08-02-2012, 05:56 PM
Pessoal, a única coisa que peço pra vocês é que se resolverem passar o tutorial, publicar em outros fóruns ou em seus sites particulares, que citem a fonte e o autor (eu), ok?
Ainda vou melhorar o texto, colocar referências de compra do material (ebay: leds e drivers; aliexpress: dissipadores)
vamos ao tutorial.
Farol auxiliar em LEDs para moto
Como sabemos, o sistema elétrico de nossas motos é dimensionado "no talo", ou seja, sem muita margem para adicionar acessórios extras.
Os faróis originais de boa parte das motos pequenas e médias (até 500cc) do mercado é insuficiente para o uso em situações adversas,
especialmente tráfego noturno em estradas sem iluminação.
Uma das alternativas para melhorar a iluminação original é a instalação de uma lâmpada de xenon de 35W/4300K, que ajuda bastante embora seja
controversa (alguns dizem que ofusca outros motoristas, outros que não). Porém, em várias motos do mercado (dentre elas algumas 125cc) não é
possível instalar o kit xenon, pois o farol original não suporta, fora o risco de ter problemas com a fiscalização (por isso
recomendo a de 4300K, é a mais fácil de ser confundida com lâmpadas halógenas de alta performance como a Crystal Vision e a Diamond Vision da
Philips que têm temperatura de cor parecida).
Outra alternativa comum é a instalação de faróis auxiliares. Porém, faróis auxiliares geralmente utilizam-se de duas lâmpadas halógenas de 35W (uma por farol), o que sobrecarrega em demasia o sistema elétrico da moto.
Lâmpadas de "led" comumente encontradas em sites como DealExtreme e Ebay até funcionam, mas relevam os faróis auxiliares a uma função meramente decorativa, já que raramente essas lâmpadas prontas (H3, H4) em leds passam de 1W,
e são insuficientes para iluminação efetiva à frente da moto, já que são inferiores até mesmo ao farol original mais sem vergonha.
Pesquisando na Internet achei no fórum da XRE 300 ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635">http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635</a><!-- m --> ) um tópico sobre milhas de LED usando LEDs de alta potência (10W), que me atiçou bastante. Um LED de 10W tem potência luminosa similar (ou superior) a de uma
lâmpada de 35W e tem baixíssimo consumo de energia (da ordem de 0,5A para um par de faróis) o que os torna ideais para a utilização como iluminação auxiliar em motocicletas.
No tópico em questão havia alguma troca de idéias e alguns projetos, mas nenhum "passo a passo" detalhado de como fazer e onde conseguir os materiais. Resolvi então compilar isso com imagens e fotos do processo.
Os faróis ainda não foram instalados na minha Sahara, pois a moto está fazendo alguns reparos na oficina, porém fiz o teste dos mesmos ligando-os a uma fonte de 12V em casa e o resultado foi excelente.
Então vamos ao tutorial.
Material necessários:
- Kit para solda (ferro de solda, solda e pasta de solda)
![[Imagem: material-solda.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-solda.jpg)
- 01 (um) par de faróis de milha (usei os universais da Fortluz cromados, existem também na cor preta, têm o tamanho ideal para uso em motos)
![[Imagem: material-farois.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-farois.jpg)
- Material para instalação (fiação elétrica, fita isolante, botão liga-desliga para os faróis)
- 01 (um) par de leds de 10W (minha escolha foi pela luz branca fria, mas tem luz branca quente, levemente amarelada também, abaixo segue foto comparando os dois tons de branco)
![[Imagem: material-led10w.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-led10w.jpg)
![[Imagem: comparacao-brancos-01.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/comparacao-brancos-01.jpg)
![[Imagem: comparacao-brancos-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/comparacao-brancos-02.jpg)
- 01 (um) par de drivers de 12v para leds de 10W
![[Imagem: material-driver.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-driver.jpg)
- 01 (um) par de dissipadores para leds de 1W (os dissipadores para leds de 10W e 5W são muito grandes e não cabem dentro do farol... os de 1W causarão uma redução na vida útil dos leds, que cairá dos 10 anos estimados para 3 a 4 anos, acho que posso conviver com isso). NÃO use os leds de alta potência sem os dissipadores!!!!
