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Bateria secando
#31
Hamilton Escreveu:Show de resposta Fabrício...
Mas eu fiquei com uma dúvida, em um post você disse que a tensão em 6000 rpm não devia passar de 14,5 V e no outro que deveria ficar entre 13,5 e 15,5 V a 5000 rpm. Qual é o valor máximo admitido?

Abração,
Rá.

Então hamiltom , os 14,5 V que eu citei num poste é a média aritimética de 13,5 com 15,5 V, na verdade eu deveria ter dito que a tensão (voltagem) deve estar em torno de 14,5 V em tal post. Os valores de 13,5 à 15,5 V eu retirei de um manual de mecanica da SAHARA que a propria honda distribui para suas autorizadas. Essas variaçoes de valores existem devido que os componentes eletronicos por mais precisos que sejem, sempre possuem uma erro tolerável na fabricação. A questão da bateria secar está intimamente ligada com o regulador retificador como um amigo citou acima. Os reguladores tem que desligar (interromper a carga na bateria) quando a tensão atingue um certo valor (entre 13,5 à 15,5 V) se isso não acontecer, a solução da bateria começa a esquentar demasiadamente e a agua começa a evaporar. Vc ja deve ter reparado alguns carros as vezes do nada começam a gritar correia de alternador e depois param, isso acontece quando a correia esta frouxa ou gasta, daí quando o regulador liga, o alternador fica pesado pra rodar e a correia patina, e quando a bateria atinge a carga maxima ele desliga e a correia para de gritar. O regulador monitora a tensão atravéz de um fio preto que ele possui (a maioria dos reguladores). Muita gente acha que esse fio é ligado ao negativo, mas na verdade ele é um fio que é ligado ao positivo, se esse fio partir, ou oxidar nos bornes, o regulador pode perder a referencia de tenção e ferve a solução, alem de elevar a tensão a ponto de queimar lampadas e demais cargas, mas as vezes pode ser um problema interno mesmo. Um exemplo, a falcon usa uma outra tecnologia, ela não tem esse fio preto, mas não tá aprovando muito, pois falcon com regulador queimado é muito comum. Na verdade acho que o problema não é a tecnologia do regulador da falcon, mas sim o local que ele é instalado. Fica por cima da roda traseira, um local onde pega lama, a lama impregina nas aletas e ele talvez sobreaquece a ponto de queimar, Outra teoria é que: O regulador aquece muito quando trabalhando, no caso da falcon, se vc pegar uma chuva repentina, a roda logo joga essa agua nas aletas do retificador provocando um choque térmico. Bom isso é uma teoria minha nada comprovado mas faz sentido.
Enfim, não é muito difícil recondicionar um regulador retificador, o duro é abrir o invóculo, é necessário uma fresa 3D de altissima rotação. futuramente é provavel que eu esteja realizando esse recondicionamento.
Abraços a todos
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