19-03-2007, 03:00 PM
Bom galera, sei que o Douglas já fez um tutorial sobre a adaptação do Filtro de Ar do Celta, mas como esse é do Fiesta novo, gostaria de postar como outra adaptação(Gambitech).
Material necessário:
1 Filtro de ar do novo Fiesta ARL9608 R$23,80
1 tubo de silicone R$2,70
1 carcaça do filtro da sahara
Estilete
Dreamel(ou similar), pode se usar somente uma lixa.
TOTAL GASTO R$26,50
Material Base:
Olha só o tamanho do filtro:
PASSOS:
1º - Pega-se o filtro velho da sahara. Para quem não pode ficar com a moto parada, sugiro arrumar um nos “usados”.
Externo:
Interno:
2º - Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel:
3º - Utilize a Dreamel ou lixa para deixar bem lisinho as laterais:
4º - Lave a carcaça com água e sabão e enxugue bem:
*Dica antes da etapa 5 e 6, ao utilizar o estilete, use cortando de dentro para fora, como na imagem:
5º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte maior):
*Dica antes da etapa 6, utilize a própria carcaça para apoiar a peça ao cortá-la. Veja que pode usar umas linhas que já vem no filtro para se orientar:
6º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte menor):
7º - Agora com ambos cortados, insira-os na carcaça para verificar se existe alguma correção a ser feita.
*No caso desse filtro, tem que se tirar um pouco da lateral que se encontra com a parte menor:
*Agora que confirmamos que tudo se encaixa, iremos resolver um pequeno problema que surge ao cortar o filtro da parte pequena:
*Não se preocupe com a parte maior, pois essa já vem vedada de fabrica nas laterais:
8º - Para resolver isso iremos usar a cola de silicone, aplicando entre os vãos e depois colocando um fita durex larga encima, inserindo a peça no local e esperando por 10 minutos.
*Se por acaso o espaço entre o papel e a beirada da carcaça existir, utilize algo para espaçar as arestas do papel.
*Você irá perceber que é possível efetuar outro filtro de ar com o que sobrou, repita as etapas 6, 7 e 8.
9º - Etapas finais, colando o filtro cortado na carcaça, começaremos pela parte menor, aplique coloca nas partes emborrachas, bem na parte que se encaixa com a carcaça, não precisa exagerar.
10 – Depois acrescente a cola de silicone nas área não emborrachada que se encontra com a carcaça, mas não na parte que faz divisa com a parte maior.(Porque? Por que nós já colamos as arestas e quando colar a parte maior irá encher de cola na divisa entre as duas partes)
11º - Agora efetuaremos o mesmo processo de cola na parte maior.
12º - Pressionando bem, para distribuir bem a cola, depois verificamos as laterais.
13º - Aplicamos cola na parte que não possui borracha.
Pronto, finalizamos nosso novo Filtro de Ar:
Externo:
Interno:
Do material utilizado, foi possível efetuar dois filtros de Ar, e ainda sobrou 75% da cola de silicone e mais um pedaço do filtro, com o qual se pode fazer dois da parte pequena.
Isso ae galera, espero poder ajudar aqueles que tem medo de dizer não ao monopólio da honda em relação ao valor das peças de nossa sarita, duvidas é só me chamar. Se esqueci algo, favor avisar para acrescentar no tutorial. Para quem quiser imprimir, posso disponibilizar o arquivo.
Paulo(PSBELLOPRADO), estou esperando você trazer a pretinha para instalar o filtro de AR !
Em relação ao tempo da cola de silicone, nada fala no tubo, mas pela experiência que tenho com cola de silicone, coisa de 30 min tá pronto, como não quero arriscar , vou dar 12h de descanso para a menina.
Ed.
Ps1.: Fotos de celular, desculpe a qualidade, mas sem luminosidade solar ficam assim as fotos. Até a metade do ano compro uma camera :roll:
Ps2.: Irei acrescentar depois se ouve alguma modificação no desempenho e consumo da moto.
