17-08-2006, 06:06 PM
Sinais e Formações (Parte 2)
Abortar um intruso no comboio
- Com a mão esquerda aponta para o intruso e faz o sinal romano negativo
Permitir uma adesão ao comboio
- Com a mão esquerda aponta para a adesão e faz o sinal romano positivo
Vou ultrapassar
- Armar a seta para o lado da ultrapassagem e aguardar o serra fila fechar o trânsito e dar o sinal
Vou continuar a ultrapassagem
- Manter a seta acionada até a última ultrapassagem
Encostar comboio para ultrapassagem de automóveis
- O serra fila arma a seta e ultrapassa os componentes do comboio para encostar à direita em fila indiana e ao mesmo tempo sinaliza para os carros ultrapassarem, esta manobra exige perícia e atenção
Fila indiana
O Capitão levanta a mão e o dedo indicador representando 1
Para voltar a formação dupla
- O capitão que está puxando o comboio levanta a mão esquerda e faz o sinal em “V”
Preciso parar
- O integrante levanta a mão esquerda apontando para si, e ultrapassa o comboio até o capitão que levará o comboio para o acostamento
Vai chover
- Com o dedo indicador aponta para o céu e depois com todos os dedos para baixo imitando chuva
Para saber se todo o comboio está bem
- O capitão arma a seta para a direita, e depois para esquerda, e assim sucessivamente todos os integrantes fazem a mesma sinalização.
Formações e preparos prévios
- A formação é acordada antes do inicio do comboio, cada integrante tem obrigação de estar com toda a documentação em dia, e a moto abastecida em condições de rodagem
A velocidade deve ser combinada antes, levando em consideração o trajeto, perfil, e experiência dos motociclistas.
Movimentação
- Os componentes devem evitar ao máximo alterar as suas posições depois de iniciado o comboio
Capitão – O integrante escolhido pelo grupo que vai puxar o comboio
Serra Fila – Integrante com experiência para segurar o transito nas ultrapassagens do grupo, saída e entrada do grupo na pista, e encostar o comboio em fila indiana para ultrapassagens de veículos.
Abortar um intruso no comboio
- Com a mão esquerda aponta para o intruso e faz o sinal romano negativo
Permitir uma adesão ao comboio
- Com a mão esquerda aponta para a adesão e faz o sinal romano positivo
Vou ultrapassar
- Armar a seta para o lado da ultrapassagem e aguardar o serra fila fechar o trânsito e dar o sinal
Vou continuar a ultrapassagem
- Manter a seta acionada até a última ultrapassagem
Encostar comboio para ultrapassagem de automóveis
- O serra fila arma a seta e ultrapassa os componentes do comboio para encostar à direita em fila indiana e ao mesmo tempo sinaliza para os carros ultrapassarem, esta manobra exige perícia e atenção
Fila indiana
O Capitão levanta a mão e o dedo indicador representando 1
Para voltar a formação dupla
- O capitão que está puxando o comboio levanta a mão esquerda e faz o sinal em “V”
Preciso parar
- O integrante levanta a mão esquerda apontando para si, e ultrapassa o comboio até o capitão que levará o comboio para o acostamento
Vai chover
- Com o dedo indicador aponta para o céu e depois com todos os dedos para baixo imitando chuva
Para saber se todo o comboio está bem
- O capitão arma a seta para a direita, e depois para esquerda, e assim sucessivamente todos os integrantes fazem a mesma sinalização.
Formações e preparos prévios
- A formação é acordada antes do inicio do comboio, cada integrante tem obrigação de estar com toda a documentação em dia, e a moto abastecida em condições de rodagem
A velocidade deve ser combinada antes, levando em consideração o trajeto, perfil, e experiência dos motociclistas.
Movimentação
- Os componentes devem evitar ao máximo alterar as suas posições depois de iniciado o comboio
Capitão – O integrante escolhido pelo grupo que vai puxar o comboio
Serra Fila – Integrante com experiência para segurar o transito nas ultrapassagens do grupo, saída e entrada do grupo na pista, e encostar o comboio em fila indiana para ultrapassagens de veículos.