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Vento na Ponte Rio-Niterói
#24
Big Grin
Depois de achar que meu pneu tinha furado na primeira vez que peguei vento na Ponte,fiquei estudando meios de resolver o problema da instabilidade.
Na ponte,a faixa da direita é a pior,pois a corrente de ar fica intermitente por causa da parapeito fenestrado.Na faixa central,o vento está livre para fazer o que quiser com você,inclusive tira-lo da pista.O melhor lugar,tanto na ponte quanto em estradas que têm divisória central,como as grandes rodovias ou a BR101 no trecho novo,é melhor andar próximo à divisória,pois a corrente de ar por baixo é interrompida ali,e passa por cima,interferindo menos com a direção.A Sahara,por causa da grande área lateral,sofre muito com os ventos,tanto os naturais quanto os provocados pelos caminhões.

É,porém,um grande erro achar que acelerar vai melhorar o problema.A maior velocidade vai reduzir o atrito com o solo e a moto vai virar uma folha de papel ao vento.A melhor velocidade é aquela suficiente para continuar para a frente sem grande deslocamento.Se o vento é mantido,há que se empregar o contra-esterço,como falou Caico.

Isso é um fato que ficou bem gravado depois que meu pai,engenheiro,fez os cálculos em relação ao peso e velocidade do Fusca que tínhamos ,para recomendar que não andássemos acima de 100Km/h,pois a essa velocidade o Fusca(1200) pesava apenas 9Kg em cada roda.E que abríssemos as janelas em caso de ventos laterais,pois daria mais estabilidade ao carro,já que isso diminuiria sua área lateral.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
[Imagem: Diversos2011279.jpg]
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