Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Moto-Aventura Tornadeiros no Jalapão - 06 a 21/08/2011
#51
Dia 11 - 16/08/2011 - Mateiros-TO => São Felix do Tocantins => Mateiros-TO - 179 Km

Acordamos por volta das 08:45 hrs, tomamos café da manhã e partimos para nosso último dia no Jalapão, pegamos a estrada para São Felix do Tocantins-TO por volta das 10:00 hrs, no início já era conhecida, pois é o mesmo caminho que vai para o Fervedouro e Cachoeira da Formiga.

Seguimos com a estrada no padrão Jalapão, em alguns momentos, estrada boa cascalhada, outros trechos com bolsões de areia, mas fomos levando de boa, parando em alguns lugares para fotografar, o calor já estava forte e resolvemos parar em um barzinho a beira da estrada (coisas rara por lá), mas só havia cerveja e água, estávamos a fim de um refrigerante, fica para a próxima.

Chegamos na Escola Rural e a garotada estava no horário de recreio, tiramos algumas fotos, ajudei um menino a pegar um caju na árvore, ainda estava pequeno e amarelo, mas se deixar ficar maduro, os passarinhos comem primeiro. rsrsrsrsrs

Continuamos nosso caminho, próximo de São Felix do Tocantins-TO a estrada vai ficando pior, com mais areia fofa mas, devagar, fomos em frente. Chegamos em São Félix por volta das 12:00 hrs, a sede era a grande, a fome nem tanto, mesmo assim paramos em uma padaria (muito simples), tomamos um refrigente e comemos dois salgados cada (tipo de uma esfiha pequena, de carne moida e milho), conversamos um pouco com um morador local e algumas crianças, mais algumas fotos e fomos para a parte alta da cidade (a cidade de São Felix do Tocantins é dividida, como se fosse duas cidades pequenas).

Na parte alta fomos procurar um restaurante que haviam nos indicando, mas sem pressa, passamos em frente ao único posto de gasolina da cidade, depois fomos até o início da estrada que vai para Novo Acordo-TO, tiramos mais algumas fotos e perguntamos sobre o posto de saúde (o restaurante fica em frente ao posto de saúde), nos informaram e chegamos sem dificuldades.

Comemos uma ótima comida no Ray Bar, simples mas soborosa. Conversamos bastante com os proprietários, fiz amizade com meu xará, o neto da proprietária, um garoto de 5 anos que adora sua bike (mas ainda não sabe andar) e curte muito motos, ficamos brincando com ele, convidando para ir com a gente para São Paulo ou Rio de Janeiro, mas ele não quiz não. rsrsrsrs

Saímos do restaurante por volta das 14:30 hrs (horário mais quente do dia), o sono era grande, por isso resolvemos conhecer a Praia do Alecrim, que fica pertinho da cidade, na parte baixa, e pegamos um areão bravo para chegar lá, mas já estávamos ficando acostumados. Chegando lá tinha algumas pessoas, uns pescando, outro lavando roupas, entramos na água, um pouco fria mas agradável, novamente as mutucas ficaram nos perturbando, por volta das 15:30 hrs saímos de lá, queríamos voltar sem pressa e chegar antes do anoitecer.

Novamente foi tudo tranquilo na volta, fizemos mais algumas fotos e filmagens, logo após a escola rural passei um susto, próximo de uma curva saiu um cavalo do mato, bem na minha frente, mas não me apavorei, freei sem que a roda travasse, fui diminuindo e observando o que o cavalo ia fazer, ele tomou o sentido que a gente ia e passou correndo sobre uma ponte, fomos seguindo-o, depois eu diminuí com medo que ele pudesse se machucar "fugindo" da gente, logo mais à frente ele entrou novamente no mato.

Tudo estava tranquilo, com pouco movimento por se tratar de uma segunda-feira, não se parecia em nada com o movimento dos dois dias anteriores (sábado e domingo). Paramos no Camping do Vicente para tomar um refrigente e conversamos com uma família que estava acampada por lá, queriam saber como estava a estrada para a Cachoeira da Velha, explicamos e eles acharam melhor não ir, não estavam muito confiantes no seu velho Toyota Bandeirantes.

