Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
VELA EMPERRADA, ALGUEM ME AJUDA?
#1
PESSOAL, COMO SAHARAMANÍACO GOSTO SEMPRE DE FAZER UMA MANUTENÇÃO BOA NA LETÍCIA( SAHARA), JÁ ESTOU COM ELA FAZ UM ANO E MEIO, JÁ FIZ VÁRIAS MANUTENÇÕES, MAS COMO NUNCA TROQUEI A VELA, MESMO SEM DAR PROBLEMA, ACHEI QUE JÁ ESTAVA NA HORA.
NÃO TENHO CHAVE PARA TROCAR, E A LEVEI EM UM ÓTIMO MECÂNICO, PENSEI QUE ELE IRIA TIRAR PELA FRENTE, ALI ONDE FICA A GRADE PRETA DE PLASTICO, MAS ELE FEZ QUESTÃO DE RETIRAR TUDO, BANCO, TANQUE, CARENAGENS, ETC..
E NA HORA (H), ELE FEZ UMA FORÇA DE QUASE VIRAR OS ZOINHO, E AINDA PEDIU AJUDA DO AJUDANTE, SÓ VIROU MEIA VOLTA, NÃO CONSEGUIU MAS VIRAR E NÃO RESULTOU EM NADA, AI VEIO A NOTICIA RUIM, ELE DISSE QUE A VELA PODE TER DELATADO E SE FORÇASSE PODERIA QUEBRA A VELA, AI SÓ ABRINDO MOTOR E UMA VISITA NO TORNEIRO MECÂNICO.
SOU DO RIO DE JANEIRO, ALGUEM JÁ TEVE ESSE TIPO DE PROBLEMA OU CONHECE ALGUEM QUE TEVE? E SE ALGUEM PODE ME DAR ALGUMA AJUDA, AGRADEÇO MUUUUUUUUUUUUUUITO.
Responder
#2
acho que no decorrer da semana alguém vai te ajudar melhor , mas o pouco de mecânica que eu conheco diz que é pouco provável que uma vela possa ter dilatado (pode até ser que ela tenha "delatado" que o mechânico não sabia o que fazer depois de ter revirado o zóinho e não ter conseguido tirá-la, hehehehehe), brincadeiras a parte , o mais provável é que com o passar do tempo ela tenha ficado impregnada de resíduos (carbonizada) e o exesso de sujeira esteja atrapalhando a saida, não sei se essa minha informação procede , mas se for verdade vc poderia tentar utilizar um pouco de gazolina premium , dizem que ela força a limpeza do motor ou a aditivada, não sei se seria viável tambem experimentar com o motor quente dar um jato de ar comprimido sobre a vela afim de tentar esfriá-la(retração ) para assim tentar dar uma volta com a chave específica chave, experimente meia volta para aperto e meia volta para desaperto sucessivamente até que ela libere por completo .
com relação a retirar tamque e tudo mais acho que é preciso sim , deve tomar muito cuidado para que na retirada da vela não caia resíduos dentro do motor, sua posição propicia acúmulo de resíduos no local,

arrume uma boa chave e tente vc mesmo , com uma alavanca comprida , para que vc não precise revirar os zóinho heheheh

abraço , poste o resultado .
Responder
#3
PQD (ELVIS)... o Clevison tem razão... a vela deve estar carbonizada a ponto da rosca estar com o filete repleto de resíduos. Além das dicas do Clevison você pode colocar micro-óleo desingripante (WD, M1, etc.) e ir rosqueando e desrosqueando essa "meia volta" até soltar os resíduos. Tente alternar com o motor quente e frio prá ver no que dá. Quanto a não ter chave, acho que vale a pena investir uma pequena fortuna em uma... (eu tbm não tenho.....rs) mas deve pagar bem uns R$ 8,00 a R$ 15,00 em uma (chutando heim?).
Não se esqueça de fazer uma boa limpeza na parte superior do cabeçote para evitar que na hora que a "marditinha" sair não caia sujeira dentro do motor.
Estou aqui torcendo por você meu caro... isso já aconteceu comigo e consegui tirar dessa forma.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
#4
Está acontecendo comigo...tá loco meu...dor nos dedos da mão...
na mão...músculos dos braços...maledeta ainda nem nada...
Primeiro a correria com chave de vela, nada; aí bem depois tive a
idéia em pegar mas pesado.
Peguei uma boca 18mm da chave de catraca, soldei-a num ferro maciço
a fim de deixa-la no comprimento da chave comum de vela e parei de
tentar porque ainda não saiu...confesso estar preocupado...
Essa chave não quebrou, torceu o ferro que usei para virar...
Pesado o pega aqui...
O motor não funciona a fim de esquentar...é frio mesmo...
Alguém poderia me sugerir algo além das que já foram postadas?

Mas que cruz... :?
Responder
#5
Algum de vocês já tentou "acordar" a rosca? (Um mecânico amigo meu que falava isso, aí adotei o termo.) Consiste em dar pequenas pancadinhas no sextavado da vela, pra que ela possa ter um movimento muito pequeno mesmo, apenas pra liberar o movimento da rosca. Os procedimentos já citados devem ser adotados em conjunto (WD, roscar e desenroscar a "meia volta"...).
Se tudo falhar e o desespero bater, uma media EXTREMA que só deve ser tomada com MUITO CUIDADO por oferecer ALTO RISCO é aquecer suavemente a base da vela com maçarico e ir, gradualmente forçando a saída da vela. Eu já tirei parafusos emperrados assim de lugares mais delicados, mas volto a dizer, é de ALTÍSSIMO RISCO! SÓ FAÇA (OU DEIXE FAZER) SE TIVER TOTAL CONHECIMENTO E ACEITAR OS RISCOS!!!

Lembre que o motor da Sahara é de alumínio, que funde a temperaturas relativamente baixas (660,37°C). Se bobear com o maçarico, vai fundir a P%$@@ toda!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#6
Até já pensei em usar no máximo um soprador de ar quente...
Essas pancadas no sextavado darei amanhã...muito bem...
Também manjo mas sempre é bom mencionar...
Obrigado!
Responder
#7
Paulinho, se o soprador for dos bons, pode até fundir o alumínio. Temos um na facul que sopra ar a 600°C sem problemas...
Cuidado de qualquer forma e boa sorte!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder
#8
Olá galerinha!

Paulinho, como vc sempre diz pelamooooooordedeus,
não bate na vela q ai o prejú é maior.

Coloque WD (bastante) e deixe até o dia seguinte.
vc vai ver como ela sai sem esforços.

abraços
Responder
#9
eu estou so de olho neste tópico pra ver o final da novela da "Vela Maldita" rsrsrs pois preciso trocar a minha... mas acho que vou parar de bobagem e vou mandar pra meu Mecânico se F_der com isso ai... não quero ficar com uma hernia depois....

Paulinho conta o final da historia !!!
Responder
#10
LIMA, Antonio Costa Escreveu:Olá galerinha!

Paulinho, como você sempre diz pelamooooooordedeus,
não bate na vela que ai o prejú é maior.

Coloque WD (bastante) e deixe até o dia seguinte.
você vai ver como ela sai sem esforços.

abraços

Lima, fica tranquilo. São pancadinhas, muito de leve, só pra desprender alguma impureza do filamento de rosca. Como é dada diretamente no sextavado, não gera problema algum. Ninguém vai sair marretando vela não, viu? Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)