Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aro 18 na roda traseira
#11
Metendo a colher na farofa dos outros...
Fabricio, faço trilha e enduro com uma Sahara há algum tempo, então posso falar sobre estas adaptações...
Primeiro: aro 18 na traseira com pneus "tacudos" não dá certo, exceto se alongar a balança no mínimo 20mm. Primeiro, os "tacos" vão ficar a 5mm da balança, mesmo com pneu 100. Na trilha leve, não é problema, mas basta pegar um barrinho mais grudento que a travada é segura...
Segundo: além disso, o eixo inferior do pro-link vai pegar no pneu quando atuar em depressão, chegando a arrancar os "tacos"...
Terceiro: os raios da DT 180 servem com o cubo original, sem problema.
Quarto:Também foi dito que colocando aro 18 se perde torque (arrancada). É certo, se a relação for a original... como colocamos sempre relações mais curtas (14x40, 14x44, 13x40 ou 13x44), não se preocupe com isso... A Sahara tem torque à vontade para superar esta perda.

Dito isto, vou dizer o que fiz na Sahara de trilha.
A Sahara é descendente direta da XLX350R, tendo algumas diferenças, dentre elas um filtro de ar diferente, carburador diferente, balança mais longa e ângulo de cáster maior, além de 10kg mais pesada...
Então, adotei o quadro de uma XLX350, a balança da Sahara, a caixa do filtro de ar e o carburador da XLX350.
Razões?
Com o quadro, o caster passou de 30 para 28º, facilitando curvas em baixa velocidade em pistas travadas e a empinada, necessário para superar obstáculos (troncos, etc.).
A balança mais longa copia melhor o terreno, torna a moto mais macia e melhora a tração.
A caixa do filtro de ar é dotado de filtro de espuma... precisa falar mais?
O carburador é mecânico e não a vácuo, dispensando comentários...
Além disso, adaptei um tanque plástico (10 litros) e o banco da XT 225 (mais fino e leve).
Retirando os excessos, reduzi o peso total, em ordem de marcha, para míseros 127 kg... com 31,5cv, relação 13x40, com torque de 3,90 kgf, dá uma relação peso/potência excelente!
Não há trilha que eu não encare, nem obstáculo que não supere... só tenho que tomar cuidado para que a moto não resolva voar sozinha! rsrsrs
Abração, irmão...
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)