![[Imagem: material-dissipador.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-dissipador.jpg)
- Pasta térmica
![[Imagem: material-pasta-termica.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-pasta-termica.jpg)
- Silicone de alta temperatura (o preto, o mesmo usado para vedação em motores)
Conhecimento necessário:
- Noções básicas de solda
- Conhecimento de instalação de acessórios elétricos em veículos
Procedimento:
Primeiro, deve-se ligar os leds aos drivers. Os drivers NÃO devem ficar dentro dos faróis, já que não há espaço. Passe dois fios (um vermelho para o positivo, um preto ou branco para o negativo) para dentro do farol.
![[Imagem: passando-fio-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/passando-fio-farol.jpg)
![[Imagem: passando-fio-farol-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/passando-fio-farol-02.jpg)
Solde o fio vermelho no pólo positivo do LED, e o branco (ou preto) no pólo negativo. Na outra ponta do fio, faça o mesmo para ligar no driver.
![[Imagem: fios-soldados-leds.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/fios-soldados-leds.jpg)
Coloque um pouco de pasta térmica no dissipador, e prenda o LED ao dissipador(geralmente o dissipador já vem com os parafusos para essa finalidade).
![[Imagem: pasta-termica.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/pasta-termica.jpg)
![[Imagem: led-dissipador-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/led-dissipador-farol.jpg)
Coloque um "montinho" de silicone de alta temperatura no fundo da carcaça do farol
![[Imagem: silicone-alta-temperatura-fundo-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/silicone-alta-temperatura-fundo-farol.jpg)
e cole o dissipador (pelo lado que não tem leds, haha) no farol.
![[Imagem: dissipador-led-colado-silicone.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/dissipador-led-colado-silicone.jpg)
Existem razões para o uso de silicone de alta temperatura:
1 - o conjunto de LED + dissipador esquenta MUITO, então a fixação deve suportar a alta temperatura
2 - O silicone também ajuda a amortecer o conjunto evitando danos por vibrações
Isole fisicamente o driver do ambiente externo (pode-se usar uma caixa patola pequena que se encontra em qualquer casa de material eletrônico, eu preferi usar fita isolante de alta tensão) para evitar danos por impacto ou curto.
![[Imagem: isolamento-driver-fita.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/isolamento-driver-fita.jpg)
Teste ligando o driver a uma fonte de eletricidade de 12V. No driver que eu comprei, tanto faz a polaridade, já que ele é feito para funcionar tanto em 12VDC quanto em 12VAC.
![[Imagem: teste-farois-01.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/teste-farois-01.jpg)
![[Imagem: teste-farois-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/teste-farois-02.jpg)
Funcionou tudo? Feche o farol (coloque a lente de volta) e pode fazer os procedimentos normais de instalação de faróis auxiliares na moto, que não vou detalhar aqui. Recomendo ligar no pós-chave. Não se esqueça do botão liga-desliga hehe.
Como comentei, ainda não montei eles na Sahara, mas seguem algumas fotos dos feitos pelo pessoal do fórum da XRE:
![[Imagem: dsc07907edit.jpg]](http://img841.imageshack.us/img841/928/dsc07907edit.jpg)
![[Imagem: dsc07908n.jpg]](http://img24.imageshack.us/img24/2001/dsc07908n.jpg)
Onde comprar o material? (estou indicando os vendedores de quem comprei no Ebay e no Aliexpress, mas você pode procurar por outros, ok?)
Leds:
Luz fria: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584223015">http://www.ebay.com/itm/160584223015</a><!-- m -->
Luz amarelada: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584389325">http://www.ebay.com/itm/160584389325</a><!-- m -->
Drivers:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver-DC8-26V-AC-DC-12v-10-Watt-LED-Light-/120828162080">http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver- ... 0828162080</a><!-- m -->
Dissipadores (se você gosta de projetos DIY, olhe os outros produtos desse vendedor, tem muita coisa):
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.aliexpress.com/product-fm/505092830-5pcs-1W-Watt-LED-Aluminium-Heatsink-Round-wholesalers.html">http://www.aliexpress.com/product-fm/50 ... alers.html</a><!-- m -->

Ainda vou melhorar o texto, colocar referências de compra do material (ebay: leds e drivers; aliexpress: dissipadores)
vamos ao tutorial.
