Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Montando filtro de Ar da Sahara utilizando do Fiesta ARL9608
#36
Relato sobre um problema na moto ocasionado pelo filtro gambitech:

Fiz o filtro, utilizando o material do filtro ARL 9608, viajando logo em seguida para Carrancas. A moto ficou muito econômica, mas em alta rotação/velocidade, dava umas "pequenas" falhadas; que eu não associei ao filtro. Na parte pequena da abertura, retirei toda a borracha da moldura do original, para que o papelão ocupasse maior espaço (acreditava que maior entrada de ar, fosse melhor). Veja uma foto (o filtro já esta sujo devido ao uso).

[Imagem: filtrosemespuma.jpg]

Ao poucos fui sentindo que a moto estava "cortando", quando havia a necessidade de aceleração mais rápidas, como em ultrapassagens. Ainda achava que devia ser gasolina ruím, apesar de sempre que possível abasteço com Podium da Petrobrás.
Na ida para Vinhedo, logo na saída de Pouso Alegre, fui fazer uma ultrapassagem e acelerei rápidamente, quando ele cortou e tive que ir ao acostamento para sair da pista contrária. A partir deste momento a moto não aceitava aceleração; ficando funcionando, somente se acelerasse progressivamente, mas, isso até uma determinada rotação, depois cortava e morria.
Votei ao mecânico que de imediato disse que era filtro sujo. Abrimos e ele ficou surpreso pelo filtro e me disse que estava limpo e achou muito bom a gambitech. Para resumir: a moto passou a semana na oficina e ele fazendo testes - trocou vela (sem necessidade), limpou carburador (sem necessidade), verificou fiação, trocou o CDI (voltou o antigo). Até que notou que colocando a mão na entrada de ar, a moto melhorava. Daí colocou uma espuma mais espessa, por cima do papelão do filtro e foi reduzindo até que deixou somente em cima da abertura menor.
[Imagem: Fitrocomespuma.jpg]

A moto voltou a funcionar melhor, mas não normal. Ainda corta se há uma aceleração muito rápida.

Moral da história: Gastei R$20,00 no filtro do Fiesta, mais R$90,00 no mecânico, para ele me convencer a utilizar o original da Honda e agora, vou ter comprei um original por uns R$130,00, para poder ir a Penedo. Total dos gastos R$240,00.

Acho que o papelão do Filtro do Fiesta é muito fino e mesmo deixando a espuma, não se iguala a espessura do Filtro original da Honda que parece ser um feltro e não papel.
Creio que o problema não deverá ocorrer em todas as motos, devido a diferenças de tecnologias dos anos de fabricação - a minha é 93.

Abraços
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)