24-02-2007, 11:15 PM
Preciso da ajuda dos especialistas...
desde o final do ano passado que vinha percebendo uns estalos na roda traseira...
começou o plec plec quando descia uma ladeira freando. (em grumari, lembra fbastos?)
achei que fossem os raios. Não eram.
o tempo passou e o barulho passou a ser mais alto, agora nas saídas (de 0 a 20 Km/h).
desconfiei dos rolamentos, mandei trocar.
notei que a roda agora estava bamba quando ia esticar a corrente.
o barulho continuou, parecia uma pipoqueira...
achei que fosse a relação riffel (a relação anterior, tb riffel, tinha perdido partes da corrente).
troquei a relação, botei corrente com retentores e tudo.
como o barulho continuava e a roda bambeava quando folgava o eixo, resolvi trocar os rolamentos eu mesmo.
os rolamentos estavam com uma pequena folga cada, sacudindo perto da orelha dava pra escutar.
o rolamento do lado esquerdo era de diametro interno maior que o diametro do eixo, por isso a roda bambeava quando desapertava o eixo.
rolamentos novos, medidas corretas e o barulho voltou em poucos dias, tá horrível.
obs, o rolamento do lado direito (freio) entra e sai com a mão.
o espaçador nao fica solto dentro do cubo com os rolamentos no lugar. entao acredito que ele nao "encolheu"
uns falam em trocar o espaçador interno, outros dizem que essa peça nao desgasta...
uns falam em trocar o cubo, pq o rolameto saindo fácil é sinal de folga e isso detona com ele...
e aí? troco o que? o espaçador nao tem na honda, só encomendando, o da bros serve? ou nem preciso trocar?
coloquei dois videos para vcs verem o quanto medonho está o negócio...
girando a roda:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uIMmbS4XZno [/youtube]
andando:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f1SkPsFy03c[/youtube]
desde o final do ano passado que vinha percebendo uns estalos na roda traseira...
começou o plec plec quando descia uma ladeira freando. (em grumari, lembra fbastos?)
achei que fossem os raios. Não eram.
o tempo passou e o barulho passou a ser mais alto, agora nas saídas (de 0 a 20 Km/h).
desconfiei dos rolamentos, mandei trocar.
notei que a roda agora estava bamba quando ia esticar a corrente.
o barulho continuou, parecia uma pipoqueira...
achei que fosse a relação riffel (a relação anterior, tb riffel, tinha perdido partes da corrente).
troquei a relação, botei corrente com retentores e tudo.
como o barulho continuava e a roda bambeava quando folgava o eixo, resolvi trocar os rolamentos eu mesmo.
os rolamentos estavam com uma pequena folga cada, sacudindo perto da orelha dava pra escutar.
o rolamento do lado esquerdo era de diametro interno maior que o diametro do eixo, por isso a roda bambeava quando desapertava o eixo.
rolamentos novos, medidas corretas e o barulho voltou em poucos dias, tá horrível.
obs, o rolamento do lado direito (freio) entra e sai com a mão.
o espaçador nao fica solto dentro do cubo com os rolamentos no lugar. entao acredito que ele nao "encolheu"
uns falam em trocar o espaçador interno, outros dizem que essa peça nao desgasta...
uns falam em trocar o cubo, pq o rolameto saindo fácil é sinal de folga e isso detona com ele...
e aí? troco o que? o espaçador nao tem na honda, só encomendando, o da bros serve? ou nem preciso trocar?
coloquei dois videos para vcs verem o quanto medonho está o negócio...
girando a roda:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uIMmbS4XZno [/youtube]
andando:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=f1SkPsFy03c[/youtube]