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Tópico Completo sobre dicas de segurança
#35
SEGURANÇA BÁSICA

1. Ande sempre equipado.

Você já leu e ouviu isso muitas vezes, mas já parou para pensar no
que significa? Andar equipado é mais do que usar corretamente o
capacete. É ter proteção para os olhos, mãos, pés, tornozelos,
joelhos e cotovelos. Na estrada e na cidade, pois a maioria
dos acidentes acontece em áreas urbanas.

Lembre-se que o clima quente não justifica negligências com
a segurança. Para enfrentar o calor procure escolher o
equipamento mais arejado que encontrar.

2. Farol aceso o tempo todo, seja dia ou noite.

Lembre-se que, a 40 metros de distância, uma motocicleta pode
sumir do campo visual do motorista até mesmo atrás do tercinho
pendurado dentro do carro. Por isso, muitas vezes você está fora
do foco dos motoristas. O farol da moto aceso ajuda a torná-lo
mais visível. Roupas e capacete de cores claras também ajudam.

3. Concentração é fundamental.

A moto é mais rápida e menos visível que os demais veículos.
Só isso bastaria para exigir muita concentração. Mas tem outra
questão. Ela combina pouca segurança passiva com boa segurança
ativa. Trocando em miúdos, em geral a moto tem mais facilidade
que um carro para livrar-se de situações difíceis (segurança ativa).
Mas se o acidente acontecer (segurança passiva),
o piloto estará menos protegido do que o motorista.

Para que possa usufruir da segurança ativa, o piloto tem de estar
atento o tempo todo. Só assim ele pode usar todos os recursos que
a moto possui para evitar acidentes. Até aquele antigo ensinamento,
que diz "na dúvida, acelere", só vale se você estiver atento! Por isso,
tudo que atrapalha a concentração constitui perigo para o motociclista,
principalmente a pressa, o nervosismo, o cansaço e o álcool.

4. Pilote de forma defensiva.

A atitude defensiva no trânsito significa dirigir por você e pelos outros,
antecipar-se em relação aos erros alheios e demais riscos. Pense que,
uma vez envolvido em um acidente, pouco adianta provar que a culpa
foi de outra pessoa. Aí o piloto já estará dentro do gesso (na melhor
das hipóteses). Então, aprenda a antever as imprudências e erros dos outros.

5. Conheça as ameaças mais comuns.

Quando você anda de moto, está sujeito a situações de potencial
risco típicas desse veículo. É preciso conhecê-los para saber evitá-los.
Um dos principais são as freqüentes fechadas que sofremos no trânsito.
Muitas vezes os motoristas não têm intenção de fazer isso, eles
apenas não percebem a moto por perto. A atitude mais segura é
ter sempre o pressuposto de que o motorista não está vendo
sua moto. Mantenha margem de manobra.

Não se esqueça de outros pequenos imprevistos que, para um
motociclista, são uma ameaça. Um pedestre distraído, um cachorro
atrapalhado, um pássaro em rota de colisão com a viseira ou fios/cordas
atravessando seu caminho podem provocar acabar com o seu passeio.
Necessário destacar que existe a praga das linhas de pipa. Uma linha
perdida, deslizando sobre a pele, pode ser um susto embaraçoso. Se ela
for revestida com cerol, pode ser fulminante. Corta como uma navalha
voadora. No caso de cerol, não confie na proteção de materiais como
couro ou náilon (aliás, já estão à venda no mercado hastes metálicas
protetoras para instalação no guidão da moto, parecidas com antenas de rádio).

6. Desenvolva o autocontrole.

Acelerar uma motocicleta pode ser tão gostoso e excitante a ponto
de o prazer embotar a noção de prudência. Por isso, sem autocontrole
você pode ser vítima de si mesmo. Adrenalina é legal, mas na hora e
no lugar certos. De preferência, num circuito próprio para altas velocidades.

7. Identifique as armadilhas do solo.

Em cima de duas rodas não tem jeito. Se você for traído pelo solo
numa curva, é provável que vá comprar chão. Piso molhado, areia
solta, buracos, costela de vaca e, principalmente, óleo na pista.
Esses obstáculos podem estar onde você menos espera. Lembre-se
que, na curva, o alcance da visão é pequeno. Também é nas curvas
e rotatórias que ônibus e caminhões com tanques cheios derramam diesel.

Produtos escorregadios também podem soltar-se da carga (coisas
como grãos, leite ou frutas no chão significam perigo de derrapagem).

8. Viajar à noite, não.

Pode ser que um dia tenhamos condições propícias para viagens
noturnas. Por enquanto, não temos. Pra começar, a maioria das
motos não tem iluminação eficiente, embora os fabricantes já
comecem a corrigir esse problema em alguns modelos de última
geração. Além disso, viseira de capacete não tem limpador. Imagine-se
à noite, sob chuva, com a luz dos faróis refletida na viseira molhada.
A lama que os caminhões jogam na viseira também atrapalha a visão.
Mas o pior de tudo é que a maior parte das rodovias brasileiras é
precária e mal sinalizada, não permitindo uma viagem segura durante a noite.

9. Olhe para a frente.

De tão óbvia, tal recomendação seria cômica se o motivo não fosse
trágico. Muita gente se espantaria se houvesse um sensor capaz de
acusar quantas vezes desviamos os olhos enquanto pilotamos. Seja
para ver um outdoor, identificar uma moto diferente que passa,
observar um tumulto na esquina, "filmar" uma gatinha maravilhosa,
admirar a paisagem ou para conversar com o garupa. Uma quantidade
considerável de acidentes acontece naquele exato momento em que o
piloto detém os olhos no retrovisor ou em algum ponto que não seja à sua frente.

10. Assaltos, um perigo a mais.

Como se não bastassem todos esses cuidados e os "abusos" que
sofremos no trânsito, agora temos mais um problema. Os assaltantes
estão de olho em nossas motos, sejam elas pequenas ou grandes,
nacionais ou importadas. Infelizmente, não há muito o que fazer. Reagir
não é aconselhável. Acelerar para escapar é outro risco. Então, se estiver
sozinho, evite locais onde os assaltantes tenham facilidade de atacar.
Geralmente eles usam outra moto para abordar as vítimas.

Fique atento sempre que alguma moto com dois ocupantes estiver
se aproximando. Quando estacionar, procure escolher locais
menos vulneráveis e use algum dispositivo anti-furto na moto.

Pensamento positivo

Depois de ler essas dicas, você poderá dizer: "se eu sair por
aí só pensando em quedas e acidentes, vou acabar caindo mesmo!"

De fato. Se você se concentrar no tombo, tem boa chance de cair.
Aliás, acontece algo parecido sempre que o piloto quer se desviar de
um buraco mas, em vez de olhar para o desvio, fixa os olhos no
obstáculo. Vai passar sobre o buraco, com certeza.

O segredo é simples: mentalize as reações corretas, pense sempre
na conduta segura e não naquilo que você pode fazer de errado.

Autor: José Ricardo Zani - <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.sobresites.com/motociclismo">www.sobresites.com/motociclismo</a><!-- w -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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