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Vereadores de SP discutem liberação de faixa de ônibus
#1
Vereadores de SP discutem liberação de faixa de ônibus para motos.
Projeto que prevê a liberaçao de faixas exclusivas para motoqueiros está em análise.

Texto original extraído da G1

Está em discussão na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 135/05, que prevê a liberação de faixas exclusivas de ônibus para motos. Pela proposta, as faixas de circulação hoje exclusivas para ônibus seriam liberadas para a circulação de motociclistas.

A idéia foi apresentada ao secretário municipal de Transportes (SPTrans), Frederico Victor Moreira Bussinger, e ao presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Roberto Salvador Scaringella, que devem emitir um parecer técnico sobre a questão. Eles ainda não se posicionaram publicamente.

Proposto pelo vereador Adolfo Quintas (PSDB) em março de 2005, o projeto foi aprovado no último dia 19 na 1º fase de discussão em sessão extraordinária na casa, com apenas um voto contrário, o do vereador Chico Macena (PT). A aprovação foi simbólica e ainda depende de nova votação.

Em defesa de sua idéia, Quintas destaca o número crescente de motociclistas na cidade e a necessidade de providências em relação aos acidentes cada vez mais freqüentes envolvendo motos. "Temos 400 mil motociclistas circulando diariamente em São Paulo. A moto representa agilidade. Temos só que conduzir isso. Não está dando certo", afirma.
Ele ressalta que os acidentes acabam custando caro para o estado. "A despesa é alta, tem a mobilização da CET, de ambulâncias, é gente que não acaba mais. O ideal, na verdade, seria ter faixas exclusivas. Pelo menos na 23 de Março, na Radial Leste e nas marginais, mas isso é complicado. Já foram feitos estudo e não dá. Então eu tive essa idéia", afirma.

Vereador contrário aponta riscos de ter motos e ônibus disputando o mesmo espaço.
Autor do único voto contrário ao projeto de Quintas, o vereador Chico Macena (PT), ex-presidente da CET, faz críticas à idéia de se colocar motos e ônibus dividindo o mesmo espaço no concorrido trânsito da capital.

"O corredor de ônibus tem que ter exclusividade, o que permite que eles ganhem velocidade comercial. Com isso, é possível diminuir o tempo de percurso e o intervalo e, portanto, fazer com que os ônibus andem menos lotados. Não é o primeiro projeto desse tipo. Já tentaram liberar as faixas exclusivas para prestadoras de serviços, para veículos oficiais, tem de tudo", resume, incomodado.

"Já temos problemas, a velocidade comercial diminuiu. De 27km/h caiu para 20km/h, 18km/h devido à invasão de carros. Os corredores não estão sendo fiscalizados adequadamente", afirma, para destacar, em seguida, os riscos de misturar ônibus e motos. "Estamos colocando as motos, que são veículos frágeis, para atuar no corredor, onde tem carros de grande porte. O impacto de uma moto com um veículo de passeio é muito menor do que com um caminhão e um ônibus."

O vereador Quintas questiona o risco. "Sou motociclista desde os 18 anos, estou com 53. É mais arriscado o cara passar no corredor estreito entre os carros do que entre os ônibus. Entre os carros, arranca espelho, é um problema. Eu já fiz isso muitas vezes. Hoje, a gente vai com o joelho encolhido."

Assim como Quintas, Macena defende que o ideal seria ter corredores exclusivos para motos nas rotas onde o fluxo de motoqueiros é mais intenso. Mas faz sua ressalva: "Temos que priorizar o transporte coletivo e criar restrições para o transporte individual. Todas as grandes cidades do mundo adotam esse sistema. Uma alternativa seria utilizar o pedágio urbano para financiar o transporte público. Você penaliza o carro para financiar o transporte público. É diferente do que estão discutindo agora", diz referindo-se a articulação do governador José Serra (PSDB) e do prefeito Gilberto Kassab (PFL) para instalar pedágio nas marginais.


Pessoalmente, acredito que seja uma solução viável dentro de um limite de velocidade, pois todos que pilotam em Sampa sabem o perigo daqueles passageiros desvisados que saem do ônibus e passam na frente do mesmo para atravessar a rua e nem olham se o semaforo está fechado... O atropelador pode falar mais sobre isso.. rss
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