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Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#73
Numa Viagem pelo Centro-oeste, resolvi ficar na parte intermediária e também na parte final do comboio para observar a postura e as reações dos companheiros de estrada. Foi uma viagem super tranqüila, as não pude deixar de observar alguns pontos cruciais para a segurança no trânsito.
Gostaria então relembrar algumas situações:

(1) No início da viagem, o condutor do comboio deve observar qual a moto de menor cilindrada e qual é a velocidade média que esta pode atingir. Isso evita que o grupo fique muito distante, ocupando um trecho muito longo da via;

(2) Caso tenham muitas motos, divida o grupo de forma que as cilindradas sejam compatíveis com o comboio. O ideal seria que motos menores partam no primeiro comboio, dando um espaço de tempo para que as de maior cilindrada não fiquem "amarradas" na estrada. Carros de apoio devem sempre estar junto com o último grupo. O ideal é que exista um intervalo de 15 minutos para cada 100 km percorridos. Por exemplo: Brasília /Catalão (média 300 km), dar uma margem de 45 minutos entre os comboios

(3) Uma vez que o comboio tenha se formado na estrada, com exceção dos que irão tirar fotos ou que estejam no apoio, EVITE FICAR ULTRAPASSANDO A MOTO QUE VAI A SUA FRENTE. A distribuição e espaçamento das motos não são por acaso:
(3.1) O cabeça do comboio sempre irá um pouco mais à frente, podendo este ocupar a centro da faixa de rolamento. É ele quem determina a velocidade da viagem, o percurso e informa situações adversas (obstáculos, buraco, cruzamento, areia, óleo, etc.) para o que vem imediatamente atrás, e este para o detrás e assim sucessivamente.
(3.2) o segundo do comboio também tem sua atribuições. É ele que alterna e auxilia o líder do comboio e avisa ao mesmo, caso este não perceba alguma irregularidade. Deve se posicionar ao centro-esquerda da faixa de rolamento (sobre as marcas dos pneus esquerdo dos carros). Ele precisa ter a visão tanto para onde o grupo está indo, como visualizar quem está ultrapassando o grupo;

(3.3) uma vez que o segundo se posicione, o terceiro deve se posicionar ao centro-direito da faixa (sobre as marcas de pneus direito dos carros). O quarto se posiciona alinhado ao segundo, o quinto ao terceiro e assim sucessivamente. Caso outra moto precise se posicionar entre essas motos que já estão definidas, o mesmo deve manter o alinhamento e os que vem atrás devem se realinhar, obedecendo as posições alternadas;

(3.4) SEMPRE deixe um espaço seguro da moto que vai a sua frente. O mesmo pode precisar se deslocar imediatamente para sua frente (buraco, animais, parar, desnível, etc.) JAMAIS ande ao lado de outro companheiro e NUNCA ande colado na traseira dele. Uma freada, um desvio pode acarretar em um acidente sério.

(3.5) NÃO FIQUE PASSEANDO entre as motos posicionadas e nem fique estressado por ter uma moto a sua frente mais vagarosa. Os Novatos PRECISAM estar distribuídos entre os mais experientes, para aprenderem a postura e a forma correta de pilotagem. De que adianta estar entre os que conhecem se estes se mostram estressados. Caso perceba que o problema não é a cilindrada, mas sim o receio do condutor, na próxima parada, chame o companheiro e converse com ele e mostre a ele a forma correta. AFINAL, A GENTE É COMPANHEIRO PRÁ QUÊ?

(3.6) NOVATOS – Não se sintam constrangidos se algum companheiro mais experiente quiser lhe dar orientações. TODOS NÓS já fomos novatos um dia. Infelizmente, muitos de nós aprendemos na marra e outros não estão mais aqui para contar o que deu errado. Aproveite e abuse deste privilégio;

(4) Tão importante quanto o líder do comboio, o final do comboio sempre deve ter uma motociclista de cilindrada intermediária as que estão no grupo. Ele precisa ter velocidade para conseguir chegar ao líder e avisar de algum imprevisto, para que este pare o comboio em local seguro. Em caso de parada involuntária de alguma moto, o carro de apoio deve parar e aguardar junto ao motociclista, caso não possa, o penúltimo motociclista deve parar e aguardar junto com o companheiro, para que o último avise o líder do comboio.

(5) O posicionamento das motos na via serve também para permitir que veículos de maior velocidade possam realizar ultrapassagem. Ao visualizar um veículo muito próximo tentando ultrapassar, o motociclista que está posicionado do lado centro-esquerdo, deve deslocar-se para a direita SEM AUMENTAR OU DIMINUIR a velocidade ficando entre as motos que estão no centro-direito, formando, apenas naquele momento, uma fila indiana ao lado direito da faixa de rolamento (motivo esse da distância de segurança e não andar lado a lado). Assim que for ultrapassado, o mesmo deve voltar a sua posição original. Muitas vezes o comboio ocupa muito espaço na rodovia, o que causa certa irritação nos demais usuários da via, devido a dificuldade de ultrapassagem e muitas vezes forçando os carros a se posicionarem no meio do grupo, podendo causar uma acidente.

(6) Parar no acostamento das rodovias sem motivo justificado, gera infração de trânsito. Portanto, quando o grupo quiser parar para fotos ou descanso, o líder deve achar um local seguro, longe de curvas, aclives, declives, cruzamentos e com um acostamento que os veículos fiquem TOTALMENTE fora da faixa de rolamento. Motos devem parar de forma perpendicular a via (de lado no acostamento). Isso evita que o mesmo fique posicionado do lado esquerdo da moto, justamente sobre o bordo da via. CARROS DE APOIO: APENAS os motoristas devem descer pelo lado esquerdo, pois os mesmo tem o retrovisor para saber se pode descer... DESÇA SEMPRE PELO LADO DIREITO DA VIA, no acostamento.
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