Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
A importância do uso de um Capacete
#18
Interessante matéria sobre capacetes:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://noticias.uol.com.br/carros/ultnot/2007/08/13/ult634u2615.jhtm">http://noticias.uol.com.br/carros/ultno ... u2615.jhtm</a><!-- m -->

Reproduzo aqui o início da matéria:

Minimamente seguros, capacetes evoluem buscando conforto

Arionauro/Carta Z Notícias

Da Auto Press

A não ser pelo desenho e cores, capacetes parecem todos iguais. Mas há diferenças muito mais profundas que a aparência. Ao longo dos últimos anos, os capacetes ganharam tecnologia, ficaram mais leves e adquiriram propriedades que lhes deram maior poder de resistência e absorção de impactos.

A grande maioria dos modelos atuais tem o casco feito de ABS (nada a ver com o sistema de freios, e sim a sigla em inglês para Acrilonitrila-Butadieno-Estireno). Trata-se de um termoplástico que se deforma ao sofrer um impacto e absorve a energia.

"Os plásticos se modificaram ao longo dos anos e se tornaram práticos e lucrativos para a indústria. São produzidos em alta escala, com ótimo acabamento e baixo peso", aponta Ricardo Bock, professor de Engenharia Mecânica Automobilística da FEI (Fundação Educacional Inaciana), de São Bernardo, São Paulo.

Por isso, os capacetes considerados melhores em segurança são os feitos com materiais termofixos, de plástico reforçado em fibra de carbono, aramida ou fibra de vidro. Os de aramida, por exemplo, são os mais caros: alguns importados chegam a custar mais de US$ 2.000, cerca de R$ 4.000. Eles são feitos de uma fibra de baixo peso e altíssima resistência chamada kevlar. É o mesmo material usado nos coletes à prova de balas.

O isopor, no entanto, ainda é o "amortecedor" mais usual nos capacetes. É o material que reduz o impacto no crânio de uma pancada durante um acidente. Ele se deforma e absorve a energia da colisão para proteger ao máximo a cabeça do condutor. Por esta razão que os capacetes do tipo "coquinho", muito usado por ser menor, leve e aberto, são rejeitados pelos especialistas, pois são desprovidos do material.
[Imagem: bannerprimeiroencontroSul.jpg]
Smile Herrar é o mano Smile Meu mundo não tem fronteiras, só horizontes Smile Viagem é como a vida: curto cada momento e não tenho pressa de chegar ao fim.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)