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PEÇAS ALTERNATIVAS PARA SUBSTITUIR PEÇAS ORIGINAIS
#1
Meus caros, esse tópico tem por objetivo auxiliar os amigos
a escolher o que compensa e o que não compensa comprar
fora do balcão Honda, logicamente a preço compensador.

Vou abrir a lista das peças que eu tenho conhecimento.
Quem puder contribuir, vá fazendo abaixo que eu vou
atualizando na primeira mensagem do tópico, assim fica
fácil para quem tem interesse no assunto.


Motor:
Corrente de comando: não compensa paralela. Pode-se
comprar a marca original (DID) fora do balcão honda com descontos
variando de R$ 5,00 a R$ 10,00. Preço varia em torno de R$ 165,00

Demais componentes do "kit corrente de comando": O eixo tensor, o tensor
e a mola, não recomendo comprar paralelo. Existe o tal do capeta, mas
desconheço a sua eficiência. A coroa e o munhão não são encontrados no paralelo.

Pistão e anéis: Pistão pode ser da marca KMP e os anéis podem ser os
da marca Rick. Originais saem a R$ 196,00 e no paralelo a R$ 85,00

Válvulas e guias de válvulas: somente originais

Embreagem: Os discos podem ser originais ou substituidos pela
marca Flyn ou Fisher, que embora de melhor qualidade são os melhores do mercado.
Os espaçadores podem ser os da tornado.

Biela: Pode ser usado a TXK em caso de extremo aperto, não é excelente
mas dentre as porcarias que se tem, é a melhorzinha. Original custa R$ 350,00 e
no paralelo cerca de R$ 50,00. O espaçador, a gaiola e os roletes não compensa colocar parelelos.

Juntas: Complicado dizer, pois há quem use Valflex e não tem problemas
e há quem não consegue fechar o seu motor com elas sem vazamento.
Recomendo usar valflex nas juntas das tampas laterais e na tampa do cabeçote.
No cilindro e no cabeçote, recomendo originais.

Óleo do motor: Teoricamente falando, não existe contra-indicação
para o uso do óleo 100% sintético na sahara, visto que o mesmo é 20W50
API JASO MA, mas embora seja infinitamente superior ao óleo mineral,
a grande maioria continua usando óleo mineral com classificação SF,
o mínimo exigido pelo fabricante. O mais difundido é o Mobil 4T a custo de R$ 11,00 o litro.
O óleo 100% sintético de mesma especificação e classificação SH
ou SJ custa R$ 16,00 o litro.

Filtro de óleo: Valflex, a custo de R$ 7,00. O original custa R$ 32,00

Rolamentos do motor: Os rolamentos originais são da marca NTN, japoneses.
Se comprados em balcão Honda custam R$ 996,00 mas se comprados em lojas,
os mesmos custam cerca de R$ 330,00. Apenas um dos 8 rolamentos, o da árvore
de comando é medida especial, custa R$ 82,00 e só no balcão honda.

Pedal do câmbio: não compensa o paralelo, somente o original. Se o eixo do
câmbio já estiver gasto, compre um paralelo e mande soldar.

Escovas do motor de arranque: somente originais

Sensor do neutro: pode ser usado o da tornado a custo de R$ 45,00

Rodas e suspensão:
Rolamento da Roda traseira: Originais eu acho que são também NTN,
e custam R$ 16,00 cada. Pode-se comprar da marca NACHI a preço mais barato.
O código do rolamento é 6203ZE, um rolamento de 46 x 17 mm.

Eixo e porca da roda traseira: Não recomendo paralelo, só original.

Embuchamento da suspensão traseira: Original custa cerca de R$ 1.000,00
se for trocar tudo. Mas, algumas peças pode ser ir no torneiro e mandar fazer,
sairá por cerca de R$ 150,00

Amortecedor traseiro: Compensa comprar o da falcon, preço por volta de R$ 196,00

Disco do freio dianteiro: Pode ser usado o margarida, a custo de R$ 120,00
Pode também ser usado o conjunto completo da falcon, apenas o suporte da pinça é diferente.

Lonas do freio traseiro: Segundo mecânico da própria Honda,
pode ser usado as lonas até mesmo da CG.

Câmara de ar: procure usar Pirelli

Sistema de admissão:
Reparo do carburador: que eu saiba, só tem o Silvest no paralelo.
Não é uma maravilha mas é a única opção para fugir do original.

Filtro do ar: Original custa R$ 132,00 mas pode ser feito com o filtro
do novo fiesta de código ARL9608 que custa R$ 23,00

Vela: somente a original

Relação:
Pinhão: Original ou VAZ
Coroa: Original ou VAZ
Corrente: Original ou KMC Gold com retentores
Trava do pinhão: somente original, custa R$ 2,00 cada unidade

Sistema elétrico
Bateria: Há quem use bateria de no-breack com sucesso.
Mas, há quem teve sérios prejuizos com a moto devido ao uso
deste tipo de produto. Preco por volta de R$ 50,00

CDI: para saharas até 97 (98 e 99 parece ser diferente), pode-se usar o
CDI original da CBX 200 STRADA ou NX ou XR 200 a custo de R$ 26,90

Demais componentes:
Tampa do tanque: pode-se usar a da CG

Cabos: Podem ser valflex ou Scherer, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.caboscherer.com.br">www.caboscherer.com.br</a><!-- w -->

Retentores: Necessariamente da marca Sabó

Escapamento: o original custa R$ 350,00 mas pode ser comprado Fortuna ou Tork a cerca de R$ 150,00

Produtos que prometem melhorias no desempenho
Misturamax: peça de metal colocada no sistema de admissão, após
o carburador, melhora discretamente o torque da moto. Custa R$ 35,00

Booster: é um acelerador de centelha, eficiência não documentada. Custa R$ 77,00

Vela de iridium: eficiência contestada e pouco documentada, custa R$ 50,00

Óleo Militec: não documentada sua eficiência em motos. Depoimentos poucos
técnicos e não feitos por pessoas especialistas no assunto. Promete diminuir
o desgaste do motor. Custo de R$ 70,00 200mL de militec-1

Óleo Bardal B12: Assim como o militec, também promete reduzir desgaste de
peças do motor, mas iqualmente não documentado sua eficácia.

Detalhes técnicos da sahara
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?p=111817#111817">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 817#111817</a><!-- m -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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