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Regras para viajar em Grupo
#6
gazunga Escreveu:Amigos,
coloquei abaixo algumas dicas de como se portar em comboio em nossas viagens. Por favor, leiam até o fim pois é muito relevante.

Para viajar em grupo, a melhor opção de formação na estrada é a clássica (fila indiana alternada), ou seja, quando a moto da frente estiver do lado direito você automaticamente deverá ficar no lado oposto e vice-versa. Essa atitude deverá vir sempre do capitão da estrada (lado esquerdo da faixa de rolamento) e o seu primeiro seguidor (2º da fila, que fica do lado direito na faixa de rolamento). Nunca mude dessa posição, evitando o zig-zag (trança) para os demais seguidores.

o grupo deverá antes de sair nomear o capitão de estrada, o ferrolho, ajudante do ferrolho e combinar o caminho que se fará, paradas para abastecimentos, etc.

na viagem em grupo, mantenha uma distancia segura da moto da frente, nunca se distancie demais das motos da frente, lembre-se que o capitão de estrada tem que ter a visão de todos pelos retrovisores.

a noite, proceda da forma acima, porém redobre a atenção com a moto da frente e a de trás. Lembre-se que de noite o capitão não tem a visão do grupo como um todo. Caso tenha observado alguma anomalia ligue a seta intermediando direita e esquerda a fim de ser notado pelo ajudante de ferrolho ou informe o capitão.

nas ultrapassagens, o capitão de estrada vai determinar qual a melhor hora ou se o movimento e a estrada forem críticas, qual será a sua melhor hora, assim todos seguirão da mesma forma, mas com segurança. Quando o capitão de estrada sair para ultrapassar, não significa que todos têm que fazê-la naquele momento. Aguarde, ultrapasse com segurança e reúna-se ao grupo novamente.

use os retrovisores! Nunca deixe um carro colar na sua traseira, mesmo que todos da sua frente estejam na mesma faixa de estrada, assim se você abrir para o carro passar todos irão fazer o mesmo com segurança. Não somos os donos das estradas, alguns motoristas pensam que são e podem acabar com a nossa viagem!

se você não é o líder e nem os ferrolhos, nunca ultrapasse a moto à sua frente. Caso ela não esteja acompanhando o ritmo, sinalize para que acelere. Se não der certo, na parada seguinte leva o caso ao capitão.

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Capitão da Estrada

É aquele com mais experiência de viagens no momento. Conhecedor dos caminhos e estradas a seguir, respeitará a sinalização não ultrapassando em hipótese alguma a velocidade máxima permitida em cada trecho.

Também trabalha constantemente com a visão dos retrovisores, sempre que possível estará contando se todos os integrantes estão na estrada. Deverá ser auxiliado pelo 2º homem, quando solicitado, para verificar se todos estão bem, na dúvida ele deverá parar e verificar pessoalmente.

Deverá observar as melhores possibilidades de ultrapassagem e colocação do grupo nas estradas, as faixas de estrada que ele estiver todos deverão segui-lo. Ele, auxiliado pelo ferrolho, determinará com segurança para todos, a velocidade que o grupo vai viajar.

Ajudante de Ferrolho

Este trabalhará constantemente com o Ferrolho, ou seja, revezando em posições quando necessário, avisando o capitão de estrada na ocorrência de algum problema e ficando na estrada para auxiliar aquele que parou sem qualquer aviso, enquanto o ferrolho toma as devidas providências. A noite este devera percorrer com maior freqüência o grupo e informar as condições numérica do grupo e do ritmo da tocada ao capitão.

Ferrolho ou Sargento

Esse cargo é muito complexo e complicado. Exige um motociclista experiente e que tenha uma moto potente para arrancadas bruscas e ágil bastante para andar em meio ao trânsito quando for preciso buscar o capitão de estrada.

O Ferrolho tem que ter percepção dos momentos críticos, saber o momento certo para abrir (a esquerda) e dar passagem para um veículo em maior velocidade, se possível sinalizar para esse veículo passar com calma. Também deverá saber o momento para se bloquear uma estrada para a ultrapassagem segura dos demais da frente, buscar e segurar algum motorista que se colocou no meio do grupo, ou seja, para cada viagem irá encontrar uma dificuldade e terá que ter solução para a melhor proteger o grupo.

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Sinais: Use sempre sinais para indicar alguma coisa quando em movimento com sua moto, não adianta ficar ao lado de um companheiro gritando, pois ele não vai entender nada. O sinal que todos acostumaram a ver é a do braço erguido indicando que ...

o que? Nada, se não for organizado e combinado, então vejamos; ...

O braço erguido e com a seta ligada , indica que o grupo vai tomar outra direção, ou virar para o lado em que a seta está ligada. Não fique constantemente com o braço erguido, esse sinal é apenas um alerta e você deverá abaixar seu braço assim que o seu seguidor te veja e estiver levantando o dele.

Braço erguido constantemente sem a seta estar ligada: Significa que na estrada tem algum problema, levante o seu braço também e fique atento , diminua a velocidade, prevendo uma possível parada no meio da estrada. Se parar no meio da estrada for necessário, nunca o faça de noite e saia sempre para o acostamento.

Problemas com combustível : Se o capitão de estrada estiver muito longe de você e ou sua máquina não for suficiente para alcançá-lo, vá até o penúltimo da fila (ajudante ferrolho) e faça o sinal característico com o seu indicador direcionado para o seu tanque de gasolina e em seguida um sinal de negativo com o polegar, o ferrolho ou ajudante vai ter que se comunicar da mesma forma com o capitão da estrada.

Você está passando mal: Da mesma forma acima, só que sinalize com o indicador para o seu peito e depois o sinal de negativo.

Problemas com sua moto: Da mesma forma acima, só que com a uma mão espalmada em cima do tanque em seguida o sinal de negativo com o polegar.

Parada para urinar: Indicador para a sua barriga e em seguida indicador e polegar aberto (na forma de um revolver) indicando para o chão. Esse sinal deverá ser passado para o ajudante de ferrolho e para o ferrolho, logo após pare com segurança. Os avisados tomarão as seguintes providências: O ferrolho vai avisar o capitão de estrada com o mesmo sinal que por conseqüente este diminuirá a velocidade do grupo, o ajudante passa a ser o ferrolho e quando a moto que parou retornar ao grupo, este vai até o capitão, faz o mesmo sinal e complementa com o sinal de positivo, na qual retornarão a velocidade que era conduzido o grupo.

Indicador para o chão; Significa algum objeto ou buraco na pista, se você não estiver vendo o que é, passe na mesma faixa que a moto da frente passou, repasse o sinal para que todos fiquem atentos.



Espero que seja útil para quem ainda não conhece esse procedimento

Mais informações acessem: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.cbbrasil.com.br">www.cbbrasil.com.br</a><!-- w -->

Grande abraço a todos

fbastos Escreveu:Gazunga, sempre é bom relembrar esses detalhes; já existe um tópico desses, e que por sinal foi bastante difundido..................Deixaremos essa mensagem aqui e quando se aproximar de alguma viagem iremos colocá-lo em evidência, valeu pela dica...........e por ter assumido a posição de ferrolho na viagem à Friburgo em substituição ao Miguel, sempre é bom termos mais de uma pessoa, nesta posição que eu acho a mais importante.

MSgs transferidas de outro tópico
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