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pinhao de 15 dentes
#4
Já usei a relação 15/38 por 1 ano e quando voltei para a original (14/38) notei a diferença.... os caras estudam muito antes de projetar uma moto, e a relação original é muito superior. Tanto em arrancada quanto na estrada, a moto tem mais torque, resposta mais rápida, e elasticidade com a relação original (14/38).

Mesmo estando em rotação mais alta, o consumo não mudou em nada, atingi velocidades mais altas e mais rapidamente com a relação original.

A principal diferença notada foi mesmo na estrada, principalmente em ultrapassagens e em subidas de Serras. Com 14/38 (original) nas ultrapassagens não é preciso reduzir de marcha (de 6 pra 5)...é só acelerar q a moto responde. Com a relação 15/38 é preciso reduzir marcha nas ultrapassagens, e a aceleração é bem mais lenta.

Mas foi na subida de Serra q senti maior falta do torque perdido com a relação 15/38. A moto fica "fraca" na subida... Com a original subo as Serras em 6 marcha direto e velocidade mais alta, já com a relação modificada a moto "sofre" e pede marcha, tendo q reduzir pra 5 em muitos trechos e perdendo muito em velocidade.

A Sahara é uma moto q tem uma rotação mais alta mesmo, devido ao seu trabalho de pistão ser curto. Não achei nenhum ganho com a mudança de relação, somente a diminuição de +/- 500rpm na rotação, mas isso se vc só anda em estradas planas...
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