13-09-2009, 07:17 PM
Então Galera,
Este final de semana foi minha vez de passar por este susto do óleo escorrendo pelo dreno
hock:
hock:
hock:
hock:
Tô com a Sahara fazem uns 10 dias, então to conhecendo a moto ainda, no sábado liguei ela no descanso lateral.........a moto tava parada a semana toda, e tinha acabado de vir da revisão.
Bom, quase tive um surto quando após uns 2 min. em marcha lenta notei um barulho meio estranho e junto começou a correr óleo direto pelo dreno do bloco
.........desliguei o motor na hora, já pensando.........putz, deu m#*rda !!!!!!!!!!!!!!!
Deixei parar de correr, dei um tempo prá cabeça
, liguei a moto de novo e depois de uns 2 minutos saiu um pouco mais de óleo (muito menos que antes), pensei, é ferrou mesmo.....
Corri pro computador, vim direto pro Saharamaniacos (thanks guys !!!!!!!!!) e fiquei mais calmo ao encontrar diversos tópicos comentando sobre este problema.......
Achei pouco provável a questão de a moto estar com óleo em excesso pois havia saido direto da revisão...mas prá tirar a dúvida fiz o procedimento de medir o nivel do óleo seguindo o ritual explicado aqui mesmo no fórum e tbem no manual da moto, os tais liga, espera 3min, desliga, espera 3min, aí tira vareta, limpa e mede o nivel sem roscar...........
Prá meu espanto, o nível do óleo, mesmo depois da "vazada" pelo dreno, estava quase no final da vareta, junto da rosca
hock:
hock:
hock: . Refiz o procedimento mais algumas vezes prá me certificar, e bingo !!!!!!!!! Os caras deixaram a pobre Sahara com óleo até a boca depois da revisão !
Abri o bujão de dreno do óleo, tirei um bocado de óleo até a marca estabelecer um pouco abaixo do nivel maximo da vareta, sempre repetindo o processo de "liga, espera, mede" a cada medição.
Andei depois com a moto uns 30 min, peguei um pouco de estrada, dei giro nela, e ficou tudo normal........ufa !!!!!!!!!
Agora a pergunta que não cala !!!!!!!!
PORQUE quando se mede o nivel do óleo com a moto desligada, por exemplo de manhã cedo, antes de ligar o motor, marca MENOS , bem menos que após fazer o procedimento de "ligar, esperar, desligar e medir" conforme manda o manual ????
Fiquei encucado com isso, pois ao medir o nivel do oleo ANTES de ligar o motor, estava marcando entre as marcas de "min" e "max", e deu esta lambança toda....
Tirei um pouco de óleo e nivelei conforme o procedimento descrito no manual, mas que fiquei encucado com isso fiquei........
Qual o motivo TECNICO para ter que ligar o motor e aquecer antes de medir o nivel do óleo nas Sahara ???
Este final de semana foi minha vez de passar por este susto do óleo escorrendo pelo dreno




Tô com a Sahara fazem uns 10 dias, então to conhecendo a moto ainda, no sábado liguei ela no descanso lateral.........a moto tava parada a semana toda, e tinha acabado de vir da revisão.
Bom, quase tive um surto quando após uns 2 min. em marcha lenta notei um barulho meio estranho e junto começou a correr óleo direto pelo dreno do bloco



Deixei parar de correr, dei um tempo prá cabeça


Corri pro computador, vim direto pro Saharamaniacos (thanks guys !!!!!!!!!) e fiquei mais calmo ao encontrar diversos tópicos comentando sobre este problema.......
Achei pouco provável a questão de a moto estar com óleo em excesso pois havia saido direto da revisão...mas prá tirar a dúvida fiz o procedimento de medir o nivel do óleo seguindo o ritual explicado aqui mesmo no fórum e tbem no manual da moto, os tais liga, espera 3min, desliga, espera 3min, aí tira vareta, limpa e mede o nivel sem roscar...........
Prá meu espanto, o nível do óleo, mesmo depois da "vazada" pelo dreno, estava quase no final da vareta, junto da rosca



Abri o bujão de dreno do óleo, tirei um bocado de óleo até a marca estabelecer um pouco abaixo do nivel maximo da vareta, sempre repetindo o processo de "liga, espera, mede" a cada medição.
Andei depois com a moto uns 30 min, peguei um pouco de estrada, dei giro nela, e ficou tudo normal........ufa !!!!!!!!!
Agora a pergunta que não cala !!!!!!!!
PORQUE quando se mede o nivel do óleo com a moto desligada, por exemplo de manhã cedo, antes de ligar o motor, marca MENOS , bem menos que após fazer o procedimento de "ligar, esperar, desligar e medir" conforme manda o manual ????
Fiquei encucado com isso, pois ao medir o nivel do oleo ANTES de ligar o motor, estava marcando entre as marcas de "min" e "max", e deu esta lambança toda....
Tirei um pouco de óleo e nivelei conforme o procedimento descrito no manual, mas que fiquei encucado com isso fiquei........
Qual o motivo TECNICO para ter que ligar o motor e aquecer antes de medir o nivel do óleo nas Sahara ???