18-08-2010, 12:05 AM
opa, vamos aos poréns...
carregadores veiculares para celular e assemelhados, são projetados para aceitar entre 11 e 14v.
aí vem a pergunta: "mas a bateria não é 12v?"
é sim, mas como qualquer bateria, para carregar ela, é preciso mais tensão (volts) do que ela fornece.
logo, em média, o retificador "empurra" 13,8v goela abaixo da bateria.
porque essa volta toda?
porque se o retificador estiver mandando 15 ou 16v é possivel que o carregador de celular queime.
para tirar a prova dos nove (ou dos 12, rsrsrsrsrs), é só ligar o motor, acelerar e manter em 3.000 rpm e medir a tensão (volts) da bateria com um multimetro.
se estiver muito alta, o jeito é proteger o circuito do carregador, ligando diodos em série no positivo dele, fazendo uma continha simples:
cada diodo = -0,7v
para 15v, colocamos 4 diodos em série (4 x 0,7 = 2,8)
15 - 2,8 = 12,2v
um fusível de 10 tb é desejável.
e ligar no pós-chave tb, como lembrou o rafael.
carregadores veiculares para celular e assemelhados, são projetados para aceitar entre 11 e 14v.
aí vem a pergunta: "mas a bateria não é 12v?"
é sim, mas como qualquer bateria, para carregar ela, é preciso mais tensão (volts) do que ela fornece.
logo, em média, o retificador "empurra" 13,8v goela abaixo da bateria.
porque essa volta toda?
porque se o retificador estiver mandando 15 ou 16v é possivel que o carregador de celular queime.
para tirar a prova dos nove (ou dos 12, rsrsrsrsrs), é só ligar o motor, acelerar e manter em 3.000 rpm e medir a tensão (volts) da bateria com um multimetro.
se estiver muito alta, o jeito é proteger o circuito do carregador, ligando diodos em série no positivo dele, fazendo uma continha simples:
cada diodo = -0,7v
para 15v, colocamos 4 diodos em série (4 x 0,7 = 2,8)
15 - 2,8 = 12,2v
um fusível de 10 tb é desejável.
e ligar no pós-chave tb, como lembrou o rafael.