Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Controle de portão embutido na moto (ou carro)
#1
moleza, moleza, moleza...

no controle, vc solda 2 fios, onde está soldado o botão.

[Imagem: dsc05335czp0.jpg]

esses 2 fios, vc liga num rele (por ex. um metaltex 12V)

do positivo do farol alto, vc puxa um fio para o positivo do rele.

pega qualquer negativo e puxa pro negativo do rele.

pronto! sempre que o farol alto estiver aceso, o controle emitirá o sinal.

tem gente que liga em uma das setas do carro, ou na buzina. POR QUE?

porque o controle usa pilha e vc nao vai querer que ele fique funcionando a esmo, gastando a pilha quando estiver longe do seu portão, né?

e usando farol alto de dia, vc poupa o filamento do baixo, fazendo sua lampada durar mais que um ano... Wink

fica até uma sugestão: ligar com o led do neutro!

dá menos na pinta... vc para em frente ao portão, engata o neutro e ele abre, engata a primeira, entra, engata o neutro e ele fecha... Idea


com a moto desligada, e o controle acionado pelo led do neutro, não acontecerá nada... o controle só será acionado quando o led do neutro estiver aceso (moto ligada).

para ligar com o led do neutro, tem que olhar o diagrama eletrico da moto para saber qual fio é o responsável pelo "sinal" do ponto morto (verde claro com listra vermelha). não precisa abrir o painel, basta acessar esse fio antes do conector do painel.

o rele que mencionei, tem 5 pernas, 3 de um lado, 2 do outro...

onde tem 3, as das pontas sao do positivo e do negativo, ja a do meio (entrada), recebe uma ponta do fio do botao do controle.

onde tem 2, sao as saídas, uma está ligada com a entrada, quando o rele esta desarmado, a outra, liga-se com a entrada, quando ele está alimentado (interrompendo a ligação da outra saida).

[Imagem: img100.jpg]

esta é para outras motos, ja que a sahara nao tem sensor do cavalete

aí lembrei tb, que pode-se usar o cavalete lateral, sendo que este, trabalha com o negativo, entao teria-se que alimentar o rele com positivo, para que funcione com o cavalete como acionador... Wink
Responder
#2
Não falei que um dia seria pouco, maluco?

Taí a prova.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.  Rolleyes
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.






Responder
#3
Ficou maneiro, mas que tu é maluco é!! hehehe Smile
Grande abraço
Vitor.

[Imagem: bg_02.jpg][Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#4
Essa idéia tá anotada pro futuro portão.

Valeu, Indomeinstein. Big Grin
Responder
#5
sim sim sim, muito bom, ai se o malandro te roubar a moto entra inclusive na sua casa.... Big Grin Big Grin
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#6
Para mim não adiantou nada, meu portão não é eletrônico... Big Grin Big Grin Big Grin
Mas a idéia é boa, ou não é? sei lá... Smile
Já que tu falou em cavalete lateral, já inventaste um gambitech para sahara que nem as motos mais, digamos, modernas que não deixam arrancar com o descanso lateral abaixado?
Responder
#7
Martinez Escreveu:sim sim sim, muito bom, ai se o malandro te roubar a moto entra inclusive na sua casa.... Big Grin Big Grin

Kabeçudo.... o meu estava no botão do punho que coloquei... ninguém ia advinhar para que servia o botão... Infelizmente perdi toda a gambi quando me acidentei... mas vou fazer de novo... e dessa vez ainda melhor...
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#8
O Indomado Escreveu:porque o controle usa pilha e você não vai querer que ele fique funcionando a esmo, gastando a pilha quando estiver longe do seu portão, né?

Já fiz o meu a mais de um ano... e ficou show de bola...
Só não concordo muito em fazer ele funcionar com outro comando (farol, seta, etc). Se colocar junto com o neuto e deixar a moto aquecendo... ele vai ficar acionado e além de gastar a pilha ainda vai acionar o portão sem eu querer.
No meu eu coloquei um botão só para acionar o portão e nem precisei do rele.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#9
Rá,

eu to contigo e não abro! Big Grin

quer dizer, o portão da garagem eu abro... Big Grin

mas preferencia de cada um, comentaram sobre essa gambi e postei, mas prefiro andar com o controle do portão no bolso da jaqueta, pelos seguintes motivos:

a) como o martinez falou, levando a moto, o cara ja teria como entrar no meu predio...

b) na hora de trocar a pilha do controle, é mais fácil se ele nao estiver dentro da moto.

c) só aciono ele quando quero entrar ou sair de casa, nem um clique a mais.

como eu disse, cada um com suas preferencias, quem quiser colocar o controle na moto ou no carro, ja sabe o que precisa e como fazer. Wink

se for pra instalar, ainda acho mais pratico, manter um botao exclusivo pro controle, como vc fez. Idea

é altamente salutar, todas as colocações, pois assim, fica mais fácil cada um pesar os pros e os contras e decidir pela melhor solução! Big Grin
Responder
#10
Red_Honda Escreveu:Para mim não adiantou nada, meu portão não é eletrônico... Big Grin Big Grin Big Grin
Mas a idéia é boa, ou não é? sei lá... Smile
Já que tu falou em cavalete lateral, já inventaste um gambitech para sahara que nem as motos mais, digamos, modernas que não deixam arrancar com o descanso lateral abaixado?

titio Douglas ja estava pensando nisso, mas ainda nao amadurecemos a ideia... adaptar de outras motos nao parece ser tarefa simples...

mas o dia que sismar com essa pitomba, arrumo um jeito... (hoje mesmo esqueci o cavalete abaixado e tomei um susto na primeira curva)
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)