Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto esquentando acima do normal e de forma estranha
#1
Amigos, vejam se alguém têm conhecimento de algo assim ou semelhante.

Bom, todos sabem que aos 82 mil km, antes de ir a Carrancas, eu abri meu motor e troquei
definitivamente tudo nele, o que precisou eu troquei. Todos também sabe que por uma grande
infelicidade com um jateamento com granalhas de aço, eu perdi boa parte do que foi feito.

Embora tenha começado a fumar com 3 km após a retifica e estar bebendo um ml para
cada km rodado (100 mL para 100 km ou 1 litro para cada 1000 km), isso não vinha me
preocupando muito, visto que o motor continuava silencioso, insistindo somente em um
barulhinho chato que nunca sumiu, desde inclusive após a retífica, o que acreditamos ser as válvulas.
Hoje, já passado os 90 mil km, o motor continua rodando, vazando um pouco de óleo pela junta
(valflex) da tampa do cabeçote, mas continua silencioso. Eu que tinha um motor todo cheio de folgas
e batendo tudo, sei muito bem o que é um motor de sahara trabalhando sem barulhos aqui ou ali.

A cerca de 10 dias, estava eu andando de sexta marcha a uns 80 km/h quando da nada ela
engasgou. Foi querendo morrer mas eu mantive ela engatada e devido a velocidade, ela foi
pipocando, dando umas firmadas de vez em quando. Acionei a embreagem, dei umas
aceleradas e ela melhorou, e continuei andando. Desse dia pra cá não deu mais lenta e o
consumo caiu para 15 km/L. Desse dia pra cá também comecei a sentir a moto sem força.
Um pouco era devido ao parafuso do ar, que o mecânico que revisou a parte elétrica e colocou
os leds tinha mexido. Eu dei mais meia volta no parafuso do ar hoje, melhorou bem, mas continua meio sem força.
Quanto a perda de força, acredito ser anéis ou retentores, ação das granalhas de aço.

Mas, duas coisas começaram a acontecer e a me deixar preocupado.
1) Independente se quente ou fria. Se deixar ela morrer, em mais da metade das vezes
ela insiste em não pegar. Troquei a vela hoje e a antiga estava boa. Já que tinha tirado,
coloquei a nova. Quando acontece delã não pegar, nem adianta insistir, melhor esperar uns 10
segundo, bate, se não pegar, espera, depois de umas 3 tentativas ela pega. Com a bateria
a pleno vapor, se tu ficar igual carro a álcool em dia frio ela pega, mas tu tem que ficar uns 5 segundos
com o dedão no start pra conseguir fazer funcionar.

2) Está esquentando o tanque de combustível. Isso mesmo. Nunca vi isso, mas ela está esquentando
o tanque de combustível a ponto de incomodar os joelhos. Já desmontei o tanque, verifiquei a fiação, normal,
chicote, normal, motor trabalhando com temperatura (no pé) normal. Como eu disse,
está bebendo mais que o Zeca Pagodinho, perdeu um pouco da força em alta, falhando um pouco
em baixa e não dá lenta a 1000 rpm. Mas já tive situação assim antes e nunca me recordo de aquecer
na parte de cima, sempre a caloria que senti vindo da moto é na canela direita, nada mais do que isso.

Antes que alguém pergunte, não está batendo válvulas e não está com barulho diferente.

Portanto esse aquecimento me preocupa e não faço a mínima idéia do que seja.

Pitacos?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#2
Grande Amigo !
Você esta com pescoço no cilindro
Sintomas:aquecimento+motor preso
Consequencia:sempre tem vazamento de oleo

Fiz um motor de uma XLX-350 em uma conceituada oficina em POA.
Apos muita dor de cabeça,superaquecimento e vazamentos multiplos.

Desmontei o motor e refiz o cilindro,emcamisei e voltei para a medida Standard.
Responder
#3
Martinez, sua moto tem todo o sintoma do que o Elvis disse acima. Mas, por precaução, você já tentou fazer uma big limpeza no carbura?
Pode ser que alguma sujeia entupiu alguma coisa (isso explicaria a engasgada que você comentou) no dito cujo. Aí a mistura acaba ficando um pouco mais pobre, esquentando o motor.

Outra coisa que vale a pena ver é se está tudo em ordem com o sistema de lubrificação (filtro, alojamento do filtro e canos de ida e volta do radiador de óleo). Caso esse sistema esteja deficiente, pode causar uma lubrificação não adequada na parte de cima do motor, esquentando-o.

Acho que vale a pena descartar essas possibilidades antes de abrir o motor...

Um grande abraço.
Responder
#4
Elvis Escreveu:Martinez, sua moto está com pescoço no cilindro

Não é o pescoço irmão do Cabeça do Rio de Janeiro não né? Big Grin
Brincadeira... Big Grin Mas e ai, crónico? Passa com o uso?

AndreVP Escreveu:Martinez, outra coisa que vale a pena ver é se está tudo em ordem com o sistema de lubrificação (filtro, alojamento do filtro e canos de ida e volta do radiador de óleo). Caso esse sistema esteja deficiente, pode causar uma lubrificação não adequada na parte de cima do motor, esquentando-o.
Tá, digamos que são os caninhos de ida de volta do radiador, como que eu verifico isso,
fuinciono o motor sem a tampa do filtro de óleo?
Se for fazer assim, vou lá na casa do tetão, aquele piso limpinho, ai "zizuis"
[Imagem: CONVAR1.jpg]

[Imagem: CONVAR2.jpg]

Vou dar um tapa no carbura e ver que bicho dá.
Valeu.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#5
Olha tá mais facil tu vir tirar umas ferias aqui em Porto Alegre,e a gente
desmonta este motor pra ti aqui,e resolve o problema.
Responder
#6
Elvis Escreveu:Olha tá mais facil tu vir tirar umas ferias aqui em Porto Alegre,e a gente
desmonta este motor pra ti aqui,e resolve o problema.

vc quer é jogar mate dentro do meu motor...kakakaka, seria a primeira sahara gaudéria Big Grin Big Grin
O tomador de chá amargo, não desconversa e me ajuda... Big Grin

Martinez Escreveu:
Elvis Escreveu:Martinez, sua moto está com pescoço no cilindro
Mas e ai, crónico? Passa com o uso?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#7

1-Retira o cilindro
2-Manda encamisar Standard
3-Aneis originais
4-Aproveita e faz uma boa limpeza termica nas peças (retificadora de porte)
5-Remonta tudo
6-Vem até Porto Alegre,pois se não der certo fizemos um brique na minha 99
Responder
#8
Elvis Escreveu:
1-Retira o cilindro
2-Manda encamisar Standard
3-Aneis originais
4-Aproveita e faz uma boa limpeza termica nas peças (retificadora de porte)
5-Remonta tudo
6-Vem até Porto Alegre,pois se não der certo fizemos um brique na minha 99

Certo, vou fazer isso depois do iron butt, agora é torcer pra não azedar durante o desafio.

O retificador não é né?
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)