Material necessário:
1 Filtro de ar do novo Fiesta ARL9608 R$23,80
1 tubo de silicone R$2,70
1 carcaça do filtro da sahara
Estilete
Dreamel(ou similar), pode se usar somente uma lixa.
TOTAL GASTO R$26,50
Material Base:
Olha só o tamanho do filtro:
PASSOS:
1º - Pega-se o filtro velho da sahara. Para quem não pode ficar com a moto parada, sugiro arrumar um nos “usados”.
Externo:
Interno:
2º - Retira-se todo o papel do elemento antigo com um estilete, de preferência sem deixar rebarbas de papel:
3º - Utilize a Dreamel ou lixa para deixar bem lisinho as laterais:
4º - Lave a carcaça com água e sabão e enxugue bem:
*Dica antes da etapa 5 e 6, ao utilizar o estilete, use cortando de dentro para fora, como na imagem:
5º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte maior):
*Dica antes da etapa 6, utilize a própria carcaça para apoiar a peça ao cortá-la. Veja que pode usar umas linhas que já vem no filtro para se orientar:
6º - Meça o Filtro do Fiesta na carcaça e corte-o(Parte menor):
7º - Agora com ambos cortados, insira-os na carcaça para verificar se existe alguma correção a ser feita.
*No caso desse filtro, tem que se tirar um pouco da lateral que se encontra com a parte menor:
*Agora que confirmamos que tudo se encaixa, iremos resolver um pequeno problema que surge ao cortar o filtro da parte pequena:
*Não se preocupe com a parte maior, pois essa já vem vedada de fabrica nas laterais:
8º - Para resolver isso iremos usar a cola de silicone, aplicando entre os vãos e depois colocando um fita durex larga encima, inserindo a peça no local e esperando por 10 minutos.
*Se por acaso o espaço entre o papel e a beirada da carcaça existir, utilize algo para espaçar as arestas do papel.
*Você irá perceber que é possível efetuar outro filtro de ar com o que sobrou, repita as etapas 6, 7 e 8.
9º - Etapas finais, colando o filtro cortado na carcaça, começaremos pela parte menor, aplique coloca nas partes emborrachas, bem na parte que se encaixa com a carcaça, não precisa exagerar.
10 – Depois acrescente a cola de silicone nas área não emborrachada que se encontra com a carcaça, mas não na parte que faz divisa com a parte maior.(Porque? Por que nós já colamos as arestas e quando colar a parte maior irá encher de cola na divisa entre as duas partes)
11º - Agora efetuaremos o mesmo processo de cola na parte maior.
12º - Pressionando bem, para distribuir bem a cola, depois verificamos as laterais.
13º - Aplicamos cola na parte que não possui borracha.
Pronto, finalizamos nosso novo Filtro de Ar:
Externo:
Interno:
Do material utilizado, foi possível efetuar dois filtros de Ar, e ainda sobrou 75% da cola de silicone e mais um pedaço do filtro, com o qual se pode fazer dois da parte pequena.
Isso ae galera, espero poder ajudar aqueles que tem medo de dizer não ao monopólio da honda em relação ao valor das peças de nossa sarita, duvidas é só me chamar. Se esqueci algo, favor avisar para acrescentar no tutorial. Para quem quiser imprimir, posso disponibilizar o arquivo.
Paulo(PSBELLOPRADO), estou esperando você trazer a pretinha para instalar o filtro de AR !
Em relação ao tempo da cola de silicone, nada fala no tubo, mas pela experiência que tenho com cola de silicone, coisa de 30 min tá pronto, como não quero arriscar , vou dar 12h de descanso para a menina.
Ed.
Ps1.: Fotos de celular, desculpe a qualidade, mas sem luminosidade solar ficam assim as fotos. Até a metade do ano compro uma camera :roll:
Ps2.: Irei acrescentar depois se ouve alguma modificação no desempenho e consumo da moto.
Sahara 96/97 Roxa 8)! Onde ela passa o povo olha!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!
O melhor pelo menor preço e não o melhor a qualquer preço!