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Kit Correia x Corrente
#13
Alongar ou encurtar a relação não faz a moto ficar mais ou menos potente, apenas aprimora ou piora a forma de utilizar os cavalos produzidos no motor, e a minha opinião é que o pinhão de 15 piora esse aproveitamento, piorando a aceleração e velocidade máxima, pois a 5ª fica curta e a 6ª longa (Pra mim, velocidade máxima é na estrada plana e piloto ereto)
A mudança da relação secundária (correia x cardã x corrente), mesmo mantendo a mesma relação, pode sim fazer com que os cavalos do motor sejam consumidos durante o trabalho de passar os cavalos para a roda.
Um cardã tem atrito interno e principalmente, mais massa do que a corrente.
Uma correia tem menos massa, mas o atrito é imenso (O que é mais fácil dobrar, uma corrente ou uma correia?, multiplica isso por zilhões de vezes)
A corrente é a mais eficiente, mas dá um trabalho da porra.

Quando falei da pedra estragando correia, é experiência própria, não minha graças a Deus pois uma correia da Buell vale 500 pratas no barato, 800 na CC. E não foi pedra grande, foi uma pedrinha dessas de asfalto, entrou na relação e esgarçou a fibra de kevlar, não estourou mas o dono teve que trocar. Nas Buell, o histórico é de 30 a 40kkm, no máximo, e todo mundo fica avaliando os custos para adaptar corrente...
Alexis
Sahara 96
Ulysses "Boo" 2006
Ex.RX80/CG125/Ténéré250/Shadow750
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