Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mortes em alta cc...
#35
.


A imprensa brasileira ultimamente resolveu demonizar o
motociclismo
. Colocando a culpa do caótico trânsito no notável
crescimento do uso da moto. Não enxergam que motociclimo é parte da
solução mais inteligente, junto, evidentemente, com a melhora do
transporte coletivo, e o investimento público no equipamento rodoviário.

Mas a imprensa se "esquece" (ou é lobby) de que o grande vilão nas
estradas ou cidades é o caminhão, o texto abaixo é do próprio NTC -
Associação Nacional do Transporte de Cargas:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.ntcnet.org.br/perguntas.htm">http://www.ntcnet.org.br/perguntas.htm</a><!-- m -->

"Segundo os estudos sobre segurança de trânsito, os veículos longos e
pesados, além de mais lentos que os demais, geralmente são vistos muito
tarde por outros motoristas, ou nem mesmo chegam a ser vistos antes da
colisão."

"Embora representando apenas cerca de 5% da frota (pouco mais de 1
milhão de caminhões em 20 milhões de veículos), os comerciais de carga
totalizam 27,9% dos veículos envolvidos em acidentes. Em suma, os
caminhões envolvem-se cinco vezes mais em acidentes do que os demais
veículos
. Portanto, envolvem-se relativamente em muito mais acidentes, e
de maior gravidade, do que os demais veículos."

"Este percentual cresce para 35% nos acidentes com mortes (cerca de 25
mil brasileiros perdem a vida anualmente nas rodovias). Isso indica que os
acidentes envolvendo caminhões geralmente são mais graves do que os
demais."

"Dos 25 mil brasileiros que morrem anualmente no Brasil em colisões de
trânsito, pelos menos 33% são vítimas de colisões traseiras."

"Dados levantados nos Estados Unidos mostram que, de 2.367 colisões
analisadas, 625 (27%) foram de automóvel chocando-se com a traseira ou
lateral de um caminhão."

"Por serem mais pesados e, muitas vezes, usarem motores de baixa
relação potência/peso, os caminhões são veículos lentos, especialmente
nos aclives. Por isso, estão muito mais sujeitos às colisões traseiras e
laterais, especialmente em pistas simples e durante à noite. São também
veículos mais longos, o que degrada sua condição de segurança,
especialmente nas ultrapassagens."

"No entanto, as estatísticas mostram que cerca de 80% dos acidentes
ocorrem devido a falhas humanas
, entre elas, a percepção tardia dos
caminhões. Os outros 20% estão relacionados à frota obsoleta e
estradas ruins, pois nem sempre a causa dos acidentes é única."


.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)