Farol auxiliar em LEDs para moto
Como sabemos, o sistema elétrico de nossas motos é dimensionado "no talo", ou seja, sem muita margem para adicionar acessórios extras.
Os faróis originais de boa parte das motos pequenas e médias (até 500cc) do mercado é insuficiente para o uso em situações adversas,
especialmente tráfego noturno em estradas sem iluminação.
Uma das alternativas para melhorar a iluminação original é a instalação de uma lâmpada de xenon de 35W/4300K, que ajuda bastante embora seja
controversa (alguns dizem que ofusca outros motoristas, outros que não). Porém, em várias motos do mercado (dentre elas algumas 125cc) não é
possível instalar o kit xenon, pois o farol original não suporta, fora o risco de ter problemas com a fiscalização (por isso
recomendo a de 4300K, é a mais fácil de ser confundida com lâmpadas halógenas de alta performance como a Crystal Vision e a Diamond Vision da
Philips que têm temperatura de cor parecida).
Outra alternativa comum é a instalação de faróis auxiliares. Porém, faróis auxiliares geralmente utilizam-se de duas lâmpadas halógenas de 35W (uma por farol), o que sobrecarrega em demasia o sistema elétrico da moto.
Lâmpadas de "led" comumente encontradas em sites como DealExtreme e Ebay até funcionam, mas relevam os faróis auxiliares a uma função meramente decorativa, já que raramente essas lâmpadas prontas (H3, H4) em leds passam de 1W,
e são insuficientes para iluminação efetiva à frente da moto, já que são inferiores até mesmo ao farol original mais sem vergonha.
Pesquisando na Internet achei no fórum da XRE 300 ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635">http://www.xreonline.com.br/viewtopic.php?f=5&t=635</a><!-- m --> ) um tópico sobre milhas de LED usando LEDs de alta potência (10W), que me atiçou bastante. Um LED de 10W tem potência luminosa similar (ou superior) a de uma
lâmpada de 35W e tem baixíssimo consumo de energia (da ordem de 0,5A para um par de faróis) o que os torna ideais para a utilização como iluminação auxiliar em motocicletas.
No tópico em questão havia alguma troca de idéias e alguns projetos, mas nenhum "passo a passo" detalhado de como fazer e onde conseguir os materiais. Resolvi então compilar isso com imagens e fotos do processo.
Os faróis ainda não foram instalados na minha Sahara, pois a moto está fazendo alguns reparos na oficina, porém fiz o teste dos mesmos ligando-os a uma fonte de 12V em casa e o resultado foi excelente.
Então vamos ao tutorial.
Material necessários:
- Kit para solda (ferro de solda, solda e pasta de solda)
![[Imagem: material-solda.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-solda.jpg)
- 01 (um) par de faróis de milha (usei os universais da Fortluz cromados, existem também na cor preta, têm o tamanho ideal para uso em motos)
![[Imagem: material-farois.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-farois.jpg)
- Material para instalação (fiação elétrica, fita isolante, botão liga-desliga para os faróis)
- 01 (um) par de leds de 10W (minha escolha foi pela luz branca fria, mas tem luz branca quente, levemente amarelada também, abaixo segue foto comparando os dois tons de branco)
![[Imagem: material-led10w.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-led10w.jpg)
![[Imagem: comparacao-brancos-01.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/comparacao-brancos-01.jpg)
![[Imagem: comparacao-brancos-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/comparacao-brancos-02.jpg)
- 01 (um) par de drivers de 12v para leds de 10W
![[Imagem: material-driver.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-driver.jpg)
- 01 (um) par de dissipadores para leds de 1W (os dissipadores para leds de 10W e 5W são muito grandes e não cabem dentro do farol... os de 1W causarão uma redução na vida útil dos leds, que cairá dos 10 anos estimados para 3 a 4 anos, acho que posso conviver com isso). NÃO use os leds de alta potência sem os dissipadores!!!!
![[Imagem: material-dissipador.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-dissipador.jpg)
- Pasta térmica
![[Imagem: material-pasta-termica.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/material-pasta-termica.jpg)
- Silicone de alta temperatura (o preto, o mesmo usado para vedação em motores)
Conhecimento necessário:
- Noções básicas de solda
- Conhecimento de instalação de acessórios elétricos em veículos
Procedimento:
Primeiro, deve-se ligar os leds aos drivers. Os drivers NÃO devem ficar dentro dos faróis, já que não há espaço. Passe dois fios (um vermelho para o positivo, um preto ou branco para o negativo) para dentro do farol.
![[Imagem: passando-fio-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/passando-fio-farol.jpg)
![[Imagem: passando-fio-farol-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/passando-fio-farol-02.jpg)
Solde o fio vermelho no pólo positivo do LED, e o branco (ou preto) no pólo negativo. Na outra ponta do fio, faça o mesmo para ligar no driver.
![[Imagem: fios-soldados-leds.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/fios-soldados-leds.jpg)
Coloque um pouco de pasta térmica no dissipador, e prenda o LED ao dissipador(geralmente o dissipador já vem com os parafusos para essa finalidade).
![[Imagem: pasta-termica.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/pasta-termica.jpg)
![[Imagem: led-dissipador-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/led-dissipador-farol.jpg)
Coloque um "montinho" de silicone de alta temperatura no fundo da carcaça do farol
![[Imagem: silicone-alta-temperatura-fundo-farol.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/silicone-alta-temperatura-fundo-farol.jpg)
e cole o dissipador (pelo lado que não tem leds, haha) no farol.
![[Imagem: dissipador-led-colado-silicone.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/dissipador-led-colado-silicone.jpg)
Existem razões para o uso de silicone de alta temperatura:
1 - o conjunto de LED + dissipador esquenta MUITO, então a fixação deve suportar a alta temperatura
2 - O silicone também ajuda a amortecer o conjunto evitando danos por vibrações
Isole fisicamente o driver do ambiente externo (pode-se usar uma caixa patola pequena que se encontra em qualquer casa de material eletrônico, eu preferi usar fita isolante de alta tensão) para evitar danos por impacto ou curto.
![[Imagem: isolamento-driver-fita.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/isolamento-driver-fita.jpg)
Teste ligando o driver a uma fonte de eletricidade de 12V. No driver que eu comprei, tanto faz a polaridade, já que ele é feito para funcionar tanto em 12VDC quanto em 12VAC.
![[Imagem: teste-farois-01.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/teste-farois-01.jpg)
![[Imagem: teste-farois-02.jpg]](http://i91.photobucket.com/albums/k316/ubiratamuniz/tutorial-farois-led/teste-farois-02.jpg)
Funcionou tudo? Feche o farol (coloque a lente de volta) e pode fazer os procedimentos normais de instalação de faróis auxiliares na moto, que não vou detalhar aqui. Recomendo ligar no pós-chave. Não se esqueça do botão liga-desliga hehe.
Como comentei, ainda não montei eles na Sahara, mas seguem algumas fotos dos feitos pelo pessoal do fórum da XRE:
![[Imagem: dsc07907edit.jpg]](http://img841.imageshack.us/img841/928/dsc07907edit.jpg)
![[Imagem: dsc07908n.jpg]](http://img24.imageshack.us/img24/2001/dsc07908n.jpg)
Onde comprar o material? (estou indicando os vendedores de quem comprei no Ebay e no Aliexpress, mas você pode procurar por outros, ok?)
Leds:
Luz fria: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584223015">http://www.ebay.com/itm/160584223015</a><!-- m -->
Luz amarelada: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/160584389325">http://www.ebay.com/itm/160584389325</a><!-- m -->
Drivers:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver-DC8-26V-AC-DC-12v-10-Watt-LED-Light-/120828162080">http://www.ebay.com/itm/10W-LED-Driver- ... 0828162080</a><!-- m -->
Dissipadores (se você gosta de projetos DIY, olhe os outros produtos desse vendedor, tem muita coisa):
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.aliexpress.com/product-fm/505092830-5pcs-1W-Watt-LED-Aluminium-Heatsink-Round-wholesalers.html">http://www.aliexpress.com/product-fm/50 ... alers.html</a><!-- m -->
[s]
Bira
Harley-Davidson 883R 2009
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