Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Troca dos rolamentos da balança
#21
Bom pessoal, fazia tempo que estava para mexer no garfo traseiro e hoje eu e o Batata aproveitamos que a moto está desmontada e lá fomos nós desmontar o garfo traseiro.
Para minha surpresa eu descobri que não era o rolamento que estava deixando a traseira boba.
Pensei, analisei e por fim conclui que realmente não era o rolamento, mas sim a falta dele.

Vejam a foto do rolamento:

[Imagem: rolema.jpg]

Não é engano não! ... não tinha rolamentos.... só poeira e os roletes.
O eixo estava travado e comeu todo:
[Imagem: eixo.jpg]

Para desmontar somente será possível usando prensa hidráulica e espaçadores. Não consegui achar o eixo novo, mas a concessionária encomendou e me prometeu que recebo em uma semana.

O projeto é porco demais, pois além de não ter como lubrificar o local recebe muita água pulverizada em dias de chuva e o retentor só veda porcamente nas extremidades deixando o furo central para entrada de água e poeira. Colocar engraxadeira só se for uma em cada extremo, fazendo coincidir o furo lateral do rolamento (para lubrificação) com o furo da engraxadeira.

[Imagem: rolamento.jpg]

Lembrei do meu professor de projeto que em 1979 dizia para os menos afortunados da sala que eles seriam projetistas de suspensão.
O cara era gerente de projetos da Volks e falava que todo projeto priorizava motor, câmbio e sistema de freios e o restante ficava com as equipes menos preparadas. O resultado é que os carros brasileiros da época tinham bons motores mas eram ruins de curvas e buracos.
Lógico que a situação hoje já não é mais essa... mas ficou claro para mim a deficiência do projeto.

Abraços,
Rá e Batata
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)