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Tópico Completo sobre dicas de segurança
#10
Dicas de direção defensiva
[Imagem: 17959,1.jpg]


Direção Defensiva ao dirigir à noite
Pilotar à noite, em função da falta de visibilidade, exige que o motorista diminua a velocidade e aumente a distância segura.
Essas atitudes são necessárias por parte do condutor porque a visibilidade humana é reduzida para 1/6 em relação à vista durante o dia. Daí a noção de profundidade diminui e a visão dos espaços é imprecisa além da dificuldade em perceber movimentos.

Direção Defensiva ao dirigir na chuva.
A segurança do motorista ao dirigir na chuva pode estar no conhecimento de dois aspectos: Aderência e Visibilidade.
Os primeiros pingos de chuva ou a garoa não formam volume de água suficiente para tirar da via poeira, óleo ou resíduos de borracha que se acumulam com o tráfego.
Com isso a pista fica extremamente escorregadia, por isso nesse momento, diminua a velocidade e não use o freio bruscamente.
Com volume maior de chuva a velocidade reduzida diminui a chance do veículo aquaplanar. Acima de 50 km/h, os pneus podem não mais cortar a camada de água e o veículo se desgoverna podendo derrapar e o motorista perder totalmente o controle sobre ele.
Por isso, independentemente da quantidade de água na pista, diminua a velocidade e aumente a distância de outros veículos.

Direção Defensiva e Velocidade
A velocidade máxima permitida nem sempre é uma velocidade segura. O bom senso manda que a velocidade do veículo na prática da Direção Defensiva, seja compatível com todos os elementos do trânsito. A velocidade excessiva reduz o tempo disponível para uma reação eficiente, em caso de um imprevisto.
A velocidade deve ser compatível com as condições locais: o tipo de piso, condições climáticas, quantidade e posição de pedestres, motociclistas, caminhões e elementos do trânsito.
Quanto maior e mais pesado o veículo, menor é a capacidade de manobras em velocidade.
Frenagens e reduções devem ser feitas gradualmente.
Nas frenagens de emergência, instintivamente “afundamos” o pé no freio, causando um travamento das rodas. Com as rodas travadas o veículo percorre um espaço maior para parar e não obedece mais a direção dada pelo motorista.

Direção Defensiva em Ultrapassagens
Ultrapassagens mal feitas, aliadas a excesso de velocidade, patrocinam os acidentes mais graves e normalmente com vitimas fatais.
Para ultrapassar com segurança:
- Ultrapasse somente em locais onde isso seja permitido, em plenas condições de segurança e visibilidade;
- Ultrapassar somente pela esquerda;
- Antes de ultrapassar, não “colar” no veículo da frente para não perder o ângulo de visão;
- Certifique-se que há espaço suficiente para executar a manobra;
- Conferir, pelos retrovisores, a situação do tráfego atrás do seu veículo;
- Verificar os pontos cegos do seu veículo;
- Se houver alguém iniciando uma manobra de ultrapassagem, facilitar e aguardar um outro momento;
- Se todas as condições forem favoráveis, incluindo a potência suficiente para realizar a manobra, sinalizar com antecedência;
- Avise os outros condutores sobre sua intenção utilizando sinal de luz ou breves toques na buzina;
- Para retornar à faixa, conferir pelo retrovisor da direita até ver a frente do veículo ultrapassado;
- Jamais ultrapassar em curvas, túneis, viadutos, aclives, lombadas, cruzamentos e outros pontos que você não veja e seja visto.

Direção Defensiva para Veículos de Grande Porte
Veículos como caminhões, carretas, ônibus e veículos articulados, têm uma capacidade de manobra muito limitada quando comparada à e veículos menores. Todas as manobras, sem exceção, são mais difíceis de executar.
- As curvas que conseguem fazer tem raios maiores;
- O comportamento em curvas fechadas é sempre inseguro e a trajetória das rodas traseiras não segue a das dianteiras;
- O ponto cego desses veículos são muito maiores;
- Em frenagens, os veículos de grande porte precisam do dobro ou até o triplo da distância para parar.
O condutor desses veículos deve estar pronto para trabalhar com essas condições e, assim garantir uma Direção Defensiva, a partir do conhecimento dessas deficiências do veículo; Deve se especializar na condução segura do seu veículo e garantir a segurança também dos veículos menores que, segundo o Código de Trânsito Brasileiro é de sua responsabilidade (Art.29).

Direção Defensiva para Veículos de Pequeno Porte / Veículos de Grande Porte
- Não transitar na frente e muito próximo à eles;
- Não disputar espaços com eles;
- Manter uma distância de segurança bem maior comparado a outro veículo pequeno;
- Ser previsível e sinalizar suas intenções com maior antecedência, além de fazer-se notar com luzes e pequenos toques na buzina;
- Nunca ficar à direita de nenhum veículo maior que o seu. O ponto cego desses veículos é muito maior e você não será visto pelo condutor. Além disso, em uma curva, o deslocamento da carga poderá atingir o veículo que está ao lado dele.