Chegamos em Mateiros-TO por volta das 18:15 hrs, bem próximo do pôr-do-sol, procuramos um bom local para tirar fotos e encontramos uma pista de motocross, tiramos muitas fotos e demos algumas voltas na pista, o Magno comprou um terreno por lá, mas foi tranquilo sem danos, porque a pista era toda de areão apenas com as as rampas em terra.

Fomos jantar no Restaurante da Dona Rosa mas, como o prato principal era peixe, o Magno resolveu ir comer na Lanchonete e Pizzaria do Carioca, eu fiquei na Dona Rosa, comi muito bem e tomei várias cervejas, conversei bastante com os amigos de Goiânia. Voltei para a Pousada Buritis do Jalapão por volta das 23:00 hrs.

[Imagem: 131.jpg]
Pousada Buritis do Jalapão

[Imagem: 132.jpg]
Seguindo para São Félix do Tocantins-TO

[Imagem: 133.jpg]
Jalapão

[Imagem: 134.jpg]
Escola Rural

[Imagem: 135.jpg]
Buzão off road

[Imagem: 136.jpg]
Rio Prata - divisa entre Mateiros e São Félix do Tocantins

[Imagem: 137.jpg]
Rio Prata - divisa entre Mateiros e São Félix do Tocantins

[Imagem: 138.jpg]
Nosso amiguinho em São Félix do Tocantins

[Imagem: 139.jpg]
São Félix do Tocantins

[Imagem: 140.jpg]
Ray Bar - Lanchonete e Restaurante

[Imagem: 141.jpg]
Praia do Alecrim - São Félix do Tocantins

[Imagem: 142.jpg]
Praia do Alecrim - São Félix do Tocantins

[Imagem: 143.jpg]
Voltando para Mateiros-TO

[Imagem: 144.jpg]
Jalapão

[Imagem: 145.jpg]
Jalapão

[Imagem: 146.jpg]
Camping do Vicente

[Imagem: 147.jpg]
Camping do Vicente

[Imagem: 148.jpg]
Camping do Vicente

[Imagem: 149.jpg]
Pôr do Sol no Cerrado

[Imagem: 150.jpg]
Pôr do Sol no Cerrado

[Imagem: 151.jpg]
Dona Rosa e família

MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Responder
#52
Dia 12 - 17/08/2011 - Mateiros-TO à Dianópolis-TO - 213 Km

Acordamos por volta das 09:00 hrs, tomamos o café da manhã, que estava cada dia mais ralo (além da gente estar enjoando sempre das mesmas coisas), fomos arrumar nossas bagagens, uma pequena tristeza tomou conta de mim, estava acabando nossa Expedição ao Jalapão, chegou a hora de iniciar nosso retorno.

Ainda tiramos algumas fotos com os amigos aviadores, em seguida fomos abastecer as motocas, o Magno foi comprar alguma coisa na farmácia, enquanto estava indo para lá resolvi comprar mais alguma coisa de lembrancinhas para a família, na primeira loja não tinha nada exceto artesanato de capim dourado (já tinha comprado o suficiente), me indicaram a casa do artesão, consegui comprar mais duas camisetas, mas o preço era alto.

Nisso vi o Magno voltando ao posto de gasolina, me deu um bronca por não avisar que iria comprar algumas coisas, acabamos pegando a estrada por volta das 11:20 hrs, o calor já estava muito forte. Demos algumas mancadas que, por pouco, não complicaram muito nossa despedida de Mateiros.

Durante todos nossos dias no Jalapão sempre tomamos muito cuidado com a água, o Magno sempre com seu Camel Back cheio (2 litros) e eu com as garrafas d´agua na mochila, ou amarrada na bagagem, como aconteceu no trecho entre Ponte Alta-TO e Mateiros-TO.

Desta vez, por informações que a estrada só era ruim no início, não nos preocupamos muito com isso, o Magno não encheu seu Camel Back e eu só levei água em uma garrafa pet de coca-cola com 1,5 litros, amarrada na bagagem. Logo no início, por não ter amarrado muito bem, a garrafa caiu e fez um furo, amarrei-a de outra forma, fazendo que o furo ficasse para cima para não vazar toda a água.

A estrada, se manteve como conhecemos bem do Jalapão até a Pedra da Baliza, com cascalho e, vez ou outra, bolsões de areia, o qual fomos passando sem dificuldades. Após a Pedra da Baliza (que fica no estado da Bahia) a coisa complicou e muita, o cascalho deu lugar ao areão fofo, haviam passado máquina moto-niveladora na estrada e estava tudo misturado, não dava para saber onde era fofo e onde era firme, acabou-se "os trilhos", tive muita dificuldade em pilotar nesse trecho.

A água estava acabando, a gente muito cansado, o sol muito forte, a viagem não rendia, nesse trecho o Magno estava pilotando melhor que eu, tinha dificuldade em acompanhá-lo, até que comprei meu primeiro e único terreno da viagem, já tinha passado por uns três sustos e conseguido controlar a motoca, até em certo local, ela deslizou de frente muito rapidamente e não consegui fazer nada, fui ao chão e meu pé esquerdo ficou preso sob a moto, rapidamente empurrei com o pé direito e sai debaixo da moto, a Magno seguia na frente e não viu meu tombo.

Tirei as bagagens para facilitar o levantamento da motoca, depois que levantei deu pouco de trabalho para ligar, pois havia vazado o combustível da cuba do carburador, mas a motoca acabou pegando, manobrei a moto e voltei um pouco até encontrar um local firme para parar a moto (a beira da estrada), voltei buscar as bagagens, tomei o restinho de água que tinha e voltei para o meu caminho, pouco adiante encontrei com o Magno voltando, expliquei o ocorrido e continuamos, naquele ritmo lento e sacrificante.

A gente estava com sede e nada de aparecer algum riozinho, depois de um bom tempo apareceu um lago, mas achei muito arriscado pegar aquela água parada, seguimos daquele jeito, depois de um tempo começou a aparecer grandes plantações rasteiras (acredito que era algodão), a estrada foi melhorando e chegamos a Vila de Panambi-TO.

Ficamos felizes achando que encontraríamos alguma barzinho para saciar nossa sede, mas nada, só galpões enormes, fábricas e nada de gente, até que chegamos próximo da Fábrica da Bunge, com árvores enormes na sua frente (eucaliptos), paramos as motocas na sombra e fomos até algumas casas de funcionários, mas não tinha ninguém, começamos a bater palmas mas não apareceu ninguém, tinha uma casa que estava com o portão aberto, já estava quase invadindo para tomar água da torneira, nisso chegou o proprietário de carro, explicamos nossa situação e ele nos trouxe água gelada para beber, depois ainda nos deu uma garrafa pet de 2 litros com água congelada, para a gente ir bebendo água gelada enquanto ela derretia.

Seguimos em frente, agora com uma paisagem muito diferente dos dias anterior, grandes plantações até onde a vista alcançava, seguimos exatamente pela divisa dos estados da Bahia e de Tocantins, de um lado da estrada (a esquerda) era Bahia e do outro (a direita)Tocantins, além disso o piso também era bem diferente, terra batida, com muita poeira, vez ou outra cruzávamos com alguma carreta.

Por volta das 14:30 hrs encontramos uma sombra legal e resolvemos "almoçar", comemos bolacha (a mesma que havíamos comprado em Ponte Alta-TO) e tomamos a água congelada que ganhamos, tinha ir tomando devagar para dar tempo de descongelar mas, devido ao grande calor, não demorava muito.

Seguimos em frente, um pouco adiante encontramos um oásis, um posto de gasolina que nunca funcionou e uma lanchonete mas, como tudo naquela região, as coisas não são como gostaríamos que fosse, devido as grandes dificuldades que eles enfrentam para repor seus estoques. Não havia lanche ou comida, havia pizza, mas somente tamanho grande (muito para nós dois), a proprietária falou que faria a grande, se não conseguíssemos comer tudo, cobraria apenas o valor da pequena. Só conseguimos comer metade da pizza, vai veio em excelente hora, refrigerante também só tinha sukita em lata, mas nenhuma outra opção.

Enquanto comíamos, passaram algumas pessoas por lá e ficaram interessados na nossa viagem, alguns deram conselhos de caminhos mais fáceis para seguir, mas resolvemos continuar por onde estávamos indo, que tinha marcação no GPS, pior do que já tínhamos enfrentado não deveria ser.

Realmente as coisas continuaram como estavam, terra batida, muita poeira, cada vez mais carretas, mas fomos seguindo, por volta das 17:30 hrs chegamos até o asfalto, agora seriam mais 60 km, presenciamos as belezas da Serra Geral na Bahia, paredões de rocha imensos e lindos, o asfalto tinha muitos buracos, mas passamos de boa, de moto dá para desviar bem.

Chegamos em Dianópolis-TO por volta das 18:30 hrs e fomos direto procurar um Lava Rápido, precisávamos urgente lubrificar as correntes (já estavam a mais de 1.500 km sem lubrificação) e, devido a poeira, precisava de uma boa limpeza antes lubrificá-las.

Conseguimos lavar as motocas antes de escurecer, depois fomos abastecer, fui até o Banco do Brasil sacar dinheiro e fomos procurar um hotel, após a lavagem o carregador do meu GPS deixou de funcionar, tive que me guiar pelo GPS do Magno (que não funcionava na XT devido a vibração).

Encontramos o Hotel Mosaico através do GPS, gostamos do preço mas o quarto era muito apertado, tudo bem era só uma noite, fomos até uma lan house que tem em frente ao hotel e conseguimos passar todo o material para o HD Externo do Magno, também conseguimos enviar algumas fotos para a galera.

Em seguida fomos jantar, comemos muito bem apesar de ter que esperar fritar os bifes na chapa (era self service mas a mistura estava fraca, fizeram na hora).

[Imagem: 152.jpg]
Despedida de Mateiros - amigos aviadores

[Imagem: 153.jpg]
Jalapão

[Imagem: 154.jpg]
Pedra da Baliza

[Imagem: 155.jpg]
Pedra da Baliza

[Imagem: 156.jpg]
Pedra da Baliza

[Imagem: 157.jpg]
Pedra da Baliza

[Imagem: 158.jpg]
Pedra da Baliza

[Imagem: 159.jpg]
Meu terreno no Jalapão

[Imagem: 160.jpg]
Meu terreno no Jalapão

[Imagem: 161.jpg]
Meu terreno no Jalapão

[Imagem: 162.jpg]
Vila Panambi-TO

[Imagem: 163.jpg]
Poeira, muita poeira

[Imagem: 164.jpg]
Poeira, muita poeira

[Imagem: 165.jpg]
Oásis

[Imagem: 166.jpg]
Enfim, o asfalto

[Imagem: 167.jpg]
Enfim, o asfalto

[Imagem: 168.jpg]
Serra Geral - Bahia

[Imagem: 169.jpg]
Serra Geral - Bahia

[Imagem: 170.jpg]
Lavando as motocas - Dianópolis-TO

MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Responder
#53
Carlos Magno Escreveu:Pedra da Baliza

Se vocês pesquisarem no Google Earth vão encontrar algumas curiosidades:
A pedra fica localizada bem na divisa entre os estados do Tocantins e Bahia, no município de Formosa do Rio Preto - BA.
Se formos andando 40 Km, rumo ao norte, alcançaremos o estado do Maranhão;
Se formos andando 43 Km, rumo ao nordeste, alcançaremos o estado do Piauí;

Resumindo: você está próximo a 4 estados (Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí) e duas regiões (região norte e nordeste).
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Responder
#54
Show de bola, seus relatos e fotos.
Big Grin Big Grin Big Grin
Não sei para onde vou, mas sei que estou no meu caminho
http://farm7.static.flickr.com/6090/610%...1565_m.jpg
Responder
#55
Valeu pela força Rafael.

Estou com trabalho demais, assim que sobrar uma folga continuo com os relatos. Wink

Abraços.


Rafael Campos Escreveu:Show de bola, seus relatos e fotos.
Big Grin Big Grin Big Grin
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)