Postagens: 375
Tópicos: 5
Juntou-se: Nov 2008
Reputação:
0
Estado: São Paulo
Maníacos, estou desenvolvendo uma carenagem para a minha giselona, fiz o projeto virtual, e irei neste final de semana próximo começar a desenvolver o molde, fiz um desenho novo, com carenagens mais fechadas, e tive um aprendizado em fibra de vidro, procurei em meu projeto buscar deixar minha moto mais fechada, seguindo tendências das motos estilo sahara, e buscando maior aerodinâmica, porém com um visual próprio e seguindo as novas tendências de esportivas, irei fazer também as carenagens traseiras com formatos mais invocados, durante o desenvolvimento do projeto, que será a longo prazo, estarei postando aqui os resultados parciais, gostaria dos amigos que tem algum conhecimento do processo de desenvolvimento de peças em fibra de vidro, postassem seus conhecimentos para que eu possa concluir esse meu projeto com sucesso, e pretendo ao final de tudo poder postar as fotos dela terminada. Abç a todos
William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Postagens: 1,404
Tópicos: 100
Juntou-se: Sep 2006
Reputação:
0
opa! conheço só o basicão de lidar com fibra, entao vou me resumir a acompanhar o topico e bater palma...
Aguardando os resultados..........
Gustavo Domingues DSouza
Unregistered
Salve!
não entendo nada de materiais, mas gostaria de saber:
1) por que usar fibra de vidro? Hoje em dia não existem materiais mais fáceis de trabalhar, mais resistentes e mais baratos?
2) que as opções (independente do preço) teríamos pra fazer as carenagens?
Meu irmão fabrica aeromodelos elétricos e se utiliza muito de materiais para dentista, por terem preços irrisórios e se adaptarem à maioria das necessidades desse hobby.
Um desses materiais (que eu não conheço muito bem, mas é barato e você pode pesquisar é o acrílico polimerizável) (JET).
O acrílico JET é usado para bases de dentaduras ou pra fazer moldes individuais. Uma dica: logo após ele endurecer o suficiente para manipular pode-se colocá-lo alguns minutos em água fervente; isso vai favorecer o restante da reação (polimerização) e aumentar a dureza.
Outra dica é usar isolante antes de usar o acrílico, ou ele vai grudar legal! pode ser vaselina ou até detergente de lavar louça.
Boa sorte!
1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
Postagens: 1,404
Tópicos: 100
Juntou-se: Sep 2006
Reputação:
0
olha o papo enriquecendo...
Douglas Torres
Unregistered
Vou falar pouco, senão já viu né!!!! :twisted: :twisted:
Mas já avaliaram que a Fibra de vidro é mais pesada que a carenagem original. Tem que ter um reforço adicional para os suportes por causa da vibração.
Falei besteira? Sabe como é né!!!! :twisted:
Abração
Postagens: 685
Tópicos: 18
Juntou-se: May 2008
Reputação:
1
E a mini-Sahara que querem deixar pronto até o níver de 4 anos??
Pode unir o inútil ao agradável e fazer a carenagens para as duas.Hehehehehehe!!!!!!!!!!!!!!!!
"Se alguém cortar a frente:
Não bato......eu atravesso"
![[Imagem: logo_maniacos_3D1.gif]](http://i430.photobucket.com/albums/qq25/sekoto/Diversas/logo_maniacos_3D1.gif)
Postagens: 375
Tópicos: 5
Juntou-se: Nov 2008
Reputação:
0
Estado: São Paulo
Caro Gustavo, já estudei a possibilidade de utilizar o material Glasspec também, que é semelhante ao jet, porém mais maleável, talvez mais indicado para a confecção de carenagens, porém estes materiais são difíceis de moldar, o JET é um pouco quebradiço, então não recomendo muito o uso, o Glasspec ideal, pois é um material resistente e maleável, porém não sei uma forma de trabalhar esse material, tenho algumas chapas de acrílico aqui de diversos materiais, porém o material que mais se adequa ainda é a fibra de vidro, pois é fácil de moldar, não é quebradiço, e não se corre o risco de deformar com as interpéries do tempo (os plásticos e acrílicos, podem deformar com o calor), e em relação ao peso Douglas, o material de fibra de vidro, não difere muito em relação ao material da carenagem original, o problema é que acaba pesando mais devido a espessura, que acaba sendo mais grosso devido à forma de confecção, mas no meu caso, todos os suportes da carenagem terão que ser feitos, pois se trata de uma xlx, e já irei preparar dimensionando para tal finalidade.
Sekoto, lí o tópico em relação à mini Sahara, e ao começar a desenvolver a minha (ao menos terminar o molde), já posso ajudando a começar a Super Saharinha também
Abçs
William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
Postagens: 375
Tópicos: 5
Juntou-se: Nov 2008
Reputação:
0
Estado: São Paulo
Projeto segue em desenvolvimento, agora o difícil esta procurar materiais para fazer a parte redonda do molde, não consigo adaptar qalquer material que fique perfeitamente redondo para finalizar a parte do molde alguem tem alguma sugestão para moldar os detalhes arredondados?
William SS - XLX350R - Motor de Sahara
Só deixaria de andar de moto se ganhasse asas pra voar.
|