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Crash Bar (Proteção Carenagem)
#12
Paulinho Escreveu:Apenas outra sugestão no diâmetro, please!
Abraço!

Paulinho, se for começar logo no suporte do motor com a parte inferior igual ao mata cachorro convencional, creio que deve ser em torno de 22 a 25 mm.
[Imagem: Protetordemotorparamoto.jpg]
É possível também fazer misto, usando tubos de bitola maior na parte inferior e tubos de diâmetro menor na superior, conseguindo um visual mais "leve" sem perder a resistência.
Só lembrando que nos tubos mecânicos sem costura o diâmentro externo é o nominal. Nos tubos com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Outra dica é na hora da compra dos tubos, pois os mesmos são fornecidos em diferentes materiais.
Usando como referência os tubos da Golin (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php">http://www.golin.com.br/tref_tubu_scost.php</a><!-- m -->) é possível observar as diferentes classes de fabricação.
Os aços mais utilizados na produção desses tubos são: SAE 1010, SAE 1020, SAE 1021, SAE 1035, SAE 1045, A53, A106 e ST52.
Eu usaria um SAE 1035 ou 1045, não creio ser necessário aço de alta liga, que além de mais caro é extremamente complicado para curvar a frio.
Outra dica é observar a tabela de resistência de acordo com o processo de produção.
Se você tiver equipamento para curvar poderá usar um A1, trefilado duro. Se for fazer de uma forma mais artesanal o ideal seria usar um A2 ou A3 recozido ou normalizado.
Veja na tabela do site que os valores de resistência à tração são basicamente os mesmos.
Espero ter ajudado.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
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