Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Óleo do motor, importância e opções para uso na sahara
#41
Senhores oleosos, saudações, tenho uma sugestão, passada pelo amigo Dalton, estou usando esse óleo:

[Imagem: lubrax_gp_lubrax.jpg]
GP LUBRAX
mineral de alto desempenho para motos de quatro tempos. Nível JASO MA.

Junto a ele, estou usando :

[Imagem: 75.gif]
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bardahl.com.br/secao.php/3/78/75">http://www.bardahl.com.br/secao.php/3/78/75</a><!-- m -->

Na verdade, na primeira troca usei o Bardhal B12 pra carro, estou com
o óleo ainda, e não tive problemas, na verdade, estou sentindo o motor
mais macio, o Dalton está usando um tempo e não viu problemas, como ele disse, eu eu confirmo, até no câmbio vc nota uma diferença...
Responder
#42
Castanheda Escreveu:Senhores oleosos, saudações, tenho uma sugestão, passada pelo amigo Dalton, estou usando esse óleo:

[Imagem: lubrax_gp_lubrax.jpg]
GP LUBRAX
mineral de alto desempenho para motos de quatro tempos. Nível JASO MA.
Junto a ele, estou usando :
[Imagem: 75.gif]
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.bardahl.com.br/secao.php/3/78/75">http://www.bardahl.com.br/secao.php/3/78/75</a><!-- m -->
Na verdade, na primeira troca usei o Bardhal B12 pra carro, estou com
o óleo ainda, e não tive problemas, na verdade, estou sentindo o motor
mais macio, o Dalton está usando um tempo e não viu problemas, como ele disse, eu eu confirmo, até no câmbio você nota uma diferença...

Também uso esse amarelinho aí da BR na minha motoca.
Qual é a proporção que você usa do Bardhal nas trocas?
Eu troco o óleo do motor entre 1.500/2.000 km.
Responder
#43
Qual o melhor afinal?

O Bardahl, o Motul ou GP Lubrax?
Responder
#44
Red_honda.... eu uso o mobil e troco a cada mil!!
Responder
#45
Red_Honda Escreveu:Também uso esse amarelinho aí da BR na minha motoca.
Qual é a proporção que você usa do Bardhal nas trocas?
Eu troco o óleo do motor entre 1.500/2.000 km.

Vou responder pelo Castanheda: 10%.
[Imagem: selo3anoseufuiux8.gif]
Responder
#46
Red_Honda Escreveu:Também uso esse amarelinho aí da BR na minha motoca.
Qual é a proporção que você usa do Bardhal nas trocas?
Eu troco o óleo do motor entre 1.500/2.000 km.

Certinho, respondido pelo tio Dalton, e olha, eu usei o aditivo errado,
o que é pra óleo de carro, mas hj, tirei o medidor pra dar uma olhada, o óleo
tá com 2000 rodados, e continua translúcido, além de viscoso Oo

Tá sendo um bom negócio, além de que o aditivo tem um
cheirinho gostoso aheuhuae da vontade de dar uns goles kkkkkkkkkkkkkk
Responder
#47
existe algum tipo de oleo que minha moto fume menos????????????????????.....rsrsrsrsrsr minha moto nao fumava troquei comando corrente de comando balancim....oleo filtro tal...agora ela ta fumando um pouco.......nao sei se eh porque mudou o funcionamento do motor pelas peças novas...
Responder
#48
rrpine Escreveu:existe algum tipo de oleo que minha moto fume menos????????????????????.....rsrsrsrsrsr minha moto não fumava troquei comando corrente de comando balancim....oleo filtro tal...agora ela ta fumando um pouco.......não sei se é porque mudou o funcionamento do motor pelas peças novas...

Hummm... vai ver que ela não gostou que mexeram nela... Big Grin
A minha tava queimando óleo, aí foi trocado os anéis e retentores e agora tá queimando só gasolina... he he he
O nível está igual com quase 1.000 km rodados, após a troca.
Vou ver agora na viagem/passeios do encontro em Jaguaruna. Na volta eu "mido" de novo prá ver... Smile
Já tava ficando neurótico medindo óleo toda hora! Não quero ficar igual ao tio Martinez, a cada parada uma verificação! :twisted: Big Grin Big Grin
Responder
#49
rrpine Escreveu:minha moto não fumava
troquei comando corrente de comando balancim....
oleo filtro tal...agora ela ta fumando um pouco.......
não sei se é porque mudou o funcionamento
do motor pelas peças novas...

De onde diabos vc tirou essa informação
de que trocar corrente de comando e balancins
faz a moto fumar ?

Nada a ver uma coisa com a outra....
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#50
Sistema de lubrificação de motores

A grande maioria dos motores 4 tempos de motos no Brasil, apresenta sistema de motor com transmissão acoplados, onde o lubrificante do motor, também é responsável pela lubrificação do sistema de transmissão.

Por isso, o lubrificante deve garantir que uma excelente lubrificação do motor, e ao mesmo tempo ter uma característica de fricção que evite o deslizamento (“patinação”) dos discos de embreagem. Este deslizamento pode ser provocado pelo uso de produtos com alto nível de aditivação (API SH ou superior), desenvolvidos para uso em motores de carros de passeio, que trabalham sob diferentes condições.

Porém existem alguns produtos com estes níveis de desempenho que podem ser utilizados, desde que avaliados pelos fabricantes, em testes específicos em embreagens.

Motocicletas em geral exigem produtos com aditivação específica, pois em geral elas têm:

- Altas temperaturas de operação;
- Grandes variações de temperatura de trabalho;
- Alta potência específica - aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;
- Altas rotações - aproximadamente 2 vezes a de um carro;
- Reservatórios de óleo menores.

Estas características (altas temperaturas de operação, com baixo volume de óleo, etc.) resultam em uma condição de lubrificação bastante severa - por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases sintéticas (que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso) irão trazer benefícios como o aumento da potência e da vida útil dos componentes lubrificados.

Desempenho:

As duas principais classificações de desempenho para motos 4 tempos foram criadas e são mantidas pela API (American Petroleum Institute) e pela JASO (Japanese Automobile Standarts Organization) :

SF - Criada em 1980, especificação de serviço típica de motores a gasolina. Proporciona maior estabilidade a oxidação.
SG - Criada em 1989, especificação de serviço típica de motores a gasolina. Proporciona maior controle de depósitos no motor e estabilidade a oxidação.

No Japão, a Japanese Automobile Standarts Organisation (JASO) definiu uma especificação que descreve três níveis de qualidade para lubrificantes com baixos níveis de cinzas para motores dois tempos refrigerados à água :

MA - Óleos com alto coeficiente de fricção
MB - Óleos com baixo coeficiente de fricção

Obs : Produtos API SH ou superiores que atendem à especificação JASO MA poderão ser utilizados em motos com sistema acoplado, sem riscos de patinação.

Quem define o período para a troca de lubrificante (dúvida bastante comum entre os consumidores) para motos 4 tempos, e veículos em geral é a montadora do veículo, baseada em testes específicos de campo e em laboratório, por isso recomendamos a verificação no Manual do Proprietário do tempo ideal de troca, considerando as condições de serviço da moto.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)