Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
parafusos da tampa da bomba de óleo
#1
Prezados, fui trocar o filtro de óleo da moça e percebi que um dos três parafusos, que são sextavados, está "redondo" por dentro (o dono anterior disse que tentou tirá-lo e não conseguiu, ai....... Os outros dois deram algum trabalho mas foi só jogar desengripande e soltaram.

O problema é que agora não sei como tirá-lo de de lá pois a chave allen não encaixa (além do que, pelo que disse o dono anterior, deve estar travado). Tenho medo até de quebrar o parafuso. Alguem tem alguma dica?

abraços

APP
Responder
#2
Olha app eu trabalho muitos anos em serralheria e de vez en quando a gente se depara com essas coisas, mas vamos lá e vamos ver se nós conseguimos extrair esse prego he he he da sua moça.

1º: Experimente uma chave allem de tamanho um pouco maior, coloque em cima do parafuso e dê umas batidas com o martelo, se ela entrar pode ser que ela consiga girar o parafuso .

1,5º: Existe uma chave em oficinas mecânicas chamada de chave de impacto, encaixa-se ela na cabeça do e dá uma marretada, com o impacto ela força o parafuso a girar não (tem parafuso que resista), mas não sei se existe para parafuso allem vale apena tentar.

2º:Eu não me lembro ezatamente como é esse parafuso mas vc pode tentar com um alicate de pressão, mas cuidado porque costuma prender o dedo e principalmente a palma da mão (digo por experiência própria, ai )

3º: Com uma serrinha de metal tente fazer um corte no centro do parafuso de forma que ele fique igual a um parafuso com fenda, se conseguir utilize uma chave de fenda grande e com o cabo grande se a chave não estiver boa vc pode abrir mais o rasgo e aí vai ficar uma m... para usar a fenda de novo.

4º: Eu nunca gostei muito dessa idéia mas tenho um amigo que faz sempre e sempre dá certo, pega-se uma talhadeira bem fininha ou uma ponta de aco bem fininha coloca-se em uma das pontas da cabeça do parafuso, incline a ferramenta o máximo que der e dê uma batida forte e seca no sentido de desapertar o parafuso ..

5º: Você pode tentar fazer um furo na cabeça do parafuso (no centro ) com uma broca de aco rápido nova de 1/8
até o meio mais ou menos e tentar conseguir um macho ,eca, (para abrir rosca encontra-se em casa de ferragems oficina mecânica ou mais provável em tornearias, é meio caro para se comprar e usar uma única vez) Atente para o fato de que este macho, eca denovo, deve abrir rosca contrária para depois de pronto o furo, vc poder apertar um parafuso, e com ele fazer força no sentido de soltar o parafuso agarrado ,(dica: faça o furo em casa e vá de moto até uma tornearia e peca para abrir rosca e bambear o parafuso malvadão.

6º Esta é a forma mais correta , faça um furo de 1/8 na cabeça do bichinho e depois um furo com o diâmetro de 1/64 abaixo da medida do mesmo parafuso e então abra uma rosca com o bicha digo macho, ecas, e finalize o serviço comprando um parafuso novo ou três e recolocando no local, não esqueça de passar um pouco de graxa na rosca do rapaz (parafuso heim) para que ele não agarre nunca mais.

obs: o material usado no bloco do motor é mais macio do que o material do parafuso então tome muito cuidado na hora de furar para que não estrague o bloco, quando se fura a tendência é a broca procurar o material mais macio(retire um dos parafusos para saber qual o diâmetro e qual a profundidade vc deve furar .

Vc pode também parar em uma oficina e perguntar quanto o cara cobra para retirar o parafuso, se ele cobrar até ums 5 reais vale apena não se encher com isso.
Espero que tenha lhe ajudado.


ABRAÇOS e Seja Bem Vindo...
Responder
#3
Não é a toa que é de Volta Redonda...com suas dicas qualquer parafuso sai com apenas uma volta e bem redonda....eheheh Big Grin
Responder
#4
Rogerio Ctba-Pr Escreveu:Não é a toa que é de Volta Redonda...com suas dicas qualquer parafuso sai com apenas uma volta e bem redonda....eheheh Big Grin


realmente eu tinha me esquecido deste detalhe he he he,

Pode ser que só dele trazer a "moça" aqui ela já chegue caindo todos os parafusos kkkkkkkkk
Responder
#5
Olha Clevilson, depois dessa aula, se a m.. do parafuso não sair é porque devo ter jogado pedra na cruz (credo).

Agora, se a moça souber de levar ela pra volta redonça acho que lea mesma cospe o parafuso.

Obrigado e um abraço a todos
Responder
#6
Clevison, você é o homem do parafuso.......... Big Grin ......Valeu pela aula . Big Grin

Um abraço
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
#7
ja tive um problema identico e so consegui tirar o maledito do malacabado do parafuso, colocando uma chave 8 ou 10 na cabeça do dito sujo, ops cujo, e dando uma martelada com martelo de borracha, no sentido lateral (olhando o parafuso de frente, vc bate da direita pra esquerda, ou no sentido oposto).

vou te falar, NUNCA MAIS ele ficou travado...
Responder
#8
E aí app(????) já conseguiu tirar o maledito do dito sujo, digo cujo , acho que isso pega em Indomado .
Responder
#9
Clevinson, sinto dizer que não! O danado tá como político ao cargo, não sai nem a pau. Desisti. Vou levar a moça para uma oficina e elém de fazer algumas coisinhas vou pedir para tirar este parafuso, pois acho que ele vai acabar quebrando (e não quero isso na minha mão), e como voce já disse, ai teria que passar um macho (opa), e eu acho que é coisa de profissional (opa) mas, valeu a ajuda, se não serviu com esse com certeza servirá para outros

abraço

app
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)