Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
RPM vs velocidade
#6
Saharentos:

Fiz a medição RPM x Km/h também... Vamos ver se todos começam a postar, para compararmos as performances!

Dados da motoca:

Ano: 1997
Km: 47mil Km rodados
Pneus: Pirelli MT75 4mil Km rodados
- dianteiro: 90/90
- trazeiro: 130/80
Calibragem: 26 psi
Relação: 11mil km rodados
- corrente DID
- coroa Riffel (38D)
- pinhão Riffel (14D)
Gasolina: Premium BR
Tanque: cheio
Carenagem: sim , completa
Bauleto: sim, vazio
Piloto: 72 Kg
Garupa: não

Pista: plana
Piso: asfalto, ótima condição, seco
Temperatura: 12 graus
Vento: não

Procedimento: 6a. marcha, mensuração tomada depois de 10 seg. na rotação desejada.

Medidas:

RPM km/h
3.000 40
3.500 52
4.000 65
4.500 75
5.000 82
5.500 95
6.000 105
6.500 115
7.000 122
7.500 135

Analisando esses dados contra os do Martinez, notei o seguinte:
1.) No intervalo entre 3000 e 4500 aumento de 35Km/h (country) contra 25Km/h (martinez)
2.) No intervalo entre 4500 e 6000 aumento de 30Km/h (country) contra 29Km/h (martinez)
3.) No intervalo entre 6000 e 7500 aumento de 30Km/h (country) contra 29Km/h (martinez)

Podemos concluir que com pinhão de 14D temos mais arrancada (o aumento de velocidade no mesmo intervalo de rpm é maior) - porém com pinhão de 15D a velocidade final é maior, além de atingi-la com menor giro; vejam:

country:
122 Km/h a 7000
135 Km/h a 7500

martinez:
135 Km/h a 7000
139 Km/h a 7500

Como dizia minha vó - o que é do gosto, arregala o caroço! Arrancada ou Final? Torque ou Velocidade? Você decide!
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)