Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
pinhao de 15 dentes
Edson de campos Escreveu:BOA NOITE OSLEYSS, EU COLOQUEI NA MINHA SAHARA 15/40 E FICOU BOM DEMAIS.




SAÚDE E PAZ
e quanto a velocidade e rpm, por exemplo: geralmente com a relação original a 80km/h fica + ou - 5000rpm e com a relação 15x40????
Apaixonado pela minha sahara branca 91!!!! Revitalizando-a 90% concluida!!!!Já está andando!!!!!Maravilha poder andar de Sahara!!!!!!!!
Responder
Boa noite Osleyss, eu rodando a 110kmh x 5500rpm, eu fiz essa média na volta de Florianopolis, consumo de 21km por litro, com alforge e garupa, ela perde um pouco de potençia na sexta marcha, é só engatar uma quinta e mandar bala hehehe, eu gostei porque a motoca não anda esguelada, bom essa é minha opnião,espero ter ajudado.



SAÚDE E PAZ
Responder
Edson de campos Escreveu:Boa noite Osleyss, eu rodando a 110kmh x 5500rpm, eu fiz essa média na volta de Florianopolis, consumo de 21km por litro, com alforge e garupa, ela perde um pouco de potençia na sexta marcha, é só engatar uma quinta e mandar bala hehehe, eu gostei porque a motoca não anda esguelada, bom essa é minha opnião,espero ter ajudado.



SAÚDE E PAZ
bom meu colega, estou pensando em usar essa configuração igual a sua, pelo jeito fica boa.
Apaixonado pela minha sahara branca 91!!!! Revitalizando-a 90% concluida!!!!Já está andando!!!!!Maravilha poder andar de Sahara!!!!!!!!
Responder
Instalei um pinhão de 15 dentes na minha Sahara, mantendo a medida original da coroa e achei ótimo. A relação alongou o suficiente pra dar uma alivida no motor em velocidades mais altas, sem que a moto ficasse xoxa.
Na última terça-feira rodei de Nova Iguaçu até Volta Redonda com minha mulher e alguma bagagem. A Trapizomba subiu a Serra das Araras rindo, com meus 95 kg + 58kg da minha mulher + 5Kg de bagagem (158 kg, ao todo).
É claro que no meu caso não dá pra alongar a relação mais do que isso.
A relação original é calculada pra atender a todas as condições de peso e tráfego, situando-se num ponto médio entre rendimento e consumo, mas pode perfeitamente ser ajustada de acordo com as características de cada um. Assim, se você não pesa mais do que 80 kg e não costuma carregar garupa, até dá pra alongar mais um pouquinho, que vai valer a pena.
Não considero nenhuma heresia mecânica alterar as características do projeto original, desde que seja de forma ponderada, a fim de ajustar a máquina às suas características originais.
Outra coisa que ajuda a alongar um pouco a relação é usar um pneu com um perfil ligeiramente mais alto, que aumenta um pouco o diâmetro total da roda, como fiz na minha moto (não lembro agora qual a medida).
Resumindo: alterações que podem ser ideais para uns, podem ser incovenientes para outros. Vai depender das características físicas, tipo de uso e estilo de pilotagem de cada um.
No caso do pinhão de 15 dentes, vale a pena experimentar, pois a peça não é cara, o processo e simples e pode ser facilmente revertido.
Boa sorte! Big Grin
Responder
Concordo plenamente.
Agora estou com pinhão de 14 dentes. Logo troco pelo de 15.
abraços
Responder
Nunca mais quero pinhão 14 dentes, o pinhão 15 pra quem não usa fazer trilhas, é muito melhor... A moto trabalha com menos giro o que implica em menos consumo e ganha uma final bem mais confortável... É claro que a saida é um pouco mais pesada, mas para a sahara é quase imperceptível.
A corrente com retentor é outro fator muito interessante, mais suave sem barulho e menas manutenção de reajustes.
Uma moto na garagem faz você sonhar; uma moto na estrada faz você realizar.
Responder
Falou tudo Anizio, eu só uso 15, e da resultado final que é uma blz.




SAúde e Paz
Responder
Anizio Vilela Escreveu:Nunca mais quero pinhão 14 dentes, o pinhão 15 pra quem não usa fazer trilhas, é muito melhor... A moto trabalha com menos giro o que implica em menos consumo e ganha uma final bem mais confortável... É claro que a saida é um pouco mais pesada, mas para a sahara é quase imperceptível.
A corrente com retentor é outro fator muito interessante, mais suave sem barulho e menas manutenção de reajustes.

Nunca usei esse pinhão 15 mas concordo com o Anízio. Principalmente porquê a nossa região é muito plana, não tem serras e andamos quase sempre sem garupas. E também acho interessante rodar com menos giro pois nossos motores não são mais meninos...
Mas o aromaniuk » Qui Nov 17, 2005 3:07 pm, lá no começo desta aparentemente infindável discussão já mencionava as diferenças sensíveis quando se precisa de torque. A tchurma dos Mamutes também.
A Sahara é forte mas nem tanto. Quando transportamos garupa e bagagem ela sente. Pude presenciar isso viajando com o casal Codorna, no retorno de Mogi. Apesar de ambos serem leves (embora a moto do Codorna... bem, quem conhece sabe...) a Sahara dele (com 15/38) perdia muita velocidade nas subidas das colinas daqui da nossa região. Para quem não conhece, o noroeste paulista é de formação antiga e os terrenos são quase planos mas sempre ondulados, formando colinas em sequência. Nunca altas. Então a rodovia é sempre com retas longas e um sobe desce constante.

Acho que para o meu uso a 15/38 vai bem. Vou experimentar. Mas se perder as retomadas volto para o original. Não me importo muito com final, prefiro ter uma moto que não nega fogo quando é chamada ao serviço, na estrada ou no trânsito.

inté!
Jorge Rocha
[Imagem: Assinatura6niver.gif]
Responder
Não estou achando o dito cujo na Grande Vitória. Acho que vou trazer de fora. Um vendedor de uma loja me disse que a VAZ cobra muito caro por peças fora do padrão.
abraços.
Responder
Grillo Escreveu:Não estou achando o dito cujo na Grande Vitória. Acho que vou trazer de fora. Um vendedor de uma loja me disse que a VAZ cobra muito caro por peças fora do padrão.
abraços.
Ah Grilão, ninguém manda dar cantadas tão longe de Porto Feliz-SP e grande São Paulo, onde achamos tudo de moto-peças e bom preço... Big Grin Big Grin
Vai "perturbar"com seu canto aí em Vila Velha, se ao menos fosse vila nova... Big Grin Big Grin Big Grin talvez até achasse... Big Grin Big Grin Big Grin
Grande abraço meu brothe e até qqr horas por essas bandas... Wink
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)