Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
pinhao de 15 dentes
Instalei um pinhão de 15 dentes na minha Sahara, mantendo a medida original da coroa e achei ótimo. A relação alongou o suficiente pra dar uma alivida no motor em velocidades mais altas, sem que a moto ficasse xoxa.
Na última terça-feira rodei de Nova Iguaçu até Volta Redonda com minha mulher e alguma bagagem. A Trapizomba subiu a Serra das Araras rindo, com meus 95 kg + 58kg da minha mulher + 5Kg de bagagem (158 kg, ao todo).
É claro que no meu caso não dá pra alongar a relação mais do que isso.
A relação original é calculada pra atender a todas as condições de peso e tráfego, situando-se num ponto médio entre rendimento e consumo, mas pode perfeitamente ser ajustada de acordo com as características de cada um. Assim, se você não pesa mais do que 80 kg e não costuma carregar garupa, até dá pra alongar mais um pouquinho, que vai valer a pena.
Não considero nenhuma heresia mecânica alterar as características do projeto original, desde que seja de forma ponderada, a fim de ajustar a máquina às suas características originais.
Outra coisa que ajuda a alongar um pouco a relação é usar um pneu com um perfil ligeiramente mais alto, que aumenta um pouco o diâmetro total da roda, como fiz na minha moto (não lembro agora qual a medida).
Resumindo: alterações que podem ser ideais para uns, podem ser incovenientes para outros. Vai depender das características físicas, tipo de uso e estilo de pilotagem de cada um.
No caso do pinhão de 15 dentes, vale a pena experimentar, pois a peça não é cara, o processo e simples e pode ser facilmente revertido.
Boa sorte! Big Grin
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)