11-08-2006, 09:53 AM
Saharentos - CUIDADO!
Lembrem-se de que a inscrição de pressão na balança corresponde aos valores para utilização nos pneus ORIGINAIS da Sahara!
Qualquer modificação feita - marca, modelo, utilização, composto, tamanho, etc - influencia diretamente na calibragem dos pneus. Lembre-se disso, tb, quanto à carga (bagagem) e garupa.
Minha Sassa está a 10.000 Km com Pirelli MT75 - dianteiro 90/90 21' e trazeiro 130/80 17'. Estou utilizando calibragem 26D/26T sem carga, 27/28T com carga (garupa nem conta - a Mika e eu juntos não dá um ETO...huahuahua).
Se levarmos em conta os dados técnicos de cada pneu, podemos compreender mais facilmente o porque da afirmação "pneus diferentes, calibragens diferentes".
Como exemplo, vamos pegar os pneus trazeiros originais da Sassa:
Pirelli MT40 4.60-17 62R (= 120/80-17 62R), que corresponde a um pneu que suporta cargas até 265Kg e velocidade máxima de 160 Km/h. Lembremos que a formulação do pneu é para on/off road, com cravos, e composto de borracha mais duro.
Eu utilizo na trazeira da Sassa um MT75 130/80-17 65H, que é um pneu que suporta carga máxima de 290Kg e velocidade máxima de 210Km/h. O pneu é classificado pela Pirelli como "street", e utiliza um composto mais macio do que o MT40 original.
Verificando as diferenças de capacidade de uso, modelo e composto utilizado na fabricação de cada um, é fácil compreender que a calibragem, mesmo sendo instalados na mesma moto, será diferente.
Neste caso, estou com a frase "consulte sempre um especialista" - onde comprei os pneus aqui em Santos, SP, na IDEAL PNEUS, o atendente disse que os pneus vem com calibragem especificada pela fábrica, em relação ao peso do veículo (calibragem mín/máx). Fica o trabalho técnico do instalador/vendedor para calcular a exata calibragem e informar ao consumidor.
Abraços Saharentos.
Lembrem-se de que a inscrição de pressão na balança corresponde aos valores para utilização nos pneus ORIGINAIS da Sahara!
Qualquer modificação feita - marca, modelo, utilização, composto, tamanho, etc - influencia diretamente na calibragem dos pneus. Lembre-se disso, tb, quanto à carga (bagagem) e garupa.
Minha Sassa está a 10.000 Km com Pirelli MT75 - dianteiro 90/90 21' e trazeiro 130/80 17'. Estou utilizando calibragem 26D/26T sem carga, 27/28T com carga (garupa nem conta - a Mika e eu juntos não dá um ETO...huahuahua).
Se levarmos em conta os dados técnicos de cada pneu, podemos compreender mais facilmente o porque da afirmação "pneus diferentes, calibragens diferentes".
Como exemplo, vamos pegar os pneus trazeiros originais da Sassa:
Pirelli MT40 4.60-17 62R (= 120/80-17 62R), que corresponde a um pneu que suporta cargas até 265Kg e velocidade máxima de 160 Km/h. Lembremos que a formulação do pneu é para on/off road, com cravos, e composto de borracha mais duro.
Eu utilizo na trazeira da Sassa um MT75 130/80-17 65H, que é um pneu que suporta carga máxima de 290Kg e velocidade máxima de 210Km/h. O pneu é classificado pela Pirelli como "street", e utiliza um composto mais macio do que o MT40 original.
Verificando as diferenças de capacidade de uso, modelo e composto utilizado na fabricação de cada um, é fácil compreender que a calibragem, mesmo sendo instalados na mesma moto, será diferente.
Neste caso, estou com a frase "consulte sempre um especialista" - onde comprei os pneus aqui em Santos, SP, na IDEAL PNEUS, o atendente disse que os pneus vem com calibragem especificada pela fábrica, em relação ao peso do veículo (calibragem mín/máx). Fica o trabalho técnico do instalador/vendedor para calcular a exata calibragem e informar ao consumidor.
Abraços Saharentos.