Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto no descanso com a chave ligada detona o CDI?
#4
Então, dessas que alguém fala e vc fica encucado, mesmo que seja uma grande besteira, até porque, um CDI não é tão barato assim...


Segue um texto para tentar esclarecer um pouco.

A unidade de CDI é destinada exclusivamente à ignição da vela, esta responsável pela queima da mistura, dentro dos cilindros.

Para se entender melhor o seu princípio de funcionamento, deve-se entender como é o funcionamento de um motor à combustão. Admite-se uma mistura de ar e gasolina, dentro dos cilindros. Essa mistura é comprimida pelo pistão, dentro do cilindro totalmente vedado (valvulas de admissão e escape, nessa etapa, estão fechadas), e em um ponto determinado, a vela lança uma centelha, que faz essa mistura comprimida explodir, forçando a descida do pistão, que se encarrega de girar o virabrequim. Basicamente, a combustão deve ocorrer em um momento preciso do funcionamento do motor. Ela não deve, por exemplo, ocorrer no momento em que o pistão inicia a subida, e nem deve ser tão tarde, no momento em que o pistão já está meio curso na descida. Existem retardos e avanços na ignição, dependendo da rotação, maximizando o rendimento do motor, pois variados fenômenos podem ocorrer, se a curva de ignição fosse "plana", desde batidas de pino, até queimas incompletas.

Existem centrais de ignição onde se privilegiam maior potência, ou maior torque. Isso é conseguido justamente alterando a curva de ignição, de modo que a faísca ocorra antes ou depois de um certo ponto "x" médio. Há meios de se alterar a curva da ignição, "tapeando" o módulo, como por exemplo, modificando a posição de uma polia de referência - no caso das motos, normalmente localizada no magneto.

A CDI original de fábrica é programada com uma curva de ignição padrão, com o uso de escapamento, filtro, vela e carburação originais. Qualquer mexida nesses componentes, em tese, modificaria a queima, ocasionando mais desgaste, e/ou mais consumo, e/ou mais ou menos desempenho. O ideal, depois de se mexer em componentes do sistema de alimentação e escape, é reprogramar o sistema de ignição. Como esse sistema, original de fábrica, não é reprogramável, lança-se mão de gambiarras, favorecendo um determinado comportamento (avançar ou retardar a ignição modificando a posição da polia de referência, ou adicionar algum componente elétrico ou eletrônico, que retarde ou avance a atuação da CDI, etc).

Outra importante função da CDI é limitar o giro do motor, cortando a ignição em uma determinada rotação. É o famoso "corte", que os motoboys adoram fazer, acelerando até o talo com a moto parada... poderia haver uma programação na CDI, que se o indivíduo repetisse essa operação mais de uma vez, no mesmo dia, ela se auto desligaria... veríamos diversas motos com motor desbielado, por excesso de rotação... hehehe

Existem no mercado kits de injeção e ignição programáveis, onde o usuário reprograma todas as curvas, de injeção e de ignição, otimizando elas de acordo com o sistema instalado - escapamento esportivo, filtro esportivo, injeção mais pesada, comando de válvulas alterado, tudo requer uma ignição diferenciada, de modo a deixar a mistura 100% ideal, em todas as faixas de rotação. São caríssimas essas centrais, coisa de R$1500 ou mais.

Os fios da CDI são ligados em 3 locais: de alguma polia (recebe sinal da posição do virabrequim), para a bobina (envia sinal a ela, para que ela gere a corrente para vela), e de alimentação (liga/desliga - normalmente, ligada no botão de ignição ou na chave de contato). Pode ter outros fios conectados, por exemplo, do contagiros, ou da central de injeção eletrônica, etc. Para se ter uma noção da ligação, na sua moto, somente olhando o manual de serviços, onde, normalmente, essa informação consta no gabarito elétrico da moto.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)