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Como trocar o Oleo das bengalas?
#17
achei esse texto muito interessante, tirei da motonline, nunca tinha pensado nisso mas tem muito sentido
Existe uma idéia de que quanto mais frio estiver o amortecedor, melhor será o seu desempenho. Na teoria isso é correto, só que no primeiro movimento que fizer o amortecedor começa a se aquecer. Daí os técnicos, já no projeto, realizarem todos os seus cálculos em função de um amortecedor aquecido. A temperatura normal de um amortecedor, funcionando nos usos previstos pelo fabricante, atinge cerca de 60 a 70ºC. Se uma moto começa a ter sua suspensão exigida demais (no fora-de-estrada, por exemplo), a temperatura também sai do previsto, e o óleo fica muito fino, o gás (se houver) não demonstra mais as mesmas propriedades e o amortecedor passa a ter um funcionamento deficiente, podendo mesmo danificar. Nesse caso, se for usar a moto de forma esportiva é preciso substituir o óleo por um de especificação racing.

Por isso é importante sempre usar a moto para o que ela foi prevista, evitando tentar o fora-de-estrada com uma moto de rua, por exemplo. Da mesma forma, transportar excesso de peso na moto força a suspensão e acaba provocando superaquecimento
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