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Limpeza do Motor em 3 ou 5 minutos
#1
Salve, salve Saharentos...

Primeiramente gostaria de agradecer a recepção dos amigos no encontro SDU dia 13/09, realmente fui muito bemm recebido, vcs são uma família, e estou feliz em estar fazendo parte dela...

Agora vamos lá:

Vcs já viram esses produtos que vendem que vc põe no motor para limpar antes da troca de óleo?

É uma espécie de lubrificante com detergente que vc coloca no motor antes da troca de óleo, aí deixa o motor funcionando por 5 ou 3 minutos, depende do produto, após isso vc faz a troca do óleo, mas é dito que vc deve trocar o filtro de óleo também.
Na especificação diz que limpa o motor, pois tira toda os resíduos de óleo velho, graxa e sujeira, e com isso ajuda a prolongar a vida útil, será, será, será?

Alguém já usou, funciona mesmo ou é nocivo?
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#2
Cara, vou te falar, eu nunca usei qualquer tipo de produto no motor a não ser oleo mesmo, e te recomendo ter muito cuidado com isso, se informar bem antes de colocar qualquer tipo de produto no motor, pois segundo conta a lenda, o motor da Sahara tem umas cavidades (dutos) onde o oleo meio que se esconde, tanto é que quando vc vai trocar o oleo, alguns aqui do Sahara Maniacos (eu também) deitam a moto quase que horizontalmente (para os dois lados) para que saia todo o oleo velho. Ou seja, se for colocar essa parada ai da limpeza mesmo, tenha certeza que tudo que entrou, saiu.

Valeu grande abraço.
MALMEIDA
EX Sahara - EX XT - EX Sahara, XT traveis.
"Somente um motociclista sabe porque um cão põe a cara para fora da janela quando anda de carro"
[Imagem: botton-4ANOS.gif]
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#3
Concordo com Malmeida, vejo com restrição a colocação de qualquer produto que não seja óleo no motor,................mas vamos ver alguém que se halbilita a fazer a esperiência e relatar aqui. 8)
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
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#4
Pois é, eu tb. concordo, mas eu estive olhando o forum da XT600 e dizem que é recomendado usar esse tipo de recurso quando vamos trocar de óleo.

No meu caso quero usar o Castrol ACTEVO, e dizem que se deixar resíduos do outro óleo pode criar uma pasta por causa dessa mistura.

e aí, o que eu faço?

Abr.
Robson
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#5
Robson Rocha Escreveu:Pois é, eu também. concordo, mas eu estive olhando o forum da XT600 e dizem que é recomendado usar esse tipo de recurso quando vamos trocar de óleo.

No meu caso quero usar o Castrol ACTEVO, e dizem que se deixar resíduos do outro óleo pode criar uma pasta por causa dessa mistura.

e aí, o que eu faço?

Abr.
Robson

Olá amigo.

Não esqueça de observar que o sistema de armazenamento de óleo muda de uma moto para outra.
Se não me engano a XT usa o quadro para tal finalidade (cárter).
Cada caso é um caso e por isso deve-se tomar o máximo de cuidado quando efetuar qualquer tipo de trabalho, principalmente em se tratando de motor.
O que deu muito certo em outras motos pode não dar certo ou até dar merd.. em motos diversas.
Eu particularmente desconheço este tipo de produto e, a princípio, não usaria. A não ser que alguém já tenha usado e COMPROVADO que deu tudo certo em sua SAHARA!.
De qualquer forma, cuidado e boa sorte!

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
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#6
Robson Rocha Escreveu:No meu caso quero usar o Castrol ACTEVO, e dizem que se deixar resíduos do outro óleo pode criar uma pasta por causa dessa mistura.
e aí, o que eu faço?
Abr.
Robson

Robson tem gente aqui que usa Actevo, e ainda não vi relatos deste problema.
Mas dê uma volta na moto e deixe ela bem quente e esgote o óleo máximo possível, coloque o Actevo, roda um ou dois dias dias com ele e troque troque novamente por um Acetevo novo, acho que aí você vai se sentir mais seguro, fica mais caro, se vai te deixar tranqüilo vale a pena.

Um abraço
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E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
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#7
Amigo Robson Rocha, não acho uma boa esses tipos de detergentes (pode ser perigoso). Quanto a troca pelo Actevo, fique tranquilo e faça como o Malmeida falou, quando você for trocar o óleo deite a moto para os dois lados esperando um pouquinho em cada virada. Assim vai sair praticamente todo o óleo. Não esqueça de trocar o filtro de óleo, e não se preocupe com o resíduo de óleo que vai ser misturado ao Actevo pois vai ser uma quantidade muito pequena.
ABRAÇÃO
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#8
Adriano Escreveu:Robson tem gente aqui que usa Actevo, e ainda não vi relatos deste problema. Mas dê uma volta na moto e deixe ela bem quente e esgote o óleo máximo possível, coloque o Actevo, roda um ou dois dias dias com ele e troque troque novamente por um Acetevo novo, acho que aí você vai se sentir mais seguro, fica mais caro, se vai te deixar tranqüilo vale a pena.
Um abraço
Perfeito!!!
O flushing de motores não é muito recomendado. O produto mais conhecido é o "Flush da STP". Segundo os especialista a melhor forma de fazer uma "limpesa" interna do motor é exatamente como o Adriano disse. Baixa o óleo velho, coloca-se o novo e roda por uns tempos (no nosso caso uns 100 km tá de bom tamanho). Depois, substitui novamente o óleo juntamente com o filtro.
Deve-se tomar cuidado com o intervalo da km "recomendada" para troca quando se trata de óleo sintético. Não faz muito tempo que as montadoras de automóveis reviram aqueles extensos 20 mil km de intervalo...o que foi de motor para o "saco"... :?
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#9
Eu até usei o Castrol Actevo em duas trocas, quando comprei a Red Apple.
Depois desisti por 2 motivos:
1) mecânicos que lidam com sahara há muito tempo não recomendaram o uso do actevo
2) o preço por litro é um absurdo, compra-se dois litros do óleo mineral.
Estou usando o Lubrax (embalagem amarelinha) custa aqui R$ 9,00/litro no posto BR perto de casa.
Ah, coloco 200 ml de Bardahl nas trocas, pois a minha tá passando dos 71.000 km.
E sei lá se é a kilometragem original, pode ser até mais... Smile
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#10
Cara não coloque isso no seu motor, pois a especificação'do produto é, retirar residuos de OLEO, se caso ficar qualquer residuo do produto vai comprometer as propriedades do óleo. Pense bem. as vezes é melhor mesmo virar sua sassa de ponta cabeça se preciso, do que perder a cabeça com oleo fino e pistão travado....
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