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Crash Bar (Proteção Carenagem)
#15
Hamilton Escreveu:
Paulinho Escreveu:Apenas outra sugestão no diâmetro, please!
Abraço!

Paulinho, se for começar logo no suporte do motor com a parte inferior igual ao mata cachorro convencional, creio que deve ser em torno de 22 a 25 mm.
[Imagem: Protetordemotorparamoto.jpg]
É possível também fazer misto, usando tubos de bitola maior na parte inferior e tubos de diâmetro menor na superior, conseguindo um visual mais "leve" sem perder a resistência.
Só lembrando que nos tubos mecânicos sem costura o diâmentro externo é o nominal. Nos tubos com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Outra dica é na hora da compra dos tubos, pois os mesmos são fornecidos em diferentes materiais.
Usando como referência os tubos da Golin (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php">http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php</a><!-- m -->) é possível observar as diferentes classes de fabricação.
Os aços mais utilizados na produção desses tubos são: SAE 1010, SAE 1020, SAE 1021, SAE 1035, SAE 1045, A53, A106 e ST52.
Eu usaria um SAE 1035 ou 1045, não creio ser necessário aço de alta liga, que além de mais caro é extremamente complicado para curvar a frio.
Outra dica é observar a tabela de resistência de acordo com o processo de produção.
Se você tiver equipamento para curvar poderá usar um A1, trefilado duro. Se for fazer de uma forma mais artesanal o ideal seria usar um A2 ou A3 recozido ou normalizado.
Veja na tabela do site que os valores de resistência à tração são basicamente os mesmos.
Espero ter ajudado.

Abraços,
Rá.


Grande Hamilton, tranquilo?

Só uma observação: tubos mecânicos têm como nominal o diâmetro externo, independente de serem com ou sem costura. Os tubos onde o nominal é o interno são os de condução, que inclusive, possuem espessura de parede bem maior.
Outra coisa, cuidado com os aços de alto teor de carbono (1045, 1060), pois a soldabilidade (capacidade de ser soldado) cai com a quantidade de carbono (ou carbono equivalente), o que pode tornar a estrutura bastante frágil.
Pra quem vai virar os tubos e não tem calandra ou viradeira, basta tornear (opa, Paulinho!) rolhas de madeira que entrem com boa interferência no tubo e preencher com areia (pode até ser da praia) bem peneirada. Depois de bem compactada pra retirar eventuais bolhas de ar, feche o tubo com outra rolha de madeira e vire em um gabarito (gabarito treliçado feito de barra chata é muito eficiente. Isso evita que o tubo vinque na dobra. Tendo um maçarico pra DEPOIS de virar, se for um aço de baixo carbono (1010, 1020), aquecer e suavizar o efeito mola, maravilha! De qualquer forma, não esqueça que a peça vai recuperar parte da dobra.
Para a aplicação que vocês querem, um tubo de 1" x 1,5mm de aço SAE 1020 com costura dá e sobra! Fácil de achar, barato e bom de trabalhar. E no final, nem vai agregar tanto peso assim à menina.

Espero não ter complicado mais!

Boa sorte na empreitada!
Abraços
Arias
NX350 Sahara '94
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