Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como trocar o Oleo das bengalas?
#2
Bem ai vai espero que ajude ok
Troca de óleo da suspenção dianteira Sahara.

A troca do óleo da sahara é trabalhoso, mas com um pouco de paciência e cuidados dá para fazer. O uso de uma chave catraca com prolongador é muito útil para não retirar a carenagem. Use sempre ferramentas em bom estado de conservação e de medidas exatas para não danificar porcas e cabeças de parafuso.
Se a sanfona protetora estiver ruim, compre o par para aproveitar o trabalho. Não esquecer de braçadeiras tb.
O procedimento é o seguinte.
a) Afrouxar os 4 parafusos da mesa superior que fixam as bengalas.
b) Afrouxar ½ volta os dois parafusos superiores das bengalas (tampas)
c) Calçar o peito da moto para que a roda dianteira fique suspensão, atenção, pois como tem o protetor de alumínio, fica bastante escorregadio colocar macaco hidráulico. Usei um, mas se conseguir algo mais seguro melhor.( a moto pesa mais do que parece)
d) Retire o sistema de freio a disco da bengala (dois parafusos), após retirar não aperte o manete do freio senão as pinças fecharão e vc terá um trabalho a mais para abrir as pinças para recolocar o dispositivo de freio no final. (não precisa desligar a mangueira flexível, deixe o conjunto solto.)
e) Solte a braçadeira do cabo do velocímetro da bengala.
f) Retire a roda dianteira.
g) Retire o paralama dianteiro.
h) Retire a guia plástica do cabo do velocímetro.
Tenha um pano ou jornal para continuar e evitar lambança de óleo.
i) Solte o parafuso de fixação do amortecedor (direito ou esquerdo) na mesa inferior.
j) Retire o amortecedor e faça uma limpeza para que sujeira não entre no amortecedor depois de aberto.
l) Retire o parafuso superior, mas sem estar com a bengala apoiada no chão. Retire as molas e a arruela. Preste atenção na seqüência das peças.
m) Vire de ponta cabeça o amortecedor para sair o óleo e movimente o cilindro para dentro e fora para ajudar a sair o óleo. Deixe escorrer enquanto inicia a retirada do 2º amortecedor.
Retire o 2º amortecedor e proceda conforme o 1º. Se o óleo sair muito feio, sujo, compre mais ½ litro do óleo ATF para colocar e retirar resíduos dos amortecedores (tipo “lavar”).
n) Com o 1° amortecedor sem óleo, meça 435 ml de óleo ATF hidráulico e coloque na bengala e movimente o cilindro para dentro e fora para eliminar bolhas de ar recoloque as molas e arruela e feche com a porca superior. Se a sanfona protetora estiver ruim aproveite para trocar agora que o amortecedor está limpo.
Faça o mesmo procedimento para o 2º amortecedor.
Se tudo correu bem até agora, comece a montar os amortecedores, siga o inverso da desmontagem, não se preocupe em apertar os parafusos demais, dê uma encostada neles, no final revise atentamente todo o processo porcas, parafusos guias um a um dando o aperto final. (não exagere a ponto de quebrar ou espanar algo!) Verifique o freio dianteiro e movimente a suspensão para ver se está como esperado.
Não aconselho a trocar retentor, pois é um pouco difícil, se estiver vazando óleo, aconselho a levar a uma oficina para a desmontagem total do amortecedor (bengala) e troca das peças internas desgastadas. (é preciso ferramentas específicas para tal)
Espero ter ajudado se caso decidir fazer a troca do óleo.
Um abraço
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)