Postagens: 262
Tópicos: 5
Juntou-se: Apr 2008
Reputação:
0
Pessoal,
Estava eu em minha viagem semanal ao Litoral (para Praia Grande), uma baita chuva na sexta feira 08/08/08, quando derrepende notei que a luz do Neutro no painel da moto estava ligeiramente acesa mesmo com a moto em movimento, e ocilava a intensidade da luminosidade conforme eu reduzia e aumentava a aceleração da moto.
Eu nunca havia visto algo parecido, durante o final de semana desmontei a moto inteira, pensando em que poderia ser algo que estava passando corrente para a lampada, sequei toda a parte eleétrica da moto com o auxilio de um secador de cabelo,pois imaginei que poderia ter sido por causa da água.
Fiz de tudo para tentar descobrir a origem do problema, e nao achei, no domingo montei a moto novamente e fui levar ele em um eletricista para ele ver o q poderia ter acontecido, mas simplesmente depois de eu montar a moto inteira novamente, a luz parou de acender (só acende agora quando realmente esta no Neutro).
Como nao conheço muito de parte elétrica e isso para mim é uma grande novidade, gostaria de saber se alguém ja viu algo parecido em uma das suas meninas, pois agora não sei o que fazer, vou esperar para ver se o problema acontece novamente para eu poder levar em um especialista.
Abçs
Roberto Araújo
Confraternizaçao Fac SP 2010 - Ja Ocorridos
<!-- l --> viewtopic.php?f=2&t=8309<!-- l -->
____________________________________________________
\
Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
Eu imagino duas opções:
Uma delas você já matou, que é a possibilidade da umidade deixar passar corrente prá lâmpada e fazer com que a mesma acenda!
A outra possibilidade é de que as lâmpadas do farol alto e neutro poderiam estar mal
encaixadas e "vazando" luminosidade para o espaço do neutro (pouco provável)!
Acho a primeira opção mais plausível...!
De qualquer maneira, eu iria verificar com mais detalhes a instalação elétrica da moto,
não só no painel, embaIxo do tanque também!
Abração,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Postagens: 262
Tópicos: 5
Juntou-se: Apr 2008
Reputação:
0
Piske,
Essa possibilidade que vc falou da vazao de luminosidade com as lampadas do farol e do neutro nao tem chance alguma.
Pois mesmo com a moto parada, engato uma marcha desligo todas as luzes, e mesmo assim a danada ficava acesa, fraquinha mas ficava, vou esperar pegar outro temporal para ver se novamente acontece, ai antes de efetuar qualquer procedimento vou direto a um eletricista.
Abraçs
Roberto Araújo
Confraternizaçao Fac SP 2010 - Ja Ocorridos
<!-- l --> viewtopic.php?f=2&t=8309<!-- l -->
____________________________________________________
\
Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
É...
Então se a luminosidade era bem fraca, e depois que você secou a fiação com o "secador de cabelos" parou,
acredito mesmo em vazão de corrente!!!
Afinal agora está Ok, certo??
mesmo assim, verifique todas as conexões!!!
Boa sorte!
Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Postagens: 1,404
Tópicos: 100
Juntou-se: Sep 2006
Reputação:
0
pitaco do tio indomado...
a luz de neutro, é controlada no negativo, logo, se o fio que sobe do sensor (1) estiver desencapado e encostando no motor, ou no quadro, pode causar o acendimento (enfraquecido) da luz do neutro.
confere esse fio, provavelmente, o problema estará lá.
aproveita e ve se a capinha que cobre o sensor do neutro está no lugar e inteira.
1) o sensor fica acima do parafuso do dreno de oleo
Postagens: 262
Tópicos: 5
Juntou-se: Apr 2008
Reputação:
0
Grande Indomado
Brigado pela dica, mas desculpa a burrice eu nao entendi direito, tem como vc desenhar????
Ou melhor me manda uma fotinha do dito cujo do fiozinho e da capapinha do sensor.
Abçs
Roberto Araújo
Confraternizaçao Fac SP 2010 - Ja Ocorridos
<!-- l --> viewtopic.php?f=2&t=8309<!-- l -->
____________________________________________________
\
jamesleepotta
Unregistered
Roberto Araujo Escreveu:Grande Indomado
Brigado pela dica, mas desculpa a burrice eu não entendi direito, tem como você desenhar????
Ou melhor me manda uma fotinha do dito cujo do fiozinho e da capapinha do sensor.
Abçs
O interruptor do neutro fica ao lado do eixo seletor de marchas, há apenas um fio chegando nele, se este fio estive encostando em qualquer parte da carcaça a lampada acende, ou pode ser um problema de isolamento do próprio interruptor. caso tenha que troca-lo, fique esperto pois ao tira-lo vasa todo óleo do motor.
Para testar, deixe a moto engrenada e a chave ligada qualquer marcha menos o neutro, segundo o que relatou a lampada vai oscilar, então retire o cabo este sensor usando a chave 8mm, se a luz permanecer oscilando não é o sensor, provavelmente é um cabo desencapado que encosta na carcaça do motor.
Se a luz apagar totalmente e ao encostar o fio no sensor voltar a oscilar, há um problema no sensor neutro, não é uma peça cara, mas recomendo ir a um bom mecânico póis se o sensor, que muitas vezes está meio velho, quebrar lá dentro vc terá um problemão.
Espero que tenha ajudado.
Abraço.
Postagens: 1,404
Tópicos: 100
Juntou-se: Sep 2006
Reputação:
0
James disse tudo, só acrescento o seguinte:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=4162&highlight=">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... highlight=</a><!-- m -->
Postagens: 262
Tópicos: 5
Juntou-se: Apr 2008
Reputação:
0
Valeu caros Colegas,
Vou dar uma olhada neste fds nesse dito cujo, mas o interessante que agora nao esta mais acendendo a luz do neutro, mas mesmo assim vou dar uma olhada nesse cara
Abrçs
Roberto Araújo
Confraternizaçao Fac SP 2010 - Ja Ocorridos
<!-- l --> viewtopic.php?f=2&t=8309<!-- l -->
____________________________________________________
\
|