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Pilotagem Defensiva - Ótimas Dicas!!!
#1
Pilotagem Defensiva - Ótimas Dicas!!!

1- Na cidade ou na estrada, pode "PILOTAR FORTE", mas sempre com responsabilidade.

2- Diminua a velocidade quando houver incertezas, qualquer que seja, o motorzão recupera fácil.

3- Nunca pilote com álcool na cabeça, no estômago, ou nas veias.

4- Não ultrapasse sem ter certeza: visão frontal, e dos espelhos.

5- NUNCA faça conversão a esquerda em pistas de mão dupla, dê a volta no quarteirão dobrando a direita e a direita de novo.

6- Não SALTE EM LOMBADAS, este instrumento é construído para reduzir a velocidade. TODOS OS OUTROS ESPERAM QUE VOCÊ FAÇA ISSO.

7- Acredite, quando você não pilota todos os dias, perde reflexo, tenha atenção neste detalhe.

8- Acredite também, quando você pilota todos os dias , fica com auto confiança FALSA, a moto começa a ficar lenta, só que é vc q tá ficando ABUSADINHO, muita atenção.

9- Em viagens , pare com frequências de 100 a 200 km, faça um alongamento , tome uma água, o vento desidrata, sua viagem ficará mais prazerosa , e vc verá detalhes do trajeto que nunca imaginava que existissem.

10- Pilote sempre com a luz acesa, e de preferência com o farol "incomodando" o espelho do motorista, é garantia de que ele te viu,

11- Um carro estacionado no lado da rua, com motorista dentro, "sempre irá sair na sua frente",

12- EM CRUZAMENTOS , estradas ou cidades, O CARRO QUE ESTÁ LÁ , "parado, sempre irá cortar a sua frente" DIMINUA, mão e pé no freio.

13- Buzina e sinal de luz Necas!! , NÃO DESTROEM OBSTACULOS, então não adiantam sozinhos, para isso inventaram o freio, PODE USAR SEM MODERAÇÃO( GENTE SEM MODERAÇÃO É O FREIO TÁ.. cerrrto! ).

MUITO IMPORTANTE
14- Quando uma atitude sua ou dos outros, te derem um SUSTO, NUNCA MAIS REPITA ESSE PROCEDIMENTO, e evite o dos outros.

15- Quando for inevitável uma parada de emergência , daquelas em que o pneu trazeiro trava , e vai arrastando e "escrevendo", TEM UM PALEATIVO.
TEM QUE TREINAR ANTES, MAS É BOA: mantenha o giro do motor, até acelere um pouco. Com o pé esquerdo vá baixando as marchas e, com o direito mantenha a ação no freio traseiro. O que segurará a moto será a redução de marchas no motor, e o freio somente servirá como controle do giro do motor. (tipo técnica de supermotard). Vá com calma , leva tempo para dominar. O freio da mão é normal, cuidando para não travar.

16- Independente da sua velocidade de tocada, a distância segura do carro/moto da frente sempre será no mínimo de 3 segundos, é o tempo que você leva para acionar os freios. Messa um ponto por onde o veículo da frente passou e conte 1001, 1002, 1003, voce deverá estar passando pela referência 3 segundos depois. Na chuva terá que ser X 3, ou seja: 9 segundos.

17- Freiar em curva com a moto inclinada , pouco irá te ajudar, (exceto quem toca muito, muito mesmo), o normal é terra.

18- Faça uma inspeção rápida nas condições da moto , sempre que for andar após um período parado, pneus, corrente, pregos, raio quebrado, bagagens solta.

19- Lembre-se: o legal da moto é quando andar te dá prazer.

20- O trânsito é lugar de amigos.

21- Não existe sinal totalmente verde para moto, tenha uma reserva de cautela.

22- Capacete e juízo na cabeça, não fazem mal algum.

23- Voce não é indestrutível.

24- Na estrada ou cidade, mantenha a visão no ponto mais longe possível, de preferência, movimente o raio de visão, uma no espelho, uma na direita , uma na esquerda e uma no centro.

25- Em uma curva média ou alta, não use toda a linha interrna da curva já no seu início, isso diminue o seu campo de visão. Se for mais fechada do que você havia calculado, ou mudar de raio, não haverá sobra de aderência para corrigir a tragetória, e fatalmente você irá abrir o final da curva pela linha de fora, PERIGOSO, se tiver um carro lá vc dançou.

26- Quando for viajar principalmente, faça alguns minutos de completa consentração e "meditação", antes de iniciar a pilotagem, DÊ CHANCE PARA "OUVIR O SEU CORAÇÃO" AS VEZES O ANJINHO FALA COM A GENTE NESSAS HORAS, e mostra o melhor momento para seguir.

27- Lugar de disputa é SOMENTE , em circuitos fechados, e de preferência com médico de plantão. Estrada e cidade Necas!! Necas!! Necas!!

28- Quando viajar com muita bagagem, varias mochilas e bolças, coloque a moto bem na vertical, e vá amarrando individualmente, volume por volume. É a única maneira da sua bagagem permanecer firme.

29-"Devemos olhar no retrovisor do carro, principalmente caminhão, antes de ultrapassarmos, se vemos os olhos do motorista, é sinal que ele nos viu
E devemos sempre prevermos a atitude do outro, isto é pilotagem defensiva " by Pilboro

30-"Depois que estiver no hospital, não adianta nada você ter tido razão." By Over50.

31-"Nesse contexto, cuidado com carros com películas escuras, onde não se vê o seu motorista, nem se está te vendo, ou conversando ao celular ou com o carona, ou mudando a estação do rádio......" by Multiestrada.

32- Preparando a inclinação da tomada da curva, podemos melhorar bastante a aderência do pneu dianteiro, pode-se inclinar a moto de duas formas:

1ª - mantendo a trajetória do pneu na "mesma linha " e inclinando a moto com o corpo pendendo para o lado da tomada da curva, ou seja cabeça e ombro deslocam-se no ráio de dentro da curva. NÃO É A MAIS EFICIENTE, pois já começamos a "exigir " aderência do pneu.

2ª - mantemos a trajetória da cabeça e ombros na "mesma linha" e "viramos/soltamos" o pneu dianteiro para o lado contrário do raio da tomada da curva, isso fará com que consiga posicionar a moto na inclinação correta sem maiores esforços de aderência.

33- "Nivelar " a cabeça durante a inclinação de uma curva, também ajuda a melhorar o controle, ou seja a moto pode ficar em qualquer angulo de inclinação, a cabeça deverá ser inclinada em direção oposta, para que o olhar fique nivelado com a estrada.

34- Animais na pista, INCLUSIVE OS RACIONAIS, o mais comum é que os bipedes, corram para frente independente da proximidade do motoqueiro, então a melhor opção é corrigir a trajetória para passar por trás deles.
Já os quadrupedes tendem a ficar parados ou dar a ré, ou continuar andando em frente no trajeto que vc vinha, então melhor é frear e escolher a trajetória da frente e pronunciar AIHHH MEU DEUS....
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
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