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Ando preocupado com a segurança do grupo nas viagens
#1
Olá grupo.

Com base em alguns acontecimentos, gostaría de vir a público fazer um apelo quanto ao comportamento
de alguns membros sobre a maneira como pilotam.

Bom, não vou citar nomes, isso não é pessoal, não é esse meu objetivo.
Também, não quero aqui criar atrito com ninguém. Estou tomando a liberdade porque senti isso na pele
uma vez, e também porque hoje, vi um acidente feio por conta disso que quero discutir aqui.

Também, não quero aqui, vender a idéia de que sou um exímio piloto. Sou do ponto de vista que devemos
sempre estar aprendendo e aprimorando nossas habilidades.

Muito bem, vamos as fatos.
Segurança ao andar em grupo, essa é a minha preocupação.

É sabido que alguns dentre nós tem grande habilidade com a moto, anda diariamente vários e vários quilômetros
com a mesma.
É sabido também que muitos andam pouco, mas gozam de tal habilidade.
Entretanto, independente se andam muito ou pouco, alguns dentre nós não possuem a acuidade/habilidade
necessária para manter uma pilotagem segura, principalmente em grupo.

ALERTA: não quero criticar ninguém. Estou movido pela emoção pois acabei de presenciar um
acidente terrível, e isso me reportou a várias situações viajando com os maníacos onde coisa igual
poderia perfeitamente ter acontecido.

Os fatos que pude presenciar até hoje foram:

1 - Ida para o niver de 1 ano. Entroncamento. Todos param, menos um, que além de quase atropelar
um integrante do grupo, passa reto. Por sorte não vinha carro, pois se assim o fosse, teria morrido.

2 - Ida para Ubatuba, um integrante fazendo graça, entra forte na curva, quase entra em colisão com outro membro,
com esposa na garupa. Pista simples, com carro descendo na outra mão.

3. Ida para Serra Negra, integrande descendo a serra e outro muito próximo atrás (4 a 5 metros), quase colidem
em uma curva quando o primeiro freiou mais que o de trás, fazendo com que o de trás perdesse a curva e quase se mata.

4. Ida para Angra, membro na frente do comboio reduz a velocidade repentinamente, sem nenhum sinal de aviso.
Cinco ou seis motos que vinham atrás, fazem das tripas coração para não passarem por cima do
maldito e não colidirem lateralmente.

5. Nessa eu não estava presente, mas sei do caso. Membros passeando no final de semana.
Membro que conduzia o combio em cidade do interior, entra na contra-mão levando consigo os seus amigos.

6. E por fim, um caso que aconteceu ontem em São Paulo, na entrada do Ibirapuera.
Alguém guiando alguém que não sabia o caminho, reduz repentinamente a velocidade para entrar a direita.
Não da seta nem antecipadamente nem no momento, e o "alguém" de trás além de reduzir, frear, rezar e soltar
aquele gemidinho de... "i.. f___deu", se vê em uma situação muito desagradável.

7. Membro usando componentes de outras motos não compatíveis com a sahara,
colocando a integridade de todos em risco (esse foi eu mesmo, ao não
atentar para o fato do borracheiro colocar câmara de ar de biz no pneu da sahara).

Bom, galera, isso é só uma amostra dos riscos que corremos.
Ontem alguém me disse que os organizadores do Ibira Moto Point fornecem curso de
pilotagem com carga horária de 12 horas.
Os grupos são de no máximo 20 pessoas. Inclui parte terórica e as últimas 4 horas são práticas.
Eu particularmente tenho muita vontade de fazer um curso desses, pois tudo o que aprendi foi por conta própria,
na base do fazendo para aprender. Li bastante, procurei na net, conversei com alguns,
sentei na moto e fui praticar.

A mensagem que quero deixar é o seguinte. Todos gostamos de adrenalida, de velocidade.
Eu sou um deles, ando forte, pego corredor, inclusive acho que abuso mais do que devia.
Muitas vezes sou imprudente. Um bom teste para saber se tu pilota bem é servir de guia para alguém.
Tente passar por essa experiência e depois peça a opinião sincera do cara que teve que te seguir.
Você andar sozinho, é uma coisa. Andar em grupo é algo totalmente diferente.
Tu passa a ser responsável pela integridade física do grupo todo.
Se tu faz uma navalhada, o grupo todo pode vir a sofrer as consequências.

Então fica a dica, se vai andar em grupo, sinalize certinho e antecipadamente o lado que vai
virar.
Se está em alta velocidade na pista e tem que reduzir, dá primeiro um toquinho no freio, uma sinalizada,
depois freie para valer.
Se não conhece a pista, não abuse da sorte, pilote com prudência.
Se está em grupo, fique atento ao comportamento dos outros na pista.
Não fique muito próximo a ponto de não ser visto pelo retrovisor. Não aproxime lateralmente sem ser notado.

Acredito que o objetivo de todos aqui é sair no final de semana, ter um passeio agradável
e voltar para casa inteiro para mais uma semana de trampo duro.
Fatalidades acontecem, e como tal, podem cair sobre qualquer um de nós, entretnto, seria terrível se envolver
em um acidente infantil, onde a culpa foi por imprudência ou desatenção de um amigo seu.

Outro fato que gostaria de comentar.
Eu era um caso a parte, estava com problemas na moto e concordo que não poderia comprometer
a viajem de mais de 15 motos. Mas, condeno o comportamento da galera que saiu no domingo por volta das 10 e meia
lá de Carrancas.
Sairam pelo menos umas 15 motos, todas juntas. Não precisou nem 150 km de estrada para o grupo
se desfazer. Duas horas depois você encontrava maníaco em praticamente todo ponto da pista.
Encontrei o Anderson, o Pedro e o Elinaldo em um ponto, encontrei o Hamilton e a Cris em outro.
Depois encontrei o Elinaldo sozinho em outro. Teve membro com problemas na moto e quase que fica sozinho na pista.
Definitivamente isso não está correto. Irmandade é pra viver e andar unida.

Fica aqui o eu apelo para que, como nesses dois anos de estrada, milhares de quilômetros
rodados, nada veja a acontecer em nossas viagem. Como o grupo tem crescido muito, cada vez entrando gente nova,
aumenta também a minha preocupação com a segurança de meus amigos.

Caso alguém se interesse, ou saiba mais sobre dicas de segurança, técnicas de pilotagem, etc.
vamos debater, pois o assunto é de extrema importancia.

Grande abraço a todos.


Obs. Sobre o acidente que presenciei, tratou-se de um cara em uma XT660 azul, que estava a uns
100 metros na minha frente, seguido de perto por uma cara de twister verdinha.
Aqui em pira tem uma rua que é mão simples, e a uma certa altura, passa a ser mão dupla, somente com
uma marcação no asfalto. O cara da XT jogou na contra mão para fazer uma ultrapassagem,
o carinha da TW não sabia que era contra-mão, deu de frente com um golzinho. Eu me assutei que quase cai da moto.
O cara voou por cima do gol e cai do outro lado, e o carro que vinha atrás quase passa por cima.
Quando passei pelo acidente, notei que a placa da Twiste era de Amparo, ou seja, o cara não conhecia
a cidade, entrou na onda do cara da XT e se ferrou.

Por isso cuidado, se pilotas em grupo ou está guiando alguém por onde não conhece, atenção redobrada.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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