Direção Defensiva ao dirigir na neblina ou nevoeiro.
É impossível ver através da neblina; por isso, você deverá adotar algumas atitudes para não comprometer a sua segurança:
- Reduza a velocidade de seu veículo;
- Acenda apenas os faróis baixos para que seu veículo se torne visível;
- Sinalize, com antecedência, todos os movimentos que você irá fazer;
- Buzine, às vezes, para ser notado por pedestres e outros veículos;
- Fique atento aos sinais sonoros dos demais veículos, como buzina, motor ou sirene;
- O ruído de cascalho, nas estradas, pode indicar que você está saindo da pista para o acostamento, por isso, evite tudo o que possa desviar a sua atenção como conversas e o som do rádio.
Evite parar o seu veículo. Mesmo com pneu furado, por exemplo, é melhor perder o pneu do que se envolver em um acidente com outro veículo em que o condutor não enxergou você ali.

Como diminuir o ofuscamento
Como praticante da Direção Defensiva, o motorista deve evitar o ofuscamento para os outros condutores sempre que estiver de frente com outro veículo, em vias de mão dupla, ou quando estiver atrás de algum outro veículo.
Seja o primeiro a usar o farol baixo. Essa demonstração de boa vontade, em geral, leva os outros condutores a agirem também com boa vontade. Dessa maneira todos ganham.
Se o outro motorista não usar farol baixo, desvie o olhar para uma lateral da estrada. Olhe indiretamente para os faróis do carro que vêm em sentido contrário, assim o ofuscamento só atingirá 84% da visibilidade.

Dicas Direção Defensiva.
O motorista que pratica a Direção Defensiva altera conscientemente o encadeamento dos fatores que resultariam em um acidente. Ele sabe que basta interferir, de maneira positiva, em um ou mais destes fatores, para que o acidente não aconteça.

Mas, conhecer as técnicas de Direção Defensiva não basta. É preciso alterar o comportamento, incorporando essas técnicas ao dia-a-dia, reconhecer e abandonar antigos vícios e maus hábitos, de forma a automatizar os procedimentos e as atitudes corretas.
Independentemente de quem tenha razão ou não, quando o motorista evita um acidente ele é a pessoa que mais ganha com isso. Ele se sente satisfeito em ter contribuído positivamente por não gerar problemas e tristezas apesar da imprudência de outros condutores ou pedestres.

Distância Segura
É o espaço que o condutor deve manter entre o seu veículo e o veículo da frente.
É bom saber que, do ponto que o condutor decide frear até o momento em que aciona o freio, decorre um tempo chamado de tempo de reação. A partir do acionamento dos freios, o veículo começa a desacelerar, percorrendo a distância de frenagem.
Essa distância segura depende principalmente:
- Da velocidade;
- Das condições da pista;
- Das condições climáticas;
- Das condições do veículo.

Evitando colisão em objeto fixo
Como causas mais comuns, podemos citar:
- Perda de controle do veículo por defeito na pista ou desnível acentuado do acostamento;
- Perda de controle do veículo por problemas na manutenção do veículo como suspensão, pneus estourados por mau estado ou descalibrados;
- Perda de controle da direção por distrações, sono e ingestão de álcool, drogas ou medicamentos antes ou durante a condução do veículo;
- Falta de atenção ou desobediência à sinalização, que na maioria das vezes está avisando a existência de animais, pedestres, curvas, obras na via, etc...

Cuidando desses itens diminui em muito a possibilidade de ocorrer um acidente com outros veículos e também com objetos fixos como postes, barrancos, árvores, muretas de proteção, muros, despenhadeiros e muitos outros.

Evitar colisões com o veículo da frente
Se praticarmos a Direção Defensiva, conseguiremos evitar esse tipo de colisão independentemente da atitude do condutor do veículo da frente.
Para conduzir com segurança em relação ao veículo da frente, devemos:
- Trafegar com velocidade compatível;
- Manter distância segura, mesmo com os veículos em baixas velocidades ou parados.
- Ficar atento ao que está acontecendo à frente dele. Isso aumenta a capacidade de previsão;
- Não se distrair.

Evitar colisões com o veículo de trás
O veículo de trás representa o segundo maior fator de risco, pois se o seu condutor estiver distraído ou em velocidade incompatível ou ainda muito próximo, provavelmente causará um acidente. Por isso você deve:
- Usar os retrovisores;
- Quando alguém “colar” atrás, não tentar fugir dele acelerando;
- Acione o pedal sem frear, para alertá-lo;
- Se ele continuar “colado” diminuir a velocidade, sinalizar e facilitar a ultrapassagem;
- Aumentar a distância do veículo da frente, para ter espaço para manobras;
- Ser previsível, sinalizando e freando sempre gradativamente.
- Manter em funcionamento as luzes do veículo. [ocultar]

Manutenção Preventiva
Este é o primeiro item na prática da Direção Defensiva.
É de responsabilidade do condutor, toda a avaliação do estado em que se encontra o veículo, por isso ele deve fazer a manutenção periódica de todos os itens:
O combustível, as condições dos pneus, a sinalização luminosa principal (faróis, setas, lanternas, luz de freio), o sistema de suspensão, amortecedores e freios. Além disso, deve se preocupar com o limpador de pára-brisa, para não ser pego de surpresa durante a viagem

Fonte: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.direcaodefensiva.net/dicas_de_direcao_defensiva.php">http://www.direcaodefensiva.net/dicas_d ... ensiva.php</a><!-- m -->
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