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Montando filtro de Ar da Sahara utilizando do Fiesta ARL9608
#1
Bom galera, sei que o Douglas já fez um tutorial sobre a adaptação do Filtro de Ar do Celta, mas como esse é do Fiesta novo, gostaria de postar como outra adaptação(Gambitech).

Material necessário:
1 Filtro de ar do novo Fiesta ARL9608 R$23,80
1 tubo de silicone R$2,70
1 carcaça do filtro da sahara
Estilete
Dreamel(ou similar), pode se usar somente uma lixa.

TOTAL GASTO R$26,50

Material Base:
[Imagem: Imag003.jpg]

Olha só o tamanho do filtro:
[Imagem: Imag002.jpg]

PASSOS:

1º - Pega-se o filtro velho da sahara. Para quem não pode ficar com a moto parada, sugiro arrumar um nos “usados”.

Externo:
[Imagem: DSC01882.jpg]

Interno:
[Imagem: DSC01883.jpg]

2º - Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel: [Imagem: DSC01884.jpg]

3º - Utilize a Dreamel ou lixa para deixar bem lisinho as laterais:
[Imagem: Imag004.jpg]

4º - Lave a carcaça com água e sabão e enxugue bem:
[Imagem: Imag005.jpg]

*Dica antes da etapa 5 e 6, ao utilizar o estilete, use cortando de dentro para fora, como na imagem:
[Imagem: Imag021.jpg]

5º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte maior):
[Imagem: Imag006.jpg]

*Dica antes da etapa 6, utilize a própria carcaça para apoiar a peça ao cortá-la. Veja que pode usar umas linhas que já vem no filtro para se orientar:

6º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte menor):
[Imagem: Imag007.jpg]

7º - Agora com ambos cortados, insira-os na carcaça para verificar se existe alguma correção a ser feita.
[Imagem: Imag009.jpg]

*No caso desse filtro, tem que se tirar um pouco da lateral que se encontra com a parte menor:
[Imagem: Imag008.jpg]

*Agora que confirmamos que tudo se encaixa, iremos resolver um pequeno problema que surge ao cortar o filtro da parte pequena:
[Imagem: Imag013.jpg]
[Imagem: Imag011.jpg]

*Não se preocupe com a parte maior, pois essa já vem vedada de fabrica nas laterais:
[Imagem: Imag014.jpg]

8º - Para resolver isso iremos usar a cola de silicone, aplicando entre os vãos e depois colocando um fita durex larga encima, inserindo a peça no local e esperando por 10 minutos.
[Imagem: Imag017.jpg]
[Imagem: Imag018.jpg]

*Se por acaso o espaço entre o papel e a beirada da carcaça existir, utilize algo para espaçar as arestas do papel.
[Imagem: Imag020.jpg]

*Você irá perceber que é possível efetuar outro filtro de ar com o que sobrou, repita as etapas 6, 7 e 8.
[Imagem: Imag022.jpg]
9º - Etapas finais, colando o filtro cortado na carcaça, começaremos pela parte menor, aplique coloca nas partes emborrachas, bem na parte que se encaixa com a carcaça, não precisa exagerar.
[Imagem: Imag024.jpg]
[Imagem: Imag025.jpg]
[Imagem: Imag026.jpg]

10 – Depois acrescente a cola de silicone nas área não emborrachada que se encontra com a carcaça, mas não na parte que faz divisa com a parte maior.(Porque? Por que nós já colamos as arestas e quando colar a parte maior irá encher de cola na divisa entre as duas partes)
[Imagem: Imag027.jpg]

11º - Agora efetuaremos o mesmo processo de cola na parte maior.
[Imagem: Imag028.jpg]
[Imagem: Imag029.jpg]

12º - Pressionando bem, para distribuir bem a cola, depois verificamos as laterais.
[Imagem: Imag030.jpg]

13º - Aplicamos cola na parte que não possui borracha.
[Imagem: Imag031.jpg]

Pronto, finalizamos nosso novo Filtro de Ar:

Externo:

[Imagem: Imag032.jpg]

Interno:

[Imagem: Imag033.jpg]

Do material utilizado, foi possível efetuar dois filtros de Ar, e ainda sobrou 75% da cola de silicone e mais um pedaço do filtro, com o qual se pode fazer dois da parte pequena.
[Imagem: Imag034.jpg]

Isso ae galera, espero poder ajudar aqueles que tem medo de dizer não ao monopólio da honda em relação ao valor das peças de nossa sarita, duvidas é só me chamar. Se esqueci algo, favor avisar para acrescentar no tutorial. Para quem quiser imprimir, posso disponibilizar o arquivo.

Paulo(PSBELLOPRADO), estou esperando você trazer a pretinha para instalar o filtro de AR Wink !

Em relação ao tempo da cola de silicone, nada fala no tubo, mas pela experiência que tenho com cola de silicone, coisa de 30 min tá pronto, como não quero arriscar , vou dar 12h de descanso para a menina.


Ed.

Ps1.: Fotos de celular, desculpe a qualidade, mas sem luminosidade solar ficam assim as fotos. Até a metade do ano compro uma camera :roll:
Ps2.: Irei acrescentar depois se ouve alguma modificação no desempenho e consumo da moto.
Sahara 96/97 Roxa 8)!  Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
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