rs
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#10
Destro Escreveu:Caso vocês venham a precisar, se unam e me avisem.

Grande Destro... não some garoto!

Abraços